TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTUDO DE CASO ÉTICA, SUSTENTABILIDADE E RESPONSABILIDADE SOCIAL

Por:   •  29/10/2018  •  Projeto de pesquisa  •  718 Palavras (3 Páginas)  •  607 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

...............................................................................................................................

ÉTICA, SUSTENTABILIDADE E RESPONSÁBILIDADE SOCIAL

WELLINGTON DE CARVALHO CARDOSO - 500862018

Morte e Filosofia

...............................................................................................................................

Guarulhos

2018


wellington de carvalho cardoso

Morte e Filosofia

Estudo de caso apresentado ao Curso ós Graduação em Gestão de essoas  da Faculdade ENIAC para a disciplina  Ética, Sustentabilidade e Responsabilidade Social

Prof. Ovidio Lopes da Cruz Netto

Guarulhos

2018


[pic 2]

Respostas

.............................................................................................................

QUESTÕES PROPOSTAS

Após a leitura, realize uma discussão filosófica com os colegas a respeito da morte e do que ela representa na sociedade contemporânea.

O início para a produção desta Discussão filosófica partiu do corpo docente da faculdade Eniac, para o curso de pós-graduação em gestão de pessoas, que ao longo dos anos vem contribuindo para a formação de profissionais capacitados para o mercado de trabalho e para a vida.

Tendo em vista esse importante papel e seguindo os mais elevados critérios de excelência no trato com os temas propostos, e com a tradição filosófica, apresento neste simples estudo de caso o resultado de um esforço, e uma mostra da diversidade de temas de pesquisas. O tema proposto discutido foi; “Morte e Filosofia”.

A morte é uma questão que todo o mundo se coloca. Talvez não hoje... mas um dia, necessariamente. Amanhã talvez, devido a um conhecido, um amigo que está em vias de nos deixar.
Alguns dizem: "Talvez quando chegar a morte , oque veremos quando estivermos lá.
Outros passam a vida inteira preparando esse encontro do além, preparando a eternidade, tal é sua importância.
Mas sem dúvida todos sentimos repugnância ao pensar na morte porque somos feitos para a vida. Eis porque é muito útil esclarecer o que podemos saber sobre a vida depois da morte.
Entre as respostas tão diferentes que nos são propostas, o que crer? Em quem acreditar? Os materialistas, os "ateus" dizem: "tudo acaba com a morte, não há senão o mundo que continua a girar".
Os judeus, os muçulmanos e os cristãos acreditam que depois desta vida há uma vida eterna de felicidade com Deus. Os cristãos, em particular, dizem que nós ressuscitaremos com nosso corpo, como Jesus Cristo.

Poucas são as coisas na vida que podemos ter certeza. A única delas, é de que um dia vamos chegar ao leito de nossa morte. Posições religiosas de diversas doutrinas encaram a morte de maneira diferente, como a vida eterna pós morte, ou a volta a este mundo em forma de algum animal ou planta. O fato é que a morte é uma realidade que causa impacto em todos os seres.

O que a morte representa na sociedade contemporânea?

É uma questão muito difícil de se responder, tendo em vista que cada um a vê de uma maneira diferenciada. A todo caso, podemos notar que causa muito espanto, um receio sobre o incerto futuro que pode vir após esta passagem, assim como certamente causava às sociedades anteriores. O esperar pelo fim da vida pode até motivar as pessoas a viverem uma jornada feliz, buscando aproveitar cada segundo que resta a partir do nascimento, o que por outro lado, pode ser perigoso, pois quando se deseja a felicidade pensando apenas em aproveitar a vida na terra, o ser humano pode se esquecer de alguns valores morais que visam o respeito à dignidade do outro simplesmente para que enquanto caminha com vida nesta terra tenha a satisfação de seu ego o máximo possível preenchida. Algumas vezes essa busca pela satisfação, através da corrida contra o tempo, provoca reações negativas na sociedade que cada vez mais incentiva a felicidade própria esquecendo-se de que é necessário, respeitar outros valores que, por outro lado, ao respeitar, pode ferir o próprio ser.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (130 Kb)   docx (48.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com