TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Os estagiários

Por:   •  20/9/2015  •  Resenha  •  1.091 Palavras (5 Páginas)  •  12.606 Visualizações

Página 1 de 5

PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO JOSÉ

FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DE SÃO JOSÉ

CENTRO UNIVERSITÁRIO MUNICIPAL DE SÃO JOSÉ – USJ

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

MARINA DA SILVA SCHMITT

RESENHA DO FILME: OS ESTAGIÁRIOS.

SÃO JOSÉ

2015.


PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO JOSÉ

FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DE SÃO JOSÉ

CENTRO UNIVERSITÁRIO MUNICIPAL DE SÃO JOSÉ – USJ

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

MARINA DA SILVA SCHMITT

RESENHA DO FILME: OS ESTAGIÁRIOS.

Trabalho elaborado para a disciplina de Administração de Recursos Humanos II, do Curso de Administração do Centro Universitário Municipal de São José - USJ.  Profᵃ. Ms. Luciane Lehmkuhl Schmidt.

São José

2015.


RESENHA DO FILME: OS ESTAGIÁRIOS.

A presente resenha tem como objetivo apresentar uma síntese do filme Os Estagiários, que apresenta em seu roteiro assuntos relevantes a área de Gestão de Pessoas que vem apresentando mudanças em relação a maneira de lidar com as pessoas nas empresas.

Com um pouco de humor o filme Os estagiários (The Internship), lançado em 2013, pelo estúdio Twentieth Century Fox Film Corporation, dirigido por Shawn Levy[1], escrito por Vince Vaughn[2], conta a história de dois vendedores, Billy McMahon (Vince Vaughn) e Nick Campbell (Owen Wilson[3]) que perderam seus empregos devido ao surgimento de novas tecnologias que acabaram tornando seu principal produto obsoleto ocasionando o fechamento da empresa na qual trabalhavam.

Sem conhecimento dos avanços tecnológicos nem das mídias digitais, Billy decide arriscar e inscreve ambos em um programa de estágio na empresa Google[4], após os matricularem em uma faculdade de tecnologia na modalidade à distância.

No início do programa devido a sua idade ambos encontram dificuldades principalmente na interação com seus colegas e monitores. Um exemplo foi na ocasião em que os estagiários foram divididos em grupos para disputar as vagas e nenhum dos dois foram escolhidos por nenhuma equipe, o que os obrigou  a integrar a equipe dos “excluídos”, formada por Yo-Yo (Tobit Raphael), descendente asiático com complexo de inferioridade devido a educação rigorosa dada pela sua mãe, Stuart (Dylan O’Brien) adolescente viciado em tecnologia e mídias sociais, Neha (Tiya Sircar) de origem indiana que não consegue esconder a hipersexualidade, liderados por Lyle (Josh Brener).

Em um primeiro momento a interação entre os membros da equipe foi difícil, devido a barreira cronológica e a falta de conhecimento dos protagonistas do universo digital, fazendo com que os membros mais jovens da equipe os vissem apenas como um fardo a carregar, que eles não os ajudariam a vencer a disputa. A relação também se complicou devido as diferenças entre os membros, mesmo os mais jovens não conseguiam se entender e chegar a um consenso.

Contudo ao longo do filme, Billy mostra a eles que apesar das diferenças, se o grupo acreditar em seu potencial e apostar na união dos membros, usando as habilidades individuais na busca de um objetivo comum, trocando experiências, habilidades e conhecimentos, a equipe conseguiria superar as adversidades e vencer a disputa.

Assim a equipe a princípio desacreditada por seus colegas, consegue vencer a disputa e conseguir o emprego de seus sonhos graças a liderança demonstrada por Billy, habilidade de lidar com as diferenças, ao espírito de equipe e ao bom relacionamento com os demais colegas da empresa.

No filme existem alguns pontos importantes que podem ser adaptados à realidade das empresas e auxiliar na Gestão de Pessoas:

  1. A disposição dos protagonistas em se reciclar, aprender novas habilidades, buscar aprimoramento pessoal e profissional através da aprendizagem contínua, mostrando que nunca é tarde para buscar novos objetivos e sonhos. Nas empresas conforme Baumotte (2013), cabe ao gestor de Recursos Humanos saber que no ambiente de trabalho se desenvolve a aprendizagem continuada, e é seu dever estimular os indivíduos através de desafios coerentes com suas capacidades, fornecer treinamentos e proporcionar feedbacks para o desenvolvimento dos profissionais;
  2. Devido a diversificação da força de trabalho, se torna essencial a troca de experiências entre as gerações, valorizando o conhecimento dos mais velhos ouvindo também os mais jovens. De acordo com Gareth e George (2011, p. 148) lidar com a diversidade significa aprender a apreciar e corrigir impressões erradas a respeito das atitudes, crenças e valores de cada um e encontrar uma forma de melhor utilizar as habilidades de cada membro do grupo;
  3. A questão do equilíbrio entre o pessoal e o profissional também foi abordada no filme em dois momentos, primeiro com os jovens ao serem incentivados por Billy e Nick a saírem um pouco e fazer uma pausa, o que os levou a pensar em uma ideia que venceu a etapa da disputa, depois com a personagem Dana (Rose Byrne) que focou apenas na vida profissional e esqueceu a vida pessoal. Nesse contexto existem empresas que passaram a incentivar o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional, Ivancevich (2011, p.44) afirma que “organizações que criaram programas de conciliação entre vida pessoal e profissional descobriram funcionários mais produtivos e mais felizes”;
  4. Incentivar o trabalho em equipe, fazendo com que todos participem das decisões e contribuam com suas habilidades;
  5. Gil (2014, p.210) comenta que a motivação é uma tarefa árdua, pois as diferenças entre os indivíduos ocasionam formas diferentes de lidar com a motivação de acordo com suas necessidades. Em Os Estagiários, Billy assumindo o papel de líder, motiva sua equipe através de analogias com filmes e músicas dos anos 80, usando as habilidades individuais para impulsionar a todos na direção do objetivo do grupo;
  6. A importância de manter um bom relacionamento interpessoal também foi abordada no filme através do personagem antagônico líder da equipe rival dos protagonistas, que por ser arrogante e bajulador, não tinha um bom relacionamento com os demais colegas estagiários, nem mesmo com os da própria equipe, e acabou prejudicado pois destratava um dos superiores sem saber da sua posição na empresa.

Através de um roteiro atual, com um toque de humor e de fácil entendimento, o filme Os Estagiários apresenta elementos essenciais para a Gestão de Pessoas, principalmente no atual cenário que levou o profissional de Recursos Humanos a buscar novas habilidades para lidar com a gestão dos novos profissionais dentro das empresas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)   pdf (158.9 Kb)   docx (14.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com