TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Gestão Escolar

Por:   •  7/9/2015  •  Resenha  •  700 Palavras (3 Páginas)  •  1.940 Visualizações

Página 1 de 3

O gestor escolar é quem inspira não quem lida. Para se chegar à gestão é necessário que se tenha um laboratório de sala (ter anos de experiência em sala de aula). A sala de aula é sempre inovadora, é um espaço, uma arena onde afiamos nossas aptidões.

O gestor precisa saber compreender, comunicar, ter bom relacionamento, compromisso, diálogo, equilíbrio emocional, saber respeitar a função de cada um, ter autoridade (a liderança está ligado ao cargo, quem é líder tem autoridade nata) e etc.

A gestão educacional é uma das instâncias que compõe a gestão governamental e atualmente vem ganhando destaque em pauta das discussões no âmbito nacional e internacional. Esse fenômeno se aplica pela compreensão de que a educação é um dos fatores determinantes para o desenvolvimento de um país.

A gestão da educação nacional expressa através da organização dos sistemas de ensino federal (união), estadual e municipal, com suas incumbências e formas de articular ações próprias no que diz respeito a sua oferta de educação escolar.

A gestão democrática dos dias atuais enfrenta muitos desafios, entre elas:

  • Acolhimento da norma.
  • Concepção de autonomia – delegada e efetivamente construída na escola.
  • Democracia e eleição.
  • Conhecer os seus alunos: um dos princípios da gestão democrática – a equipe gestora precisa dar conta disto.

O gestor deve estimular ações inovadoras para modificar o ambiente de trabalho na escola.

Cabe ressaltar que a gestão escolar é uma dimensão, um enfoque de atuação, um meio e não um fim em si mesmo, uma vez que o objetivo final da gestão é a aprendizagem efetiva e significativa dos alunos, de modo que, no cotidiano que vivenciam na escola, desenvolvam as competências que a sociedade demanda, dentre as quais se evidenciam: pensar criativamente; analisar informações e proposições diversas, de forma contextualizada; expressar ideias com clareza, tanto oralmente, como por escrito; ser capaz de tomar decisões fundamentadas e resolver conflitos, dentre muitas outras competências necessárias para a prática de cidadania responsável. Portanto, o processo de gestão escolar deve estar voltado para garantir que os alunos aprendam sobre o seu mundo e sobre si mesmos em relação a esse mundo, adquiram conhecimentos úteis e aprendam a trabalhar com informações de complexidades gradativas e contraditórias da realidade social, econômica, política e científica, como condição para o exercício da cidadania responsável.

A prática educativa não se resume nos educadores, mas num processo social envolvendo todos os agentes na busca de uma educação de qualidade. Na escola, os agentes são todos da comunidade escolar (pais, alunos, professores, funcionários, gestores...). Logo, mais uma vez, mostra-se de suma importância a participação das famílias, que precisam estar cientes e acreditarem no trabalho desenvolvido pela Escola.

Na sociedade contemporânea as escolas precisam investir em práticas de gestão participativa, em técnicas motivacionais e reestruturação da instituição e dos conteúdos trabalhados como caminho eficaz para a concretização da educação para que a função da escola sobressaia e torne nossos alunos cidadãos da nossa comunidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (56 Kb)   docx (12.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com