TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Endesa Brasil

Por:   •  29/10/2018  •  Resenha  •  734 Palavras (3 Páginas)  •  295 Visualizações

Página 1 de 3

Resenha

Identificação

Disciplina

Administração de Recursos Humanos

Professor

Ricardo Luz

Aluno (a)

Anderson França Rodrigues Vilar

Unidade

Rio Comprido

Telefone

(21) 99715-4440

e-mail

anderson.r.franca@hotmail.com

Análise do Texto

Título do Texto

Endesa do Brasil 2013

Autor (es)

---------------

Palavras-Chave do Texto (no máximo 4 palavras)

Qualidade de vida

Segurança do Trabalho

Gestão de Pessoas

Benefícios

Apreciação Crítica

O texto fala a respeito da Endesa Brasil (atual Enel), uma das principais companhias de energia do mundo. A Enel é responsável por produzir, distribuir e comercializar energia sustentável. A empresa Endesa Brasil é uma das cinco maiores empresas privadas do setor elétrico brasileiro que atende mais de 60 milhões de clientes residenciais e empresariais em 40 países e cria valor para 1,3 milhão de investidores, operando nos estados do Rio de Janeiro, Ceará, Goiás e Rio Grande do sul.        

A Endesa Brasil juntamente com outras empresas foi escolhida entre as melhores empresas para trabalhar do Brasil pela pesquisa do Instituto Great Place to Work/revista Época. Observamos também que a empresa conquistou o primeiro lugar no Prêmio Nacional de Qualidade de Vida (PNQV), da Associação Brasileira de Qualidade de Vida (ABQV), que reconhece as práticas de excelência desenvolvidas nesse âmbito. Buscando sempre bons resultados dentro da empresa, a Endesa Brasil adota como prioridade três pilares de sustentação: Segurança, Meritocracia e Felicidade no trabalho, visto que compreende que um ambiente de trabalho positivo, com pessoas que se sentem satisfeitas e equilíbrio entre a vida profissional e pessoal impactam diretamente no rendimento da empresa. Além disso, valoriza seus funcionários, investindo em seu desenvolvimento e enfatizando a igualdade de oportunidades sem quaisquer maneiras de discriminação. No entanto, a empresa é composta em sua maioria por homens, provavelmente por lidar com o setor elétrico brasileiro.

Um ponto de muito significativo é o fato de que a empresa prioriza o recrutamento interno à medida que já conhecem e tem vínculo estabelecido com aquele funcionário. Sendo assim, muitas vagas acabam sendo preenchidas por estagiários e colaboradores de empresas parceiras. Acredita que os bons resultados estão intimamente relacionados a ter pessoas certas, nas funções corretas e devidamente motivadas. Como critério para contratação levam em conta não apenas as competências técnicas para o cargo a ser ocupado, mas também o perfil de comportamento do funcionário e se alinhado aos valores da empresa.

Um dos programas existentes na empresa é o “Boas Vindas”, que acontece a cada dois meses e dura dois dias. Seu objetivo é dar maior conhecimentos aos funcionários sobre a empresa, estimular sua aprendizagem contínua, dialogar sobre importância da integração e troca de experiências entre os funcionários. Durante todo o período de trabalho, a empresa deixa disponível aos funcionários um Espaço de Desenvolvimento de Pessoas, com o intuito de apoiar e dar suporte ao planejamento de carreira, além de estimular o autodesenvolvimento. Por sua vez, oferece também apoio financeiro aos seus funcionários para capacitação ou formação externa, como cursos técnicos, graduação ou pós-graduação.

A Endesa Brasil oferece um salário compatível com a complexidade das funções, o desempenho dos empregados e a realidade do mercado. Seus colaboradores também recebem premiações monetárias (em dinheiro, viagens e objetos materiais) e não monetárias (elogios e homenagens públicas, feedbacks dados pelo gestor). Essas premiações estão relacionadas ao alcance de metas, as atitudes de comprometimento com a empresa e seus valores e as ideias e sugestões inovadoras que impactam de maneira positiva nos negócios.

             Alguns dos benefícios proporcionados pela empresa são: previdência privada, empréstimo, auxílio creche/babá, planos de assistência médica e odontológica, seguro de vida, auxílio funeral, complementação do auxílio doença, auxílio a pais de filhos portadores de necessidades especiais, vale alimentação/refeição, licença acompanhante, licença maternidade e paternidade e clube mais vantagem (convênio com diversos estabelecimentos).

            Apresenta também grande compromisso com a saúde e segurança. Um de seus principais programas é o “Saber Viver”, que busca promover atitudes preventivas que priorizem o respeito à vida na execução das atividades operacionais e administrativas. Procura também proporcionar o bem-estar físico e mental e a integração dos colaboradores por meio de ações diversificadas envolvendo, por exemplo, espaços físicos dedicados ao esporte e lazer, palestras e atendimentos de saúde, estimulo a alimentação saudável e até eventos comemorativos.

Deste modo, podemos observar o quanto à empresa Endesa prioriza e valoriza o bem estar de seus funcionários visto que compreende que a satisfação de sua equipe leva a empresa ao crescimento. Para tal, zela pela segurança e oferece diversas maneiras de aprimoramento desse profissional.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (98.5 Kb)   docx (13.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com