TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Responsabilidade social no ensino em administração:um estudo exploratório sobre a visão dos estudantes de graduação

Por:   •  11/3/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.143 Palavras (5 Páginas)  •  346 Visualizações

Página 1 de 5

Resenha de: Responsabilidade social no ensino em administração:um estudo exploratório sobre a visão dos estudantes de graduação

Introdução

Tanto no ambiente acadêmico como no empresarial a responsabilidade das empresas com a sociedade e com o meio ambiente vem sendo debatido A empresas precisam assumir suas responsabilidade nos impactos que suas ações causarão no futuro. Exite uma pressão do mercado para que as empresas sejam socialmente responsáveis, principalmente depois dos ocorridos onde práticas irresponsáveis das empresas tiraram legitimidade diante da sociedade.

Esse assunto tornou-se popular em diversos ambientes e é muito importante que as pessoas tenham consciência da importância da RSC no seu dia a dia não só identificando as empresas que realmente se importam com ela mas a fazer a aplicabilidade em seus trabalhos e afins.

Revisão da Literatura

A definição de RSC é muito variável então temos 4 modelos de grande importância que se complementam, com os princípios de que para uma empresa é importante ter lucros consistentes, respeitando as leis e legislações, mantendo a moral e ética e acordo com a sociedade, contribuindo para o seu bem estar e cuidado com o meio ambiente. Todos os pontos precisam apresentar benefícios para ambas as partes e deve-se pensar em todos os envolvidos em um determinado processo.

Há também debates sobre a inclusão da RSC nas estratégias das empresas com verbas pré definidas para atingir um objetivo social e vantagem competitiva melhorando sua imagem diante da sociedade e camuflando certos pontos negativos no crescimento das empresas.

Essas preocupação social e ambiental que as empresas demonstram melhora sua imagem e cativa o consumidor que acaba por optar por seus produtos e serviços devido a esse ponto. Mas tudo precisa ser feito de forma clara e devida pois se a empresa não cumpre com oque diz a esse respeito acaba por sujar sua imagem.

Metodologia

Foram feitas pesquisas com alunos da graduação de diversas universidades para identificar como e quanto o meio acadêmico abordava o assunto de RSC. A pesquisa foi qualitativa identificando que entre os alunos de graduação há muitas dúvidas e pouco conteúdo de pesquisa e informação.

Com o repentino crescimento de debates sobre RSC é natural que não tenhamos base de pesquisa de qualidade, pois, isso é devido a uma geração preocupada com o meio ambiente que possui comunicação rápida e fácil.

Descrição e análise dos resultados

As faculdade utilizadas como amostra na pesquisa não possuem disciplinas obrigatórias voltadas para RSC, somente em relação á ética e filosofia, mas possuem disciplinas optativas relacionadas a sustentabilidade, ética profissional e responsabilidade social.

Foram entrevistados 30 alunos, destes homens e mulheres com idades entre 21 e 40 anos. A maioria teve algum contato sobre o tema no ambiente de trabalho, monografias e trabalhos. Houve demonstração de interesse sobre o tema entre os entrevistados pois consideram a prática da RSC algo que agrega valor para as empresas, para o desenvolvimento da sociedade, meio ambiente e reduz os impactos causados pelas organizações.

As disciplinas obrigatórias nas instituições representam somente uma parte da RSC e isso limita o conhecimento dos estudantes sobre o assunto. O ideal seria que os estudantes tivessem ciência do quanto ter conhecimento nessa área pode ser bom para eles tanto profissionalmente como em suas vidas pessoais.

Alguns estudantes relataram também que consideram de grande importância que as empresas demonstrem preocupação com a parte menos favorecida da sociedade e com o impacto que sua empresa causa no meio ambiente. Isso é um grande diferencial diante do descaso pelo restante das empresas e organizações públicas.

Mas apesar de considera-la importante, os alunos declararam que somente fariam uma disciplina relacionada a RSC se estivesse na grade obrigatória do curso de graduação e em caso de optativas somente cursaram/cursariam de acordo com os horários de disponibilidade. Se a instituição quer que os alunos se interessem pelo assunto, teria que tornar a disciplina obrigatória e pensar em incentivos para que os alunos aproveitem a disciplina.

Alguns alunos acreditavam não haver nenhuma disciplina relacionada a RSC na faculdade enquanto outros sabiam da existência e já haviam cursado mostrando divergência no conhecimento. O relato

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)   pdf (45.3 Kb)   docx (13.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com