TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resp Gov Corporativa

Por:   •  13/11/2016  •  Resenha  •  650 Palavras (3 Páginas)  •  276 Visualizações

Página 1 de 3

Responsabilidade Social e Governança Corporativa

Trabalho - Unidade 4

Aluno: Fabian Monogios Bieberle

Matrícula: 20111100877

Estudo de caso sobre a “Tasa Lubrificantes Ltda” – empresa de médio porte brasileira localizada em Nova Iguaçu (Rio de Janeiro-RJ) que tem como principal atividade a reciclagem e tratamento de óleo diesel.

  1. Para a eficácia da conservação do meio ambiente, apenas as leis não bastam. É necessário algo mais. Nossos hábitos e costumes não são fáceis de serem mudados, é fácil de constatar. Mas diante da encruzilhada atual, a única saída para uma proteção ambiental é através da conscientização e da educação das pessoas, no sentido de alcançarem um equilíbrio entre desenvolvimento do ambiente com qualidade de vida, o que torna relevante a utilização de estratégias para a “reeducação” ambiental não só dos trabalhadores e clientes dos postos de gasolina, mas da sociedade como um todo. O treinamento dos funcionários envolvidos diretamente nas trocas existe, de forma a conscientizar os empregados da necessidade de preservação.
  1. Além da melhoria da imagem da empresa junto aos consumidores e a comunidade como um todo, os ganhos da empresa que aplica práticas sustentáveis em seus processos são facilmente identificados.

Em primeiro lugar está a economia de recursos. Isso acontece, por exemplo, com a redução dos custos de produção, com práticas de reciclagem, reutilização da água, reaproveitamento de sobras de matéria-prima e medidas de economia de energia elétrica.

Ao adotar a sustentabilidade, a empresa é valorizada. É cada vez maior o número de investidores que buscam empresas sustentáveis para realizarem transações. Para empresas que possuem ações em bolsa é ainda melhor.

  1. Uma empresa sustentável é ainda um mistério para muitos consumidores preocupados com o tema. Afinal de contas, nem sempre são transparentes para os clientes os processos internos que transformar uma empresa comum numa empresa sustentável. O principal problema, se tratando de um poluente como o óleo, a população não vê o descarte do mesmo, tornando difícil agregar confiança a empresa.

  1. A prática de boa governança corporativa utilizada na Tasa Lubrificantes Ltda é a da hierarquia clara, estabelecendo exatamente a quem respondem. Isto passa a imagem de uma empresa organizada e com um planejamento traçado voltado não apenas para o lucro, mas sim a cada ano se tornar uma empresa cada vez mais sustentável.
  1. Não, a empresa não utiliza estas certificações, por se tratar de uma empresa de porte médio e de caráter familiar, possuindo quatro gerações. No ano de 2007, foi adquirida a certificação ISSO 9001, que é um conjunto de normas de padronização.
  1. Não.
  1. Sim, a Tasa Lubrificantes Ltda encontra-se a margem da Rodovia Presidente Dutra, tendo bastantes casas residencial na região. Devido ao forte cheiro decorrente do processo re reciclagem de óleo diesel, diversos processos foram efetuados visando a diminuição do cheiro. Nesta região, existe um abrigo para crianças e adolescentes abandonados e órfãos, que a empresa financia grande parte de produtos de limpeza, roupas, mantimentos e alimentos.
  1. São feitos diferentes treinamentos e palestras de conscientização dos funcionários sobre as medidas sustentáveis da empresa. O lixo tratado é separado e reciclado no depósito anexo da empresa. Todos os funcionários estão sempre equipados com os EPIs obrigatórios. Para manter os mesmos satisfeitos, todo mês é feito um evento de confraternização, aonde os funcionários podem  trazer seus familiares. O principal objetivo é despertar o interesse das pessoas em ser sustentável e refletir isso na empresa, no dia-a-dia do trabalho.
  1. Cultural: referente a mudanças no interior da continuidade (equilíbrio entre respeito à tradição e inovação), capacidade de autonomia para elaboração de um projeto nacional integrado e endógeno (em oposição às cópias servis dos modelos alienígenas) e autoconfiança, combinada com abertura para o mundo.
  1. O foco é manter o trabalho feito nos anos anteriores, visto que os resultados foram satisfatórios, não apenas na parte financeira, mas sim na parte sustentável. A empresa vem a cada ano se tornando um ambiente mais saudável para trabalhar, isto é notado na pesquisa de satisfação dos funcionários.

Referências bibliográficas:

http://tasalubrificantes.com.br/

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (68.6 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com