TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Filme Erin Brockovich

Por:   •  26/5/2021  •  Resenha  •  570 Palavras (3 Páginas)  •  1.007 Visualizações

Página 1 de 3

Acadêmica: Mylena Dias da Rocha

7º - Turma 03

Resenha descritiva referente ao filme Erin Brockvich- uma mulher de talento

O referido filme foi filmado no ano 2000, baseando-se em fatos reais, o longa conta a história da personagem principal Erin Brocovich, interpretada por Julia Roberts, divorciada, desempregada e com três filhos que dependem exclusivamente dela.

A história toda começa quando Erin sofre um acidente e procura o advogado Ed Masry para reclamar danos morais e materiais contra o causado do acidente, no entanto, acaba perdendo a ação. Assim, no desespero e após tentar varias vezes contato com o advogado Ed, Erin passa a trabalhar de livre e espontânea vontade para ele. Muito embora Erin não seja profissional de Direito, após receber documento referente a um processo imobiliário, e encontrar nestes documentos fichas médicas, passa a investigar mais profundamente sobre o caso para entender a relação de ambos, conhecendo portando PGE-Gás, a empresa causadora de todos os danos que futuramente serão descobertos.

Em meio a investigação de Erin ao conversar com moradores  da área afetada e ao ter acessos a documentos públicos, ela descobre que a PGE-Gás despejou o elemento cromo-6, considerado altamente toxico, nas águas próximas a sua fábrica, contaminando, portanto, o subsolo e águas que foram consumidas por moradores próximos, tendo estes desenvolvidos doenças como consequência.

O processo inicial que chegou nas mãos de Erin, era sobre a compra do imóvel de uma destas famílias atingidas pela contaminação por parte da empresa PGE-Gás. E ao descobrir desta contaminação, Erin entra numa batalha para convencer os moradores a processar a referida empresa, sendo que por fim, ela consegue a assinatura de 648 vítimas.

Após longos meses nesta batalha, convencendo a todos, juntando provas, trabalhando duro, o caso foi julgado e Erin e o advogado Ed conseguem vencer, e conseguem que a poderosa empresa seja condenada a pagar 333 milhões de dólares as vítimas.         

Analisando o filme na esfera de Direito Ambiental, pode-se constatar a empresa PGE-Gás incorreu em diversos pontos contrários a princípios que regem o Direito Ambiental. O princípio do Desenvolvimento Sustentável, elencado no art. 225 da CF, onde todos tem direito de satisfazer suas necessidades, de desenvolver-se e de realizar suas potencialidades, mas sempre resguardando-se ao dever de assegurar a proteção ambiental as gerações futuras. Uma vez que ao contaminar o solo e as águas de suas regiões, a referida empresa agindo dolosamente, prejudicou o direito dos demais a um meio ambiente ecologicamente equilibrado. E quanto ao dever de reparação aos moradores pelos danos sofridos em consequência da contaminação causada, incorreu no principio do poluidor-pagador, onde existe a obrigação de arcar pelas consequências por parte do poluidor. O fato de pagar pelos danos, não dá a permissão para poluir, e sim uma forma para prevenir que empresas como estas poluem de forma desenfreada.

Conclui-se, portando, que pessoas jurídicas e até mesmo pessoas físicas podem e devem prezar pelo bem social, podendo ser punidas por suas negligencias e imprudências, e a punição pode ser no quesito econômico tão quanto penal. A empresa no caso real do filme arcou com sua responsabilidade graças a uma pessoa que correu atrás para descobrir a verdade. Precisamos de mais Erin’s em nossa sociedade, em vez de pessoas e algumas leis que se calam diante de tamanho desastre ambiental, como por exemplo no caso de Brumadinho e Mariano, realidades próximas a nós que precisam de pessoas como Erin.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (61.8 Kb)   docx (8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com