TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha filme Amor sem Escalas

Por:   •  24/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  479 Palavras (2 Páginas)  •  1.085 Visualizações

Página 1 de 2

* Breve síntese da história em (1 parágrafo):

O filme mostra a vida de um executivo de recursos humanos que viaja pra todos os estados dos Estados Unidos para demitir as pessoas de grandes corporações. E que para reduzir os custos dessa empresa é criado uma nova forma de demitir pessoas por videoconferências, demonstrando uma forma ainda mais desumana e impessoal para este serviço. E esta nova metodologia não é aceita por aqueles que já estão acostumados com o trabalho, viagens e não ter uma vida social.  

* Questão central abordada pelo filme e que relaciona com a disciplina Teorias Organizacionais (1 parágrafo); 

        O filme aborda o processo de demissão nas empresas que era feito por uma empresa terceirizada e a modernização deste processo, eu consigo relacionar com a Teoria da Contingência pois a estrutura das empresas e seu funcionamento dependem das relações com o ambiente externo. O filme mostra a modernização e o barateamento do processo de demissão a partir da internet, que era uma nova forma de relação do ambiente interno e externo. A teoria da contingência mostra que existe uma relação funcional entre as condições do ambiente e as técnicas administrativas para o alcance eficaz dos objetivos. A tecnologia constitui uma variável independente que influencia as características organizacionais. Além do impacto ambiental existe o impacto tecnológico sobre as organizações. As organizações dependem da tecnologia para funcionar e alcançar seus objetivos.

* Importância do filme para sua formação - Técnico em Administração (1 parágrafo):

        O filme mostra a importância da empatia pelo próximo no mundo das organizações. Pois é necessário um respeito mutuo entre colaboradores e organização/diretoria durante todos os processos, principalmente na hora da demissão. Humanizar e se solidarizar mais pelo próximo, e tornar as relações mais humanas.

* Relação entre o filme e os principais conceitos abordados até o momento na disciplina. Cite quantos conceitos considerar necessário, relacionando o filme, cenas e personagens com os conceitos teóricos estudados.

        Teoria científica: personagem Ryan - o modo sistêmico que as demissões eram feitas por ele, e ele via que essa maneira (presencialmente) era o melhor jeito para ser feito.

        Cultura organizacional: a tecnologia constitui outra variável independente que influencia as características organizacionais (variáveis dependentes). Além do impacto ambiental existe o impacto tecnológico sobre as organizações. As organizações dependem da tecnologia para funcionar e alcançar seus objetivos. – Podemos perceber no filme o impacto que as mudanças organizacionais têm na vida dos funcionários, como até pessoas competentes e com prestígio dentro da empresa tem dificuldade em lidar com essa situação.

        Processos decisórios nas organizações e racionalidade absoluta:  com a mudança no processo de demissão, gerou um problema pela tomada dessa decisão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (43.5 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com