TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha de Administração de Pessoas

Por:   •  16/11/2015  •  Resenha  •  903 Palavras (4 Páginas)  •  168 Visualizações

Página 1 de 4

Universidade Católica de Brasília

Obra: Gestão do Conhecimento: Uma Questão de Competitividade Empresarial

Autor: Rose Mary Juliano Longo

Aluna: Kamilla Xavier Lemos

Autora

A autora Rose Mary foi certificada em gestão do conhecimento (CKM) pelo KM Institute. PhD em transferência de tecnologia pela University of Sheffield-Inglaterra; mestre em library services pela Dalhousie University Halifax-Canadá e bibliotecária pela Universidade Federal Fluminense. Credenciada pela Brain Technologies Corporation, Denver-Colorado, para aplicação e análise de diagnósticos de posturas comportamentais. Foi facilitadora da metodologia de Resolução Criativa de Desafios do ILACE, gestora executiva da Embrapa, Ipea e Enap, e líder de projetos internacionais. Também foi consultora das Nações Unidas na África. Há trinta anos atua como consultora organizacional e professora em cursos de graduação e pós-graduação, sempre com foco em planejamento e gestão estratégica, gestão de transformações organizacionais, gestão da complexidade e gestão do conhecimento. É autora do curso de gestão do conhecimento veiculado pela FGV Online e desenvolveu um projeto pedagógico em gestão de educação corporativa para o Senac-SP. Foi coordenadora da pós-graduação em gestão estratégica do conhecimento e da inovação do Senac-SP por dez anos; professora dos programas de MBA executivos em inglês e português da Business School de São Paulo (BSP) e diretora-presidente da Transk. Trabalha há vários anos coordenando processos de planejamento estratégico em várias organizações, apoiando dirigentes executivos na formulação de suas propostas estratégicas e ajudando-os a monitorar seus projetos e programas. Tem uma experiência diferenciada em diagnósticos estratégicos e visão ampliada e consistente de cenários.

Resenha

Atualmente a evolução das informações tem se expandido com muita rapidez, e com isso o conhecimento tornou-se um elemento de grande importância na competitividade e diferenciação das organizações. A tecnologia também é um dos elementos que ajuda nas informações estratégicas e sua qualidade já não é mais algo para diferenciar e sim algo de extrema necessidade para a sobrevivência de uma organização.

Vale lembrar que informação, dados e conhecimento têm diferentes significados, dados são um conjunto de fatos distintos e objetivo, relativos a eventos. Informação tem forma própria e está organizada para alguma finalidade, e os dados são transformados em informações. E o conhecimento é algo relacionado às experiências das pessoas e as informações que elas adquiriram com o tempo.

Como o conhecimento é um ponto muito importante para a organização é preciso gerenciar as estruturas dele e o conhecimento pode ser explícito ou tácito, que são entidades que se complementam. O conhecimento explícito é expresso por palavras e números como, por exemplo, dados brutos, procedimentos codificados etc. e é fácil de ser comunicado. Já o tácito é algo que está vinculado com os valores, emoções e crenças individuais, a chave para resolver problemas organizacionais.

Conversão de conversão do conhecimento é a interação social entre os dois conhecimentos apresentados, explícito e tácito. E existem quatro modos de conversão, que são: socialização, externalização, combinação e internalizarão.

Gestão de conhecimentos é um empreendimento indispensável para uma organização, pois assim dá oportunidade da criação de conhecimento de suas dependências agregando valor e riqueza para tal. A criação do conhecimento é dividida em três níveis: Indivíduo, grupo e organização.

Para a organização se tornar uma organização que aprende, é preciso que ela esteja ciente da importância que é poder criar, compartilhar, adquirir e de até modificar seus próprios conceitos e comportamentos. E essas mudanças ajudam a melhorar a confiança e a crescente capacidade dos colaboradores. A criação só é feita em empresas onde o ambiente é favorável e tem as condições necessárias para que o aprendizado individual e organizacional ocorra. Algumas características para o aprendizado individual é, processo ativo e trabalhoso que envolve todos os sentidos do corpo e a capacidade de estabelecer relacionamentos saudáveis na organização (empatia).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)   pdf (79.4 Kb)   docx (12.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com