TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha do livro "A meta"

Por:   •  31/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  509 Palavras (3 Páginas)  •  356 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

UNIOESTE - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ

CAMPUS DE MARECHAL CÂNDIDO RONDON

CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO – 3º Ano

Disciplina: Administração da Produção

Professor: Hieronin Napierala

Mauro Sérgio Nadaletti

RESENHA DO LIVRO – A META

Marechal Cândido Rondon – PR

Novembro de 2010

A META

No livro “A Meta”, o autor discorre sobre ciência e educação, uma tentativa de demonstrar a utilização de um pequeno numero de hipóteses para explicar um espectro muito amplo de fenômenos industriais.

        O livro fala da coragem de encarar inconsistências e evitar fugir delas. Mostra duas facetas: a profissional e a familiar.

        Alex Rogo, um gerente de fabrica, vivendo suas contradições pessoais, pressionado, como qualquer um com responsabilidades gerenciais, com o peso da realidade sobre seus ombros, não consegue administrar a própria vida.

        Julie, sua esposa sente na pele o sofrimento da ausência de Alex e ate ciúme do empenho que ele coloca no trabalho e não é recíproco com ela, pois, desesperadamente, quer permanecer no emprego e garantir seu sucesso profissional. Mas para isso acontecer, Alex precisa relembrar qual é a meta, ou seja, ganhar dinheiro.

        Com o casamento abalado e o emprego (a própria empresa) em risco, Alex procura Jonah, seu antigo professor de física e um cientista em organização.

        De forma dura, mas sem perder a ternura, Jonah cuidadosamente o ensina. Não lhe da o peixe, mas antes, pacientemente, ensina-o a raciocinar e encontrar suas próprias soluções, já de antemão conhecidas pelo professor.

Alex e seus colaboradores, ao seguirem a lógica do cientista, executam tão bom trabalho que fazem da fabrica, antes a beira da falência, uma fonte de dinheiro, uma mina de Ouro.

Alex mudou. Mudou medidas, políticas e procedimentos para que a empresa gerasse lucro e perseguisse a meta: ganhar dinheiro, muito dinheiro.

Seu casamento, antes abalado e a beira do fim, torna-se melhor, ao que ele passa a dar mais atenção a sua esposa e a seus filhos e Julie passa a ajudá-lo ate mesmo no trabalho.

Ao sucesso de Alex Rego é tal que lhe garante uma promoção, chefiando uma nova divisão.

O que se deve levar como missão de “A Meta” principalmente os administradores, é a coragem de vencer superstições, quebrar paradigmas e mudar, e nisso vemos os princípios de Jonah, O que Mudar? Para que mudar? E como motivar a organização para mudar? É através da evolução da forma de raciocinar que se aprende como identificar problemas apontando para os mesmos, soluções simples aproximando-se continuamente.

Toda organização que tem um propósito, uma META se calça nesses conceitos e até as relações humanas, pois sem uma meta não se chega a lugar algum. Contudo, o livro nos ensina a trabalhar com as restrições em qualquer sistema, (família, trabalho, projeto, etc.) isso pode ser levado também para a vida pessoal, talvez devêssemos começar a pensar e descobrir o que deveria ser mudado em nossa vida, o que nos impede de chegar a um objetivo?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (120.8 Kb)   docx (17.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com