TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Responsabilidade Social: A Dimensão Social Do Consumo: Uma Pesquisa Aplicada Na Empresa Honda

Por:   •  7/10/2023  •  Trabalho acadêmico  •  4.232 Palavras (17 Páginas)  •  29 Visualizações

Página 1 de 17

UNIVERSIDADE PAULISTA  

INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E COMUNICAÇÃO – ICSC

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

         

 

RESPONSABILIDADE SOCIAL: A DIMENSÃO SOCIAL DO CONSUMO: UMA PESQUISA APLICADA NA EMPRESA HONDA

 

 

 

 

 

 

 

 

 

                                 

SÃO PAULO – SP  

2022

Milena Maria Ferreira Feltrin – RA: N769424

Moizeis Souza Santos – RA: G457AA6

Victor Hugo Teixeira – RA: G54DDA5

Vitor Felipe de Souza da Silva – RA: G50BAB7

 

 

 

 

 

 

 

 

RESPONSABILIDADE SOCIAL: A DIMENSÃO SOCIAL DO CONSUMO: UMA PESQUISA APLICADA NA EMPRESA HONDA

Atividade Práticas Supervisionadas – APS I – trabalho apresentado como exigência para a avaliação do 1° semestre, do curso de Administração da Universidade Paulista sob orientação de professores do semestre.

 

 

SÃO PAULO – SP  

2022


SUMÁRIO

 

1.  INTRODUÇÃO        4

2.  REVISÃO CONCEITUAL        5

2.1.  RESPONSABILIDADE SOCIAL        5

2.2.  PRINCIPIOS DE RESPONSABILIDADE SOCIAL        5

2.3.  INSTITUTO ETHOS        6

2.4.  JORNADA DE ATUAÇÃO ETHOS:        6

2.5.  INDICADORES ETHOS        6

3.  PERFIL DA ORGANIZAÇÃO        8

4.  IDENTIFICAÇÃO DE PRÁTICAS        10

5.  ANÁLISE        12

5.1.  DIMENSÃO SOCIAL (INDICADORES 31 AO 36)        12

5.2.  DIMENSÃO AMBIENTAL (INDICADORES 46 E 47)        13

6.  SUGESTÃO DE MELHORIAS        14

6.1.  PLANO DE AÇÃO DE MELHORIAS        14

7.  CONSIDERAÇÕES FINAIS        15

8.  REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        16

9.  APÊNDICES        18

9.1.  COMPOSIÇÃO DA EQUIPE        18

9.2.  FICHAS INDIVIDUAIS        18

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

  1. INTRODUÇÃO

Está APS – Atividade Prática Supervisionada objetiva investigar a aplicação de práticas de responsabilidade social na empresa Honda Motor Company, tendo como fundamento teórico o conteúdo da disciplina-âncora ARC – Administração do Relacionamento com o Cliente, a ISO 26000 e os “Indicadores Ethos para Negócios Sustentáveis e Responsáveis” limitado aos indicadores 31 a 36 e 46 e 47.  

O trabalho está disposto em nove capítulos. Composto por elementos pré textuais, como: capa, folha de rosto e sumário, introdução, revisão conceitual, perfil da organização, identificação de práticas da organização utilizando os indicadores citados acima, análise das informações coletadas na pesquisa, plano de melhorias, considerações finais, referências bibliográficas apêndices e anexos.

  1. REVISÃO CONCEITUAL

  1. RESPONSABILIDADE SOCIAL  

A ISO é a sigla em inglês para International Organization for Standardization (Organização Internacional de Normalização), foi fundada em 1946 como uma confederação de organismos de normalização internacional. Ela tem o objetivo de formular normas que ajudem o comércio, as boas práticas de gestão e inovações tecnológicas.

Segundo o Relatório de empreendedorismo no Brasil, o número de empreendedores chega a 50 milhões. Com base neste relatório, tornou-se necessário a criação de normas de Responsabilidades Sociais Empresariais ou RSE para nortear as empresas a serem mais sustentáveis com a sua produção e com os seus descartes.

“A questão da responsabilidade social empresarial é tema recente, polêmico e dinâmico, envolvendo desde a geração de lucros pelos em visão bastante simplificada, até a implementação de ações sociais no plano de negócio das companhias, em contexto abrangente e complexo.” TENORIO

(2004, segundo Ed. (revista e ampliada), p. 9)

A norma ISO 26000 fornece orientações para as empresas que querem adotar a RSE. Segundo ela, a “responsabilidade social é a responsabilidade de uma organização pelos impactos de suas decisões e atividades na sociedade e no meio ambiente por meio de um comportamento ético e transparente que contribua para o desenvolvimento sustentável – inclusive a saúde e o bem-estar da sociedade; leve em consideração as expectativas das partes interessadas; esteja em conformidade com a legislação aplicável e seja consistente com as normas internacionais de comportamento; esteja integrada em toda a organização e seja praticada em suas relações.

 

  1. PRINCIPIOS DE RESPONSABILIDADE SOCIAL  

  • Responsabilidade econômica: Prestar contas e se responsabilizar por seus impactos na sociedade, gerar riquezas movimentando a economia do local onde ela atua;
  • Responsabilidade legal: Respeitar as leis de acordo com as normas do estado onde está atuando;
  • Responsabilidade social: Desempenho positivo a respeito ao meio ambiente, ao consumidor e aos seus colaboradores sem que haja a necessidade de uma lei “obrigá-la” a realizar.

 

  1. INSTITUTO ETHOS  

O Instituto Ethos é uma organização sem fins lucrativos que se deu origem em 1998 com o intuito de promover e ajudar empresas a gerir seus negócios de uma forma mais prática e funcional.

O Instituto Ethos trabalha em conjunto com as empresas não somente por ações voluntárias, mas também com políticas públicas.

 

  1. JORNADA DE ATUAÇÃO ETHOS:  

  • Integração: Associação ao Ethos, primeiros passos e exemplos de empresas que atuam em conjunto;
  • Aprofundamento: As empresas são convidadas a realizarem uma autoavaliação utilizando ferramentas de gestão e engajamento do

Instituto Ethos;

  • Consolidação: Na etapa de consolidação, as empresas são solicitadas a debater assuntos referentes ao desenvolvimento sustentável.
  • Protagonismo: Empresas que se desenvolveram conforme o programa da Ethos, são convidadas a discutirem sobre a agenda brasileira para o desenvolvimento sustentável buscando a inovação, negócios e influenciar políticas públicas que trabalham de acordo com as atividades sustentáveis.

 

  1. INDICADORES ETHOS

Os indicadores Ethos são uma ferramenta de gestão que tem como objetivo apoiar e orientar as empresas na incorporação da sustentabilidade e da responsabilidade social-empresarial (RSE) em suas estratégias de negócio, de modo que esse venha a ser sustentável e responsável. Esta ferramenta se baseia em um questionário que permite que a própria empresa entenda e faça o planejamento e a gestão de suas metas para o avanço da gestão na temática da RSE.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.2 Kb)   pdf (140.2 Kb)   docx (705.4 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com