TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Crítica (Gestão de Pessoas)

Por:   •  8/10/2022  •  Resenha  •  476 Palavras (2 Páginas)  •  83 Visualizações

Página 1 de 2

Resenha Crítica (Gestão de Pessoas) Nome: Victor Rodrigues Borges Bonfim

Questão 1:

Escolha um dos filmes sugeridos e faça uma análise crítica, tendo em vista os aspectos aprendidos e discutidos em nossos 5 encontros da disciplina de Gestão de Pessoas. Pensem de forma crítica sobre o propósito, estilo de liderança e suas características, a comunicação, inteligência emocional e em todas as questões possíveis no que tange à gestão de pessoas.

Sugestões de filmes para a atividade:

  • Coach Carter: Treino para a vida (2005)
  • Invictus (2009)
  • O Discurso do Rei (2010)
  • O Homem que Mudou o Jogo (2011)
  • O Diabo Veste Prada (2009)

Resposta:

Filme escolhido: O Diabo Veste Prada (2009)

O filme descreve a trajetória da protagonista através do mercado da moda, tendo iniciado como alguém que não pertencia ao meio. Jornalista de formação, Andrea busca oportunidade de trabalho e, em Nova York, acaba por ser contratada pela revista Runway, cuja editora de moda é a poderosa Miranda, a qual trata suas funcionárias de forma rígida e muitas vezes com humilhação.

A forma de gerir de Miranda caracteriza-se como uma liderança autoritária, principalmente do ponto de vista de tratativa com seus liderados. Embora seja uma forma reconhecida como possibilidade, gera insatisfação e uma sensação permanente de medo, que é exatamente o que acontece na maioria das organizações.

Além disso, há o clima de competição extrema, com as funcionárias disputando arduamente a posição de assistente de Miranda, e reproduzindo muitas vezes os mesmos comportamentos da chefe, humilhando e zombando de quem está em posição abaixo.

A protagonista Andrea consegue de alguma forma crescer no grupo, com seu talento e inicialmente negando todo o código da organização, o qual, além da conduta não ética já descrita, envolve principalmente mudança na maneira de se vestir. Aos poucos seu talento vai desabrochando e, sendo ela mesma, consegue “conquistar” as atenções de Miranda. Ainda assim, sua primeira assistente (Emily) tenta sabotá-la, reproduzindo o mesmo desprezo e falta de ética com o qual Miranda trata todos em posição abaixo.

A análise comportamental do filme mostra muita coisa do que não se deve, ou pelo menos deveria acontecer nas organizações. Para que haja a melhor gestão de pessoas possível, visando tanto ao atendimento dos interesses da organização quanto o crescimento pessoal baseado no propósito de cada colaborador, é fundamental que haja um ambiente saudável de trabalho, baseado em feedbacks assertivos, mas principalmente tomando-se cuidado com a linguagem, o que exige inteligência emocional antes de tudo.

Notoriamente vale ressaltar a comunicação de Miranda com suas colaboradoras, realizada com viés totalmente agressivo, o que é lamentável, quando se pensa na ideia de construção de relações de trabalho. Tudo é feito através do medo, tornando o ambiente tóxico, em última instância.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (46.3 Kb)   docx (9.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com