TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Seminário Temático

Por:   •  9/10/2018  •  Resenha  •  429 Palavras (2 Páginas)  •  250 Visualizações

Página 1 de 2

Disciplina: Seminário Temático II

Nome da Atividade: Atividade Avaliativa II

Nome do aluno: Matheus Pereira Targino

Polo: Nova Iguaçu

Matrícula: 17113110188

O artigo "Administração Pública e políticas Públicas" fala sobre como a Administração Pública surgiu como uma matéria a ser estudada no Brasil e nos estados unidos. Entretanto, também vai mais além ao mostrar qual a diferença entre esses dois elementos com nomes tão parecidos.

De acordo com a autora, as políticas públicas foram incorporadas nos cursos de Administração Pública nos anos de 1960 e 1970, sendo observadas peculiaridades da disciplina, como, por exemplo, o desenvolvimento, a valorização do planejamento, o contexto ditatorial.

Além de trazer detalhes históricos, o artigo também disserta sobre a relação entre a administração pública, o direito administrativo e a política,fazendo com que a disciplina se voltasse à formação de uma burocracia governamental, que se tornasse responsável pela execução ou implementação de Políticas Públicas.

Também deixa claro que não é possível separar a administração pública das políticas públicas, uma vez que a administração pública envolve questões relacionadas às políticas públicas e necessidades do coletivo, deixando assim claro que o objetivo da administração pública não era apenas formar servidores públicos.

O desenvolvimento da Administração Pública no Brasil ocorreu nos moldes americanos, mas encontrou seu ponto de distanciamento na necessidade que o país apresentava de se desenvolver através de ações s para o seu desenvolvimento. Dessa forma, a Administração Pública no Brasil foi pautada na orientação para o desenvolvimento.

Além da preocupação com o desenvolvimento do país, A importância dada ao planejamento marcou a Administração Pública no Brasil.

Por outro lado, o regime ditatorial vivido no país afetou significativamente as fontes de financiamento ao desenvolvimento da disciplina de Administração Pública e a área de Políticas Públicas, que encontrou significativo declínio nos anos 60 e, em 1970, o conceito que considerava a formação do administrador público como um fator importante para o desenvolvimento, também foi abandonado.

A Administração Pública e as Políticas Públicas voltaram a ser tema de discussões no Brasil no momento de sua redemocratização, pois tal fato trouxe novos desafios e, também, as questões envolvidas na transformação do Estado vieram dar mais força ao reconhecimento de que a política não pode ser um fator isolado no que tange à Administração Pública.

Em nenhum momento durante a leitura nos sentimos perdidos, como se tivéssemos sido jogados de paraquedas nesse assunto. Ao ler os primeiros parágrafos logo conseguimos entender qual o problema que o autor deseja abordar, e qual solução ele propõe para o problema.

Uma leitura fácil, didática e que consegue cumprir com seu objetivo de maneira eficiente e eficaz.

Matheus Pereira Targino, Administração Pública - UFF

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (54.4 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com