TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Economia

Por:   •  16/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  437 Palavras (2 Páginas)  •  236 Visualizações

Página 1 de 2

É fato que há tempos a economia brasileira vem apresentando um baixo crescimento econômico comparado aos indicies de 2004 a 2011 e ao crescimento do PIB dos países emergentes citados no livro em questão.

No texto, o autor intitula o Brasil como um importante ator no cenário mundial, levantando uma série de características para tal atuação. Durante este período é possível perceber uma substancial melhoria na renda e na qualidade de vida das famílias mais pobres, uma queda quase continua da taxa de desemprego e expansão do crédito, um desenvolvimento, mesmo que pequeno, dos setores de energia, transportes, medicamentos, além de uma forte potência agrícola que atraiu investimentos estrangeiros no país.

Beneficiamo-nos também do crescimento de países como a China, que passaram a demandar mais recursos minerais e energéticos elevando os valores das commodities e diminuindo o valor da mão de obra. O resultado é uma mudança radical dos “termos de troca”, ou seja, o aumento dos preços de exportação em relação aos preços de importação permite que um volume maior de importações seja comprado com o mesmo volume de exportações. A melhoria implícita do poder real de compra da economia é equivalente a uma transferência de recursos do resto do mundo para a economia local, tendo impactos positivos sobre consumo, poupança e investimento e, consequentemente, sobre o crescimento.

        Desse modo, pergunta-se: quais as principais causas do baixo crescimento econômico

Brasileiro?

A resposta deve ser buscada na estrutura de um modelo de desenvolvimento esgotado. Baseamos nossa politica no crescimento da classe média confiando no aumento de potencial de consumo, mas não continuamos a investir em mão de obra qualificada e infraestrutura, o que está causando um desequilíbrio grave na economia.

        A desaceleração do crescimento, a pressão inflacionária, a piora da balança comercial e as medidas para reduzir a rentabilidade das empresas em diversos setores, diminuíram a confiança dos investidores no país.

        É claro que o cenário mundial sempre interfere no crescimento de qualquer país, mas podemos dizer que no caso do Brasil isso não se aplica, pois temos características econômicas similares aos outros países considerados “emergentes” mas fomos o que menos cresceu deixando claro que a culpa é do modelo econômico que favorece o consumo, apenas!

        O que o país precisa é uma estratégia de desenvolvimento de longo prazo.

Para colocar o Brasil no caminho da prosperidade precisamos acumular capital e inovação, algo que só é possível de se obter com altas taxas de poupança e investimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (42.6 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com