TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Sobre Livro

Por:   •  19/3/2019  •  Resenha  •  3.493 Palavras (14 Páginas)  •  402 Visualizações

Página 1 de 14

Livro: Imagens da Organização

Autor: Gareth Morgan

O Autor Gareth morgan é bastante conhecido por sua contribuição ao desenvolvimento das ciências sociais, ele foi considerado como o pioneiro dos enfoques criativos da teoria organizacional, é o autor de numerosos artigos e obras, também é membro do conselho editorial de vários periódicos, se formou na London School of Economics  atualmente é professor de ciências da administração na universidade de york, em Toronto, Canadá.

Metáfora 5: Criação da Realidade Social: As Organizações Vistas Como Culturas

        O escritor Gareth Morgan em seu livro “Imagens da Organização”,  explica a importância de como é vista as culturas internamente e externamente dentro das organizações. Milhares de empresas espalhado pelo mundo, sejam elas de pequeno ou grande porte, carrega diferentes valores, ideologias, crenças e suas culturas.

        A cultura forma um grupo de pessoas com diferentes pensamentos, ideologias, críticas e modos de vida. Assim é as organizações em cada continente uma raça e uma cultura é formada conforme a sociedade.

        Gareth mostra as culturas de diferentes empresas, algumas organizações optam por usar uniforme e outras não, seu modo de gerenciamento, liderança e produção. Após estudar e citar várias organizações, entre elas é citado o Japão, um país desenvolvido com uma cultura nunca visto igual, o Japão foi destacado por oferecer emprego e estudo de qualidade, deixando sua população com uma qualidade no mercado de trabalho.

A vida no Japão é  uma cultura de Cooperação e serviço, no livro Morgan cita alguns teóricos um deles é Murray Sayle um especialista australiano que acredita que as organizações combinam valores culturais dos campos de arroz com o espírito de serviço do Samurai. O cultivo do arroz no japão é e sempre foi uma atividade precária onde leva todos os trabalhadores a desenvolverem habilidades que podem parecer impossíveis. Todo o processo de cultivo requer um trabalho em grupo com máxima responsabilidade e capacidade para ter o melhor resultado no fim do serviço, não existe individualismo.

Os Samurais(homens de serviços) dependiam dos agricultores para ter seu arroz, por fim eles desempenharam um papel militar onde a obrigação era defender seus empregados.

A cultura dos japoneses faz com que eles tornem o trabalho muito a sério tornando uma maneira de melhorar a eficiência de cada serviço, mesmo tendo que suportar tanta pressão.

DIFERENÇAS ENTRE PAÍSES

Se nós entendermos melhor nossas diferenças,como linguagem e cultura.

Seríamos capazes de aceitar nossas próprias práticas.

A interpretação da metáfora da cultura adotada neste capítulo reveste-se de um caráter amplo. As organizações vistas como culturas são organizações como valor, ideologias e crenças.

  • Observação de diferenças culturais:

- Em uma cultura tem diferentes personalidades

- A civilização é a herança social

- Habilidades é a capacidade de comunicação e persuasão, o trabalho em equipe e a empatia são algumas habilidades sociais de elevada importância.

  • Criação da realidade social

As empresas atualmente tem variedades de personalidades diferentes, onde as pessoas dizem uma coisa e fazem outra.

CRIAÇÃO DA REALIDADE SOCIAL

A Cultura Corporativa pode ser um elemento determinante no fracasso ou no sucesso de uma Organização. No exemplo da empresa de seguros, se essa ideia fosse associada ao encorajamento de equipes e à inovação, o desfecho seria diferente do fracasso.

A HP, iniciada por Bill Hewlett e Dave Packard na década de 40, criou e aprimorou uma cultura corporativa que se destacou principalmente pela ideia de inovação juntamente com o senso de equipe. A empresa tinha como base a política de não ser uma empresa de contratações e demissões, assim todos teriam o mesmo destino.

Exposição de ideias, participação nos problemas e livre comunicação ganharam força dentro da empresa. Para demonstrar tal liberdade, a empresa mantinha uma relação de confiança com seus funcionários. Eles deveriam se sentir valorizados e confiados.

Os fundadores eram uma espécie de heróis em histórias que circulavam dentro da organização. A história sobre a criação da HP, eram sempre mostradas aos novos integrantes.

Em contraste com essa Cultura Organizacional, o exemplo citado é a ITT, que era liderada de forma bastante rígida por Harold Geneen. A história de sucesso da empresa teve como fator a rigorosidade na administração que levou a empresa de porte médio a ser uma das mais poderosas e com maior acumulado.

Durante o trabalho de Geneen, que decorreu por 20 anos, a empresa foi reconhecida como uma das mais lucrativas empresas americanas e com maior índice de crescimento. Após um episódio de pagamento de suborno, ganhou fama como uma das mais corruptas e mentirosas.

A administração de Geneen era baseada num clima extremamente competitivo, fortalecendo-se com a intimidação e confrontação. Ele fazia com que seus executivos estivessem sempre alertas, que deveriam sempre saber tudo sobre suas funções. Em suas reuniões, quando um executivo era questionado e demonstrava insegurança, Geneen tirava proveito da situação.

Com todo esse controle a absoluto, a mensagem da organização era uma só: Os executivos da ITT tinham o dever de estar perfeitamente informados sobre seus trabalhos.

Essa pressão sobre os executivos era uma forma de extrair deles tudo o que haviam prometido.

A administração de Geneen exemplifica a abordagem do psicanalista Michael Maccoby que a caracterizou como lutador da selva, onde o administrador ambicioso vive o trabalho e a vida como uma selva, onde a lei é comer ou ser comido. Onde o vencedor tem que destruir o vencido.

A Cultura Corporativa vigorosa da ITT era o extremo oposto da Cultura humilde da companhia de seguros. Ela também é o total oposto do clima de equipe implantada pela HP.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.3 Kb)   pdf (93.8 Kb)   docx (15.6 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com