TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo de Artigo

Por:   •  2/8/2023  •  Resenha  •  1.017 Palavras (5 Páginas)  •  46 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE DE MATO GROSSO DO SUL

CAMPUS NOVA ANDRADINA

CURSO DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO

IZABELLE MARIA SEICHAS SIMÃO

ATIVIDADE SUBISTITUTIVA NA DISCIPLINA DE PSICOLOGIA

NOVA ANDRADINA – MS

2023

Segundo o artigo apresentado, podemos observar que o assunto abordado no mesmo tem como tema “Relações entre suporte organizacional e saúde mental do trabalhador”. Sabendo que atualmente a preocupação com a saúde mental dos trabalhadores vem crescendo através de discussões coletivas e encontros quanto pelas organizações por entre programas de comodidade de vida no trabalho, e que de fato isso reflita na falta de importância dada à saúde mental, que não se saiba o que fazer para promover essa saúde mental nos locais de trabalho. Antes que os problemas estejam instalados, as organizações buscam outras novas fontes de melhorar a produtividade. Apesar de algumas organizações realizarem atividades focadas a diminuição do sofrimento psíquico de seus colaboradores, com modos em Qualidade de Vida no Trabalho (QVT). O novo empregado ao fazer parte de uma instituição já possui um cenário prévio sobre o que poderá realizar profissionalmente, como produzir e como será gratificado por isto pela organização. O constructo Percepção de Suporte Organizacional (PSO) faz parte dessas expectativas citadas a cima, Ele se refere aos valores do indivíduo acerca do reconhecimento e da retribuição dados pela organização ao seu trabalho. Sendo assim este assunto absorve outros aspectos que também entram na mesma temática do artigo apresentado. Entende-se que este assunto interfere em outros temas sendo eles: Saúde Mental dos Trabalhadores; Bem-Estar e Bem-Estar no Trabalho; Estresse; Burnout; Depressão e Ansiedade.

A Saúde Mental dos Trabalhadores, Segundo a Organização Mundial da Saúde (WHO 1948), a saúde é definida como “um estado completo de bem-estar físico, mental e social e não somente ausência de doença ou enfermidade”. Sendo assim diante informação, busca alterar de forma centrada na doença ou na sua ausência, e focar na progressão do bem-estar. O Bem-Estar e Bem-Estar no Trabalho a psicologia mostra como o bem-estar tem dois grandes aspectos sendo eles: O Bem-estar subjetivo (BES), seu fundamento é pela satisfação e felicidade; O Bem-estar psicológico (BEP), baseado no desenvolvimento das capacidades humanas. A amplificação da BEP vem de críticas ao conceito de BES, basicamente em relação ao funcionamento bem sucedido das pessoas e aos estados psicológicos. O modelo de bem-estar psicológico é acompanhado por seis componentes Autoaceitação; autonomia; Relacionamento positivo com outras pessoas; Crescimento pessoal; Domínio do ambiente; Propósito de vida. Sabendo que o bem-estar no trabalho (BET) não possui muita clareza diante sua definição. A primeira de suas perspectivas é a que busca refletir o conceito positivo da saúde. Já a segunda perspectiva vincula-se ao um polo positivo de saúde juntamente com mais três vínculos afetivos positivosSatisfação no trabalho acompanhada com cinco tópicos importantes, sendo eles:

Por fim os dois últimos vínculos afetivos positivo que são Envolvimento com o trabalho e comprometimento organizacional.

Estresse

O Estresse bastante conhecido como desgaste que ocorre no processo de adaptação, a mesma é considerado como uma resposta fisiológica e comportamental do indivíduo para se adaptar aos estímulos internos e externos  Já um levantamento, entre pesquisas encontrou que o estilo gerencial autoritário e a falta de consideração pelos colaboradores em relação aos seus subordinados estimularem o estresse nos funcionários.

Burnout

 O Burnout, significa aquilo que deixou de funcionar por absoluta falta de energia. Burnout é uma síndrome psicológica que possui duas definições uma delas é mais antiga e especifica, a outra definição mais vigente descreve como uma doença decorrente do estresse ocupacional crônico. Existe uma diferença entre as duas definições, isso ocorre pois os estudos sobre Burnout no começo encontravam a doença em categorias ocupacionais. Exaustão emocional (ou simplesmente exaustão); Despersonalização (ou cinismo) e Diminuição da realização profissional (ou ineficácia).

Depressão e Ansiedade

A Depressão e Ansiedade são estudadas desde IV A.C. Sua relevância cresce como uma das doenças mais importantes. A doença atinge atualmente 350 milhões de pessoas e a porcentagem de crescimento é de que 5% de todo o mundo já  tiveram sintomas depressivos (OMS, 2012). A depressão em si tem como sintomas psíquicos o humor depressivo como tristeza de menosprezo e de culpa. Por sua parte, ansiedade relaciona-se a sentimento de medo ou uma outra emoção relacionada a mesma, ela faz parte da vida humana, mas torna-se patológico. Por fim é importante ressaltar que  depressão e ansiedade estão interligadas e destacar que a necessidade das organizações considerar que a saúde mental dos funcionários é extremamente importante para elas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)   pdf (72.1 Kb)   docx (10.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com