TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo do Artigo A essência do profissionalismo no Serviço Público.

Por:   •  24/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  440 Palavras (2 Páginas)  •  991 Visualizações

Página 1 de 2

CAIDEN. G. E. VALDÉS. D. A. A essência do profissionalismo no Serviço Público. Revista de Informação Legislativa. Brasília a. 35 n. 138 abr./jun. 1998.

                                                      Resumo

O presente artigo visa descrever A essência do profissionalismo no Serviço Público, para tal analisou os valores do profissionalismo no Serviço Público, em paralelo a algumas atribuições relativas às atividades laborais a serem realizadas diariamente.

O profissionalismo no serviço público ganhou grandes proporções quando a partir da observação de que os profissionais que atuavam nos setores públicos eram demasiadamente incapazes de realizar as atividades laborais de maneira eficiente se tornou evidente, especialmente quando o governo se enfraqueceu, reduzindo consideravelmente sua capacidade de prerrogativas, afetando dessa forma os valores que estes sustentavam, gerando certa frustração com o levado aumento do desemprego, ao invés do crescimento.

Como forma de sanar a deixa, o governo decidiu criar planos de carreiras, baseados em algumas exigências, assim podem-se dizer, tais como: que o servidor aprendesse o seu ofício (no caso, a arte da administração pública) cuidadosamente, tornassem-se proficientes na especialidade escolhida, estabelecesse um modelo pessoal de conduta e comportamento exemplares, que se evitassem ao máximo, situações de conflito, colocando a preocupação altruística pelo interesse público acima do próprio interesse pessoal, dentre outras. No entanto a realidade vista é de profissionais acomodados que, mediante a segurança proporcionada pelo concurso prestado, não buscam crescimento e não agem de forma a favorecer o cliente, trabalham meramente para cumprir suas rotinas e garantir os benefícios e salários de direitos aos cargos prestados.

O bem estar promovido pelos benefícios públicos não podem ser mensurados quantitativamente, entretanto deve objetivar sempre a qualidade e vida de quem o recebe, embora essa não seja uma realidade vivenciada pelos usuários dos setores públicos.

O profissional do setor público se difere do privado, “neste último, os atores são responsáveis somente perante si mesmos, nos limites estabelecidos pela lei. Na área pública, os atores são responsáveis perante o público, tanto pelo que fazem quanto pelo que deveriam fazer, mas negligenciaram” (P. 146).

O profissionalismo no setor público é de fato de suma importância para o cidadão, principalmente na clareza de suas verdades, pois o se o púbico sofre com mentiras, em consequencia agirá da mesma forma, é preciso ser um profissional atento, que aja com uma integridade incorruptível, sempre com altruísmo pensando no coletivo e não no individual, fazendo de seus interesses prioridade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (63.5 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com