TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo do Capitulo de fundamentos da adminstração

Por:   •  30/3/2021  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.009 Palavras (5 Páginas)  •  118 Visualizações

Página 1 de 5
  1.          Podemos definir organização como um grupo de pessoas que almejam um objetivo comum e administração como coordenar os trabalhos e os membros deste grupo para alcançar os objetivos de formas mais eficazes e eficientes, e os administradores são importantes pois conhecem os meios para que se tenha um bom processo, uma coordenação de tarefas com uma forma mais eficaz visando sempre a maior eficiência possível.

  1.          A eficácia busca maximizar a realização de objetivos enquanto a eficiência visa minimizar os recursos gastos, mas o melhor para uma organização será sempre buscar uma correlação entre as duas, onde se tenha uma maior obtenção de resultados com um desperdício quase nulo, acarretando no maior lucro possível para a instituição.

  1.          As funções básicas são: Controlar, Dirigir, Planejar e Organizar e elas se relacionam porque apesar de serem independentes elas sempre buscam alcançar os objetivos estabelecidos pela a organização, monitorando, liderando, definindo e organizando como

deverá ser feito cada parte do projeto.

  1.          Quanto maior o nível organizacional de um administrador, mais ele planeja e menos dirige, isso quer dizer que quanto maior sua posição, maiores são suas responsabilidades, mas isso não quer dizer que eles não desempenham as funções básicas, mas cada um

tem uma forma de desempenha-las.

  1.          As principais áreas funcionais são da organização são: produção e operações, marketing e comercial, finanças e recursos humanos.

Produção e operações: É considerada o “coração” de sua atividade, pois é uma operação que se envolve na produção e na prestação de serviços, representando o modo de transformar os insumos em produtos ou serviços, agregando valor para alcançar os objetivos da organização. Envolvendo planejamento do produto, instalações, processo produtivo, organização do trabalho, planejamento da produção, administração de estoques, controle e compras.

Marketing e comercial: Seu foco principal é satisfazer os clientes, influenciando seus comportamentos e desta forma alcançando os objetivos da instituição.

Tendo como principais funções: Pesquisa de mercado, produto, preço, distribuição comunicação e as vendas.

Área financeira: É onde se lida com todos os aspectos que se envolvem com os recursos financeiros, captando e utilizando de forma eficaz os recursos financeiros da organização, com as funções de analisar, informação de gestão, investir, financiar e distribuir os dividendos conquistados.

E por último vem a área de recursos humanos, sendo uma das mais importantes, pois se trata de organizar as pessoas, devendo buscar, preparar e desenvolver as pessoas para se adequar aos objetivos da organização, com a responsabilidade de implementar as politicas e procedimentos que regulam as relações da organização com seus membros, planejar os recursos, recrutar e selecionar, treinar e apoiar o desenvolvimento, avaliar o desempenho, melhorar as condições de trabalho e remunerar os membros.

  1.          De acordo com Mintzberg, todos os administradores desempenham papeis interpessoais, informacionais e decisórios, se agrupando de várias maneiras diferentes, mas relacionados. Sendo o interpessoal uma forma de envolver as relações com outras pessoas, membros ou não da organização, já o papel informacional envolve a coleta, processamento, e a comunicação dos aspectos de trabalho e por último o decisório que é toda e qualquer tomada de decisão, como empreender, solucionar conflitos administrar recursos e negociar.

  1.          São habilidades do administrador a habilidade conceitual, humana e técnica, tendo como habilidades conceituais o topo da hierarquia, depois as habilidades humanas e por fim as habilidades técnicas, comum no nível operacional, na base do triângulo.
  1.          Segundo uma pesquisa realizada pela betânia tanure barros e Marco Aurélio Prates, a cultura brasileira se divide em quatro grandes temas, o institucional, pessoal, líder e liderados. Utilizando a figura 1.9 para exemplificar os temas, fica mais fácil a compreensão.

[pic 1]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)   pdf (259.1 Kb)   docx (215.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com