TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESPONSABILIDADE SOCIAL - Estudo de caso

Por:   •  18/6/2017  •  Trabalho acadêmico  •  5.085 Palavras (21 Páginas)  •  393 Visualizações

Página 1 de 21

FACULDADE DE TECNOLOGIA CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE

CURSO DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

CAMPUS PONTE RASA

TGI

TRABALHO DE GRADUAÇÃO INTERDICIPLINAR

MÓDULO BRANCO – RESPONSABILIDADE SOCIAL-EAD

Professora – RH N:

Profª Rosana Valinas Llausas

Coordenadora do Curso:

Profª Maria Aparecida Basílio

Coordenadora Geral:

Eunice da Silva Nogueira

           SÃO PAULO 2011

2º SEMESTRE


RESUMO

A visão dos consumidores está mudando e exigindo uma mudança nos valores da organização, e isso faz com que o mercado invista em mudanças, projetos e até mesmo em seu marketing.

A responsabilidade social empresarial é a forma de a organização prestar contas com todos aqueles que colaboram para seu crescimento, e para administrar isso é necessária a implantação do sistema de Gestão de Responsabilidade Social para buscar sua certificação na SA 8000, que envolve a preocupação e o comprometimento com todos seus stakeholders, buscando o bem estar de todos, através de ações e programas.

O responsável por essa implantação é a área de Recursos Humanos, atendendo ao pedido da alta direção, que verifica a necessidade da organização. O RH analisa a situação atual da empresa, onde são constatados os problemas que precisam de ação imediata e qual o meio de resolução do mesmo.

A Casel Veículos identificou um alto índice de absenteísmo e insatisfação dos colaboradores, com isso, começaram as escolhas dos responsáveis da administração, e análises dos procedimentos do sistema. Além de representantes da alta direção da empresa, pessoas com cargos inferiores os da gerência também foram escolhidos para garantir que todos ficassem sabendo dos procedimentos e das decisões tomadas.

Dentre as etapas de implantação foi necessária a elaboração de uma política baseada nos princípios da organização, e deve ser seguida por todos, foram estabelecidos treinamentos de periódicos e de contratação sobre a responsabilidade social exercida pela empresa, quais os requisitos legais que deveriam ser exercidos, como devem ser as auditorias, e a ordem de etapas a serem seguidas.

A Casel veículos identificou as principais causas dos problemas com o seu público interno e criou dois programas para a resolução destes, um dos programas o “INOVAR”, é o responsável pela inclusão digital dos colaboradores, já o “ReciCASEL” é o programa onde todos da organização colaboram com a reciclagem dos materiais, o valor obtido com a venda desses materiais é revertido em festas, aparelhos eletrônicos, e tudo que é voltado ao bem estar de todos.

Com ajuda da certificação conquistada com o sucesso do sistema de gestão voltado para a Responsabilidade Social, a empresa constrói um marketing positivo, capaz de ser o diferencial dentre tantas empresas do mesmo ramo.


SUMÁRIO

1.        INTRODUÇÃO        1

2.        Apresentação da Empresa        4

3.        Responsabilidade Social        6

4.        Responsabilidade Social na Casel Veículos        7

5.        Identificação do Problema        8

6.        Implementação do Sistema de Gestão da Responsabilidade social        11

6.1.        Definição do grupo de trabalho (comitê)        11

6.2.        Política da responsabilidade social        12

7.        Planejamento do Sistema de Gestão da Responsabilidade Social na Casel Veículos        12

7.1.        Responsabilidades        12

7.2.        Treinamentos e Conscientização        13

7.3.        Requisitos Legais        13

7.4.        Metas e Objetivos        13

7.5.        Programas        14

8.        Auditorias Internas        15

9.        Ações Corretivas        15

10.        Auditorias De Certificação        15

11.        Manutenção e Melhoria Contínua        16

12.        Procedimentos do Sistema da Gestão da Responsabilidade Social        16

CONCLUSÂO        18

REFERÊNCIAS        19

ANEXOS        20

1.        POLÍTICA DE RESPONSABILIDADE SOCIAL        1

2.        PROGRAMA INOVAR        3

3.        RECICASEL        4


  1. INTRODUÇÃO

As inovações tecnológicas tem sido de vital importância no desenvolvimento mundial, sempre com foco na modernização e consequentemente o crescimento acelerado, contudo esta evolução tão veloz traz consigo fatores que devem ser mais bem analisados, pois o meio ambiente esta sendo deixado de lado, a sociedade esta crescendo de forma impressionante e os prejuízos e danos trazidos com este progresso, reflete diretamente no desenvolvimento sustentável, o qual sugere, de fato, a redução do uso de matérias-primas e produtos e o aumento da reutilização e da reciclagem. As empresas e cidadão precisam estar mais cientes que existe uma relação de causa e efeito entre o meio ambiente e a sociedade em geral, ou seja, o que se faz hoje de forma desordenada refletida nitidamente nas gerações futuras, por isso, organizações devem adotar uma postura um tanto quanto inovadora, sabendo usufruir dos benefícios que a terra lhe proporciona sem agredi-la, mas agindo de forma amistosa com o meio em que vive, procurando sempre a melhoria continua.

Mas fique claro: responsabilidade social não é a mesma coisa que obrigação social prevista em lei quanto ao pagamento de impostos, encargos e salários; nem pode ser confundida com a resposta social que é a capacidade das empresas de se adequarem às mudanças no campo social, econômico e técnico. A responsabilidade social é a obrigação que as empresas assumem de buscar metas que, a meio e longo prazo, sejam boas para elas e também para o conjunto da sociedade na qual estão inseridas. (Leonardo Boff)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (34.2 Kb)   pdf (945.8 Kb)   docx (382.8 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com