TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha do Livro: Administração Gestão da Operações

Por:   •  19/11/2016  •  Relatório de pesquisa  •  7.328 Palavras (30 Páginas)  •  368 Visualizações

Página 1 de 30

[pic 1]

UNIVERSIDADE PAULISTA

INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E COMUNICAÇÃO – ICSC

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

Resenha do livro: Administração

Teoria e pratica no contexto brasileiro

Fernanda Zacura Alves R.A.: B8441I-0

Tamires Torres Miranda R.A.: B613FG-5

9.1 - Fundamentos da Administração de Operações

A área de operações é o núcleo central de qualquer organização, ou melhor dizendo o coração de uma empresa. Pois essa área é responsável por materializar, por meio da gestão do processo de transformação de insumos e recursos em produção e serviço concretos.

Podemos citar como exemplo de qualidade e eficiência na administração das operações, o sistema de produção da Toyota.

9.1.1 - Conceito da administração de operações

A administração de operações tem como definição área ou campo da administração responsável pelo planejamento, operação e controle do processo de transformação que converte insumos e recursos. Ou seja, a administração de operações aborda a maneira como a organização produzem bens e serviços.

O processo de transformação é o núcleo central de qualquer organização, que envolve todas as atividades que contribuem para a transformar insumos em produtos e serviços.

A função de administração de operações é desempenhar pelo gerente de operações. Dependendo da organização podem ser chamados de gerente de produção. Compete ao gerente de operações as seguintes funções:

Formular uma estratégia de operação coerentes com os objetivos estratégicos da organização; Tomar decisões relativas a localização, a capacidade e ao layout das instalações; projetar os produtos, serviços e processos de produção; planejar e controlar a produção; organizar o trabalho; administrar os estoques; entre outras atividades essenciais ao processo de transformação.

         

9.1.2 - Importância da administração de operações

A importância da administração de operações para as organizações e para os administradores deve-se a vários motivos tais como:

Todas as organizações produzem algo, a administração de operações é necessária para gerencia as atividades de seu processo de transformação.

O caráter transversal da administração de operações faz com que ela assuma um papel central no desenvolvimento de todas as atividades organizacionais. Por exemplo, o planejamento da produção deve ser articulado com o departamento de marketing com base na demanda, assim como a melhoria da produtividade deve ser articulada com o departamento de recursos humanos por meio do desenvolvimento de ações de treinamento para os trabalhadores.

Papel estratégico no desempenho competitivo da organização, por meio da melhoria da produtividade, da eficiência e da qualidade dos produtos e serviços de uma organização, a administração de operações permite que as empresas agreguem valor e atendam ás prioridades competitivas de seus clientes.

Melhoria da produtividade e da eficiência organizacional influencia positivamente não apenas a organização, mas também a competitividade de um dado país, como foi notado por Frederick Taylor, um dos fundadores do campo da administração.

9.1.3 - Organização de manufatura e de serviços

Tradicionalmente, o foco das operações era direcionado para a organização de manufatura, responsável por produzir automóveis, remédios, eletrônicos e outro bens tangíveis. No entanto, com a expansão econômica do setor de serviços, a administração de operações alargou seu escopo de atuação, passando a gerenciar todo o processo de transformação de qualquer organização com o objeto de satisfazer as necessidades dos clientes.

A administração de operações engloba os processos presentes em todas as organizações, seja serviço ou de produção.  O denominado comum de todas as organizações é o processo de transformação que se encontra como base da administração de operações. Assim é possível distinguir dois tipos de organizações.      

Organização de manufatura: Responsáveis por produzir bens físicos.

Organização de serviços: Responsáveis por produzir bens não tangíveis, denominados serviços.

Nas organizações de manufatura, o processo de transformação é mais fácil de ser analisado porque é visível, e os bens produzidos podem ser armazenados e consumidos posteriormente. Já nas organizações de serviço, o processo de transformação é difícil de visualizar, os serviços produzidos não podem ser armazenados e demandam a participação do consumidos.  

Apesar das diferenças apontadas ambos podem produzir uma combinação de bens e serviços.  Como também ambos enfrentam problemas operacionais e preocupações similares.

9.1.4 - Organização como sistemas de operações

Os insumos ou entradas do processo de transformação podem ser classificados como recursos transformados ou de transformação.

Recursos transformados: Composto de materiais, informações e consumidores que são tratados transformados ou convertidos de alguma forma. Exemplo: clinica medica.

Recursos de transformação: Recursos que agem sobre os recursos transformados.

Processos de transformação:

Processamento de materiais: Os materiais podem ser processados de diversas formais. Exemplo: Empresas industriais (por meio de alteração de suas propriedades); Empresas transportadoras ou de entregas (de sua localização); Armazém ou hipermercado (pela estocagem ou armazenagem).

Processamento de informações: A informação também pode ser processada de diversas maneiras, pela modificação de suas características e forma.

Processamento de consumidores: Os consumidores também podem ser processados de diversos modos, pela alteração de sua localização.

Por fim, as saídas do processo de transformação são bens ou serviços que a organização produz. Estes serão consumidos ou entrarão em novos processos de transformação. As características desses produtos ou serviços podem distinguir-se em termos de tangibilidade, estocabilidade, transportabilidade, qualidade, entre outras.

         

9.1.5 - Prioridade competitiva da administração de operações

A administração de operações deve estar alinhada com a missão, a visão e os objetivos estratégicos da organização, colocando as estratégias como prioridade competitivas concretas que vão determinar a natureza das operações.  A lucratividade da empresa depende diretamente da margem por produto, da escala de produção e dos processos de produção.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (50.6 Kb)   pdf (291 Kb)   docx (40 Kb)  
Continuar por mais 29 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com