TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESENHA PLANO DE MARKETING: UM ROTEIRO PARA A AÇÃO

Por:   •  9/6/2016  •  Resenha  •  2.649 Palavras (11 Páginas)  •  1.322 Visualizações

Página 1 de 11

ANÁLISE CRÍTICA DO LIVRO DE VICENTE AMBRÓSIO, PLANO DE MARKETING: UM ROTEIRO PARA A AÇÃO

Entre todas as atividades de um empresário, elaborar um plano de marketing está entre as mais importantes e desafiadoras. Isso porque requer alguns conhecimentos e habilidades, muitas vezes distantes da sua realidade. Para auxiliar e fornecer algumas informações básicas relacionadas com esse processo, elaboramos um guia em formato de passo a passo que vai ajudá-lo nessa tarefa, definindo a função e a importância de cada etapa.

Em primeiro lugar, é importante entender para que serve um plano de marketing. O plano de marketing é uma das bases do planejamento estratégico de uma empresa. Quer seja aplicado a produtos ou serviços, é o mapa que orienta a empresa em suas ações estratégicas e operacionais. É uma ferramenta estratégica utilizada para identificar as forças, fraquezas, ameaças e oportunidades que o mercado proporciona à empresa, estimulando a mesma a estabelecer metas, objetivos e procurar conhecer as necessidades e os desejos dos seus clientes/consumidores.

Com informações sobre os hábitos e expectativas do seu consumidor, preços e estratégias de distribuição dos seus concorrentes, entre outros, podemos definir objetivos e metas a serem alcançados, e planejar as ações que serão implementadas para que a sua empresa se torne cada vez mais competitiva.

A utilização do plano de marketing torna a empresa menos vulnerável às crises, pois estas podem ser previstas com antecedência. Também é possível superar os concorrentes planejando antecipadamente produtos e serviços mais adequados aos desejos e necessidades dos clientes, o que reduz os problemas da comercialização. Por isso, o roteiro apresentado neste livro ajuda muitas empresas a superar o desafio de lançar, alavancar ou revitalizar produtos e serviços.

'Plano de marketing - um roteiro para a ação' permite a todos nós entendermos e recordarmos os fundamentos teóricos de marketing e aplicá-los em um roteiro passo a passo, exemplificado com produtos e serviços. O autor nos guia para a realização de uma das etapas mais complexas e difíceis da publicidade, colocar as ideias em prática. A obra é clara e bem exemplificada, e com uma linguagem fácil e completa.

Para conhecer bem o processo de elaboração de um plano de marketing, é essencial entender como funciona o processo de transformação de ideias em ações. Transformar ideias em ações é a função do gestor organizacional e de todo empreendedor e, especialmente, do profissional de marketing.

Nesse contexto é importante definir os quatro termos amplamente usados em administração estratégica: sonho, planejamento, plano e ação. Deve-se notar que esses quatro termos existem em um espectro que varia do abstrato ao concreto. No extremo abstrato está a ideia, ou seja, o sonho. No extremo concreto está a ação. Entre os dois estão o planejamento e o plano.

O planejamento de marketing é um processo muito importante, de intenso raciocínio e de coordenação de pessoas, informações, recursos financeiros e materiais cujo foco central é a verdadeira satisfação do consumidor. Planejar, em marketing, é pensar nos inúmeros detalhes que compõem uma operação empresarial e articular todos esses elementos. Para transformar sonho em realidade, é fundamental transformar um bom raciocínio de marketing em um plano de marketing detalhado e perspicaz.

O plano de marketing é o documento que resume o planejamento. É interessante observar que o plano é a formalização do planejamento. Um plano de marketing é o ponto alto do processo de aproveitar uma oportunidade oferecida pelo mercado. Congrega todas as atividades empresariais dirigidas à comercialização de um produto, que existe para atender às necessidades específicas dos consumidores, ou seja, o plano de marketing estabelece todas as bases e diretrizes para a ação da organização no mercado.

O plano contém inúmeros detalhes, o que o torna o processo de planejamento a principal atividade do profissional de marketing. A elaboração de um plano de marketing competente e íntegro, destinado ao sucesso, requer uma metodologia muito bem estruturada. O roteiro do plano de marketing sugerido pelo autor é organizado em quatro partes fundamentais e treze seções.

Oportunidade

Nesta primeira parte, são definidas as seções situação e objetivos. Essas duas seções, indicam o panorama do plano, ou seja, a finalidade e o contexto em que o plano está inserido. Além do mais, indicam os compromissos que os profissionais da organização assumirão em relação aos objetivos definidos. Aqui se indica, também, a integração do plano de marketing com o plano estratégico da organização.

Situação – localiza o leitor do plano no tempo e no espaço. Devemos lembrar que o leitor do plano de marketing pode ser tanto aquele que toma as decisões quanto um usuário frequente do plano.

Objetivos – estabelece o comprometimento da organização quanto ao produto, o que significa determinar as responsabilidades de cada profissional com o produto.

Marketing estratégico

Nesta segunda parte, o planejador depreende o mercado, o contexto em que o plano de marketing será posto em prática. O planejador deve segmentar o mercado, selecionar seu alvo e posicionar o produto. É a etapa de levantamento de informações, fundamental para o planejamento estratégico de marketing. Essa parte compõe-se de quatro seções: consumidor, mercado, aspectos legais e posicionamento.

Essa fase é a essência do marketing estratégico, em que se estuda o mercado, ambiente onde o plano de marketing vai atuar. Por isso, analisar o mercado também é importante, prestando atenção nas demandas, no potencial, na previsão de taxa de crescimento e de participação. É preciso também entender como, por que e quando os consumidores usam o seu produto ou serviço.

Reiteramos que o Marketing estratégico tende a ser o mais trabalhoso de todo o plano de marketing, porque obter informações confiáveis e adequadas é uma tarefa complexa. É muito importante que as informações sejam corretas, detalhadas e confiáveis para que o plano seja bem-sucedido. Um plano de marketing construído com informações sólidas e dignas de confiança será robusto, firme e confiável.

Consumidor – é o ponto central do marketing, o início de todo o processo de planejamento. Essa seção trata do consumidor e do Sistema de Informações de Marketing (SIM). Os detalhes referentes ao consumidor serão apresentados ora visando ao consumidor individual, ora ao consumidor corporativo.

Mercado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.6 Kb)   pdf (110.3 Kb)   docx (16.2 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com