TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha administração escolar

Por:   •  26/9/2016  •  Resenha  •  2.180 Palavras (9 Páginas)  •  1.300 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE

CAMPUS FLORESTA

CENTRO DE EDUCAÇÃO E LETRAS- CEL

CURSO DE PEDAGOGIA

Atividade

Cruzeiro do Sul

2016

NIELE DE SOUZA MELO

ATIVIDADE

Produção textual apresentada ao Curso de Pedagogia – Universidade Federal do Acre como um dos pré-requisitos de avaliação da disciplina Gestão Escolar I

Orientador: Professor: Pedro Lopes

                                         

Cruzeiro do Sul

     2016

TEXTO2 E 3: FERREIRA, Naura Syria  Carapeto e AGUIAR, Márcia Ângela da S. (orgs). Gestão da Educação: impasses, perspectivas e compromissos.8. ed. São Paulo: Cortez, 2011.

GESTÃO EDUCACIONAL: os desafios do cotidiano escolar

Algumas ideias iniciais

        O processo histórico pelo qual nossa sociedade vem se organizando e reorganizando ainda possui relações de poder que ditam o avanço ou retrocesso da democratização da gestão educacional. Traços do autoritarismo em épocas passadas refletem e influenciam ainda hoje na democracia conquistada com muita luta por nossa sociedade. As relações de poder democratizadas e a melhoria com o respeito à cidadania do povo constantemente disputa espaço com as conservadoras políticas autoritárias e ditadoras, maneiras detentoras de poder presentes em nosso país.

        Como instituição social que interage com a sociedade, o cotidiano escolar tem sido permeado por práticas e teses autoritárias que reprimem o agir de seus gestores e todos aqueles que a compõem. Com o neoliberalismo, a gestão está associada aos paradigmas que fundamentam as mudanças conservadoras na hora de pensar a sociedade e a gestão educacional. Aparentemente é uma estratégia de novas políticas de melhoria na educação, mas esse discurso revela-se quando questionamos seu caráter público e democratizante e a sua perspectiva de inclusão social.

        A qualidade total da educação tese trazida para dentro da escola propõe como fórmula, uma gestão empresarial onde busca-se por resultados, o pragmatismo pedagógico, a eficiência e eficácia dão lugar a competitividade como método e a busca pelo sucesso individual como regra.

        Faz-se necessária uma atenção maior, os indicadores meramente estatísticos, oriundos deste modelo, precisam ser questionados com a exigência da democratização do acesso e da permanência de todos na escola. E não numa escola qualquer. Mas numa escola pública de qualidade e democrática.

Democratizar ou compartilhar a Gestão – as bandeiras apropriadas e distorcidas

         A forma, alicerçada em forte poder de sedução, promete transformar a escola em um paraíso de realizações, onde todos trabalham com satisfação compartilhando do mesmo sonho e partilhando as responsabilidades e os frutos do tão harmonioso trabalho. Tem-se duas questões a serem discutidas, primeiro, a escola é um espaço de conflitos onde convivem interesses diversos, tamanha pluralidade de perfil pode se construir em verdadeira riqueza no debate interno da escola e na construção de consensos possíveis para implementação do seu projeto político pedagógico. A segunda provem da primeira, a participação, dever de ofício para uns e voluntariado para outros, a ideia de controle social é deixada de lado e substituída por um conceito de gerência.

        É no projeto político pedagógico que a escola se define em seus objetivos, sua organização e forma de gestão, algo que a escola não encontra repercussão na gestão compartilhada. Não somente o plano político pedagógico quanto os demais planos de metas moldado nos pontos de vista dos resultados estatísticos e na paranoia da otimização e da eficiência a qualquer custo. Nenhum desses projetos ou programas prevê a participação da comunidade escolar na sua elaboração ou permite condições para críticas e possíveis alterações. Pais e professores não possuem autonomia e seus pontos de vista na maioria das vezes não levados em consideração, os professores passam apenas e executar e a comunidade escolar assume a condição de convidada especial.

        Assim, a luta pela democratização da gestão defendida pelos movimentos sociais, na proposital confusão de que todos falam a mesma língua e lutando pelos mesmos ideais, é ajustada pelo discurso com descaramento e atitudes inconsequentes que estão afetando o caráter público da educação como um direito de cidadania, o debate e as experiências exitosas de democratização da gestão, a qualidade e a inclusão social que precisam ser propiciadas pela escola pública.

As interfaces da gestão educacional: dores e cores do “retrato da escola

          “o perfil da escola brasileira” tópico referente  a “planejamento e gestão” dois aspectos no chama a atenção: primeiro pelo fato de as análises estarem focadas em quantificar, na gestão escolar, o peso da questões pedagógicas e das questões administrativas, separadamente. Segundo, porque a abordagem restringe-se a conceito de gestão participativa e colaboração do Conselho Escolar como elementos importantes “no papel que a escola desempenha na formação de cidadãos conscientes da necessidade de participar dos diversos níveis de representação de uma sociedade democrática”.

         O “retrato da escola” revela dados acerca da gestão da escola e do sistema educacional, um campo de contradições e de disputa de projetos. Mesmo havendo fortes referências à existência de processos de gestão democrática e de implementação do projeto político pedagógico, ao mesmo tempo que permanecem o clientelismo político e o autoritarismo na gestão. Indica ainda a demora, ausência ou desvio no repasse de recursos financeiros para a escola; a falta de prestação de contas das verbas recebidas e aplicadas; professores trabalhando sem a formação exigida; excesso de alunos por sala de aula, o que dificulta a aprendizagem, pois fica difícil o professor atender as necessidades de cada aluno, deixando a desejar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14 Kb)   pdf (134.6 Kb)   docx (27.1 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com