TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo de Gestão Empresarial

Por:   •  4/11/2019  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.089 Palavras (9 Páginas)  •  137 Visualizações

Página 1 de 9

FUNDAMENTOS DE GESTÃO EMPRESARIAL

MÓDULO 1

1.  As organizações, a administração e as funções do administrador

Organizações: Grupos estruturados de pessoas que se juntam para alcançar objetivos comuns. Uma entidade que possui um propósito, é composta por pessoas ou membros e tem uma estrutura de divisão de trabalho.

Administração: Processo de coordenação do trabalho dos membros de uma organização e alocação dos recursos organizacionais para alcançar os objetivos estabelecidos de uma forma eficiente e eficaz.

                Eficiência: Capacidade de realização das atividades da organização minimizando a utilização dos seus recursos

                Eficácia: Capacidade de realizar as atividades da organização de modo a alcançar os objetivos estabelecidos

As organizações podem ser formais ou informais:

        Organizações formais: Para que exista uma organização formal é necessário, além do objetivo, um conjunto de regras mais ou menos permanentes e uma estrutura estabelecendo os papéis e as relações entre seus membros.

        Organizações informais: se baseia na formação de grupos de interesses, que são grupos informais na organização que se juntam em razão de um interesse comum, em geral, não relacionado aos interesses da organização.

Podemos, portanto, concluir que para que exista organização é preciso que exista: (a) objetivo; (b) divisão de trabalho; (c) fonte de autoridade (formal ou informal); (d) relações entre pessoas e grupos. Além de objetivos e recursos, as organizações têm dois outros componentes importantes: processos de transformação e divisão do trabalho.

Figura 1 – Principais componentes das organizações

[pic 1]

Objetivos : As organizações são grupos sociais que buscam deliberadamente realizar objetivos. O objetivo principal (também chamado missão ou negócio) é o fornecimento de alguma combinação de produtos e serviços. Por meio do fornecimento de pro- dutos e serviços, outros objetivos são realizados. Por meio do fornecimento de bens e serviços, as organizações procuram alcançar outros resultados: atender a necessidades de seus clientes, proporcionar lucro e subsistência para seus proprietários e investidores ou cumprir um papel na sociedade, sem objetivo de lucro.

Recursos : As pessoas são o principal recurso ou insumo das organizações. Em essência, as organizações são grupos de pessoas que usam recursos: recursos materiais, como espaço, instalações, máquinas, móveis e equipamentos, e recursos intangíveis, como tempo e conhecimentos.

Processos de transformação : Por meio de processos, a organização transforma os insumos para produzir resultados. Um processo é um conjunto ou sequência de atividades interligadas, com começo, meio e fim, que utiliza recursos, como trabalho humano e equipamentos, para fornecer produtos e serviços.

Os tempos de mudança – Vídeo do Idalberto Chiavenato: O administrador deve estar atualizado, buscar novas competências. Atualizado com as práticas vigentes no mercado e principalmente as competências comportamentais. Também deve construir lideranças e equipes nas organizações como forma de sobrevivência em tempos de mudanças. Estes são elementos fundamentais para o sucesso de qualquer administrador na condução do seu negócio.

Assista à entrevista em que Jack Welch, presidente da GE,  dá dicas de como se constrói uma organização vencedora a partir de quatro pilares: definir a missão e para onde a empresa irá,  determinar certos comportamentos para os funcionários, missão e comportamentos e missão e valores, franqueza, ou seja, falar sem rodeios para as pessoas gera diferenciação, dentre outros. Os exemplos dados pelo autor contribuem para o aprendizado do futuro administrador que quer ser um empreendedor de sucesso.

2. A administração nas organizações brasileiras

Diferença entre administração e administrador é que administrar é obter resultados por meio de pessoas, ou seja, é o ato de trabalhar com pessoas para realizar os objetivos da organização e de seus membros. O administrador é aquele que conduz um grupo de pessoas para os resultados desejados.

Níveis hierárquicos e a administração: O que garante o sucesso de uma organização é a integração e a coordenação das ações dos administradores dos três níveis hierárquicos: Tático, Estratégico e Operacional.

Nível estratégico: Atuação estratégica, abrangendo toda a organização (Administradores de topo)

Nível Tático: Atuação tática, com foco em uma unidade ou área funcional (Gerentes)

Nível Operacional: Atuação operacional, específica de uma operação ou tarefa (Supervisores de 1ª linha)

Existem administradores em todos os níveis organizacionais. No entanto, é a coordenação entre estes que garante o sucesso da organização como um todo. Apesar de todos possuírem diferentes funções, elas estão interligadas, e essa sintonia permite à organização alcançar seus objetivos.

O processo de administração definido por Henri Fayol: Processo dinâmico que compreende quatro funções: planejamento, organização, direção e controle. Todas as funções são executadas de forma inter-relacionadas e não necessariamente sequencial.

Planejar: Definir os objetivos e desenvolver estratégias e ações para alcançá-los

Organizar: Definir o que deve ser feito, como deve ser feito e quem deve fazer

Dirigir: Liderar e motivar os membros da organização

Controlar: Monitorar o desempenho para garantir que os objetivos sejam alcançados.

Peter Drucker e os fundamentos da administração: Uma abordagem relevante a se destacar é que “organização e administração estão intrinsicamente ligadas, uma não vivendo sem a outra. Uma organização sem a administração é apenas um amontoado de pessoas.” 

Habilidades do administrador:

  • Habilidades técnicas: Envolvem o uso de conhecimento especializado e a facilidade na execução de técnicas relacionadas ao trabalho e aos procedimentos de realização. (manuseios de coisas físicas – supervisão – nível operacional)
  • Habilidades humanas: Estão relacionadas ao trabalho com pessoas e referem-se à facilidade de relacionamento interpessoal e grupal. ( relacionamento interpessoal – gerência – nível intermediário)
  • Habilidades conceituais: Envolvem a visão da organização como um todo. Estar apto a compreender as várias funções da organização, complementá-las entre si. ( ideias e conceitos abstratos – alta direção)

As competências – qualidades de quem é capaz de analisar uma situação, apresentar soluções e resolver assuntos ou problemas - são o maior patrimônio pessoal do administrador. Em um mundo de constante mudança e transformação, o segredo é adquirir competências duráveis. Para ser bem-sucedido, deve-se possuir 4 competências:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.1 Kb)   pdf (206.8 Kb)   docx (15.6 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com