TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha de Livro - A Arte da Guerra

Por:   •  3/7/2019  •  Resenha  •  712 Palavras (3 Páginas)  •  284 Visualizações

Página 1 de 3

RESENHA DE LIVRO

NOME DO ALUNO AUTOR DA RESENHA

Allia Abdel Kareem Traireh

REFERÊNCIA DA PUBLICAÇÃO CONFORME ABNT

TZU, Sun. A arte da Guerra – Adaptação de James Clavell – 38º Edição – São Paulo/Rio de Janeiro - Editora Record, 2002.

DATAS QUE RETRATEM O PERÍODO DE LEITURA

Outubro de 2018.

INFORMAÇÃO SOBRE O AUTOR DA PUBLICAÇÃO

Sun Tzu foi um general chinês que viveu de 544 a 496 a.C., e ficou conhecido por acumular inúmeras vitórias comandando o exército real de Wu, derrotando exércitos inimigos e capturando seus comandantes.

LOCAL DE DISPONIBILIDADE DA PUBLICAÇÃO (SITES, BIBLIOTECA, LOJAS VIRTUAIS, OUTROS LOCAIS)

Arquivo da Internet.

DESCRIÇÃO RESUMIDA DO TEXTO (IDEIA CENTRAL; OBJETIVOS PRINCIPAIS)

O livro se divide em treze capítulos onde cada um mostra diferentes tipos de estratégias e situações de combate. Afirma que existem cinco fatores essenciais para o êxito: moral, ambiente, terreno, qualidade do líder e disciplina.

        A moral diz respeito à cultura e os valores da organização, e a influência desses fatores sobre as pessoas.

        O ambiente e terreno do combate dizem respeito ao ambiente em que a organização atua, e como compreende-lo. No âmbito corporativo surgem as pesquisas de mercado, que podem ser cruciais no sucesso de uma empresa, pois o que é sucesso em seu local de origem não significa ser sucesso em outro território desconhecido.

        A qualidade do líder é outro fator crucial para o sucesso. É o líder que deve reger com sabedoria, sinceridade, coragem e inteligência sua equipe de trabalho em busca de resultados acima da média. O comandante deve saber o que e a quem delegar funções, estabelecendo metas alcançáveis para cada tipo de liderado, pois metas inalcançáveis geram desmotivação, em contra partida metas fáceis demais produzem o mesmo resultado, por isso o gestor deve saber o ponto de equilíbrio entre o alcançável e o impossível, gerando motivação. O líder deve dar o exemplo de conduta, estimulando desenvolvimento e confiança na equipe, criando uma relação de respeito, fundamental para liderar um grupo.

        Quanto a disciplina a organização deve possuir um sistema de metas claras, e uma hierarquia bem definida, evitando gerar desordem na equipe. Quem atingir suas metas será recompensado e incentivado.

PONTOS EM DESTAQUE PARA A CIÊNCIA DA ADMINISTRAÇÃO

O livro aborda a importância de uma liderança dinâmica e eficaz para o resultado positivo na organização de grupos de trabalhos, mostrando bases de Recursos Humanos e Gestão Estratégica. O administrador deve traçar metas que diferenciam a empresa das outras, garantir a qualidade, o prestígio, ser eticamente responsável, buscar conquistar seus clientes, garantindo a preferência e a durabilidade da empresa.

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA NECESSÁRIA PARA ESTABELECER ANALOGIAS OU RELAÇÕES DA PUBLICAÇÃO COM A CIÊNCIA DA ADMINSTRAÇÃO

Nos fundamentos de Sun Tzu, está a compreensão de que o conflito é parte inexorável da vida humana, devendo ele ser bem administrado para que não traga sérias consequências. Abordando as diversas estratégias que fazem um exército vencer, Sun Tzu fala da cautela que se deve ter antes de entrar em uma guerra, visto que nela são determinados a vida ou morte.

CONSIDERAÇÕES PESSOAIS (CRÍTICAS, DÚVIDAS, PONTOS FORTES, PONTOS FRACOS, OUTROS AUTORES, PUBLICAÇÕES E SITUAÇÕES RELACIONADAS COM O CONTEÚDO)

O ideal é conhecer o inimigo, mas acima de tudo a si mesmo, pois conhecendo a si mesmo e não o inimigo também há chances de vitórias. Um general habilidoso respeita os ensinamentos e adota o comando e a disciplina de forma total. O general deve saber mover-se quando vantajoso, promovendo mudanças na situação, espalhando e controlando suas forças. O relacionamento de um general com suas tropas, é satisfatório quando as ordens são consistentes, confiáveis e notadas.

        A obra tem por objetivo prestar conselhos e ensinamentos de estratégias usadas em guerras, mas que são perfeitamente adaptáveis ao mundo dos negócios, oferecendo a administradores, empresários e economistas uma expansão de conhecimento na área.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (180.7 Kb)   docx (782 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com