TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo do Capítulo Dois: Pensando como um Economista.

Por:   •  6/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  786 Palavras (4 Páginas)  •  1.557 Visualizações

Página 1 de 4

Resumo do capítulo dois: Pensando como um economista.

O economista como cientista:

Embora os economistas não trabalhem em laboratórios e nem usem telescópio, são cientistas da economia, pois a ciência em sua essência é o método cientifico. Este permite que tanto economistas, quanto químicos formulem teorias, através de coleta e observações de dados e as testem para aprovar ou reprovar tais teorias.

O método cientifico: observação, teoria e mais observação:

A comunicação entre teoria e observação faz parte se faz presente dentro do campo de estudo da economia. Oque difere o estudo observatório e teórico do físico e do economista é que o físico trabalha com objetos diretos enquanto que o economista terá que trabalhar com os dados que o mundo o oferece. Pois foge de seu controle por exemplo: a politica monetária de um país. Não é possível controlar a mesma apenas para gerar um banco de dados.

Uma ferramenta para os profissionais da economia é analise histórica. Vários episódios passados nos mostram o comportamento da economia diante de diversas situações, e assim permite classificar e exemplificar as teorias econômicas atuais.

O papel das hipóteses:

Hipóteses são a simplificação da realidade complexa (real). A arte do pensamento científico esta na decisão de que hipótese formular. A formulação de hipóteses é fundamental na construção dos métodos econômicos, outra opção são os modelos matemáticos.

Modelos econômicos:

 Ajudam os economistas a aprender o funcionamento do mundo. Os modelos econômicos são formados por equações e diagramas. Em sua maioria os modelos tanto econômicos, quanto os físicos ou biológicos afastam fatores irrelevantes para o assunto em questão. Como os modelos são construídos por hipóteses eles tem a função de simplificar a realidade para facilitar seu entendimento.

Primeiro modelo: o diagrama do fluxo circular da renda:

Este modelo leva em consideração dois tomadores de decisões, as empresas e as famílias. As empresas produzem bens e serviços através dos fatores de produção (ex: terra,capital), as famílias são os proprietários e fornecedores deste fatores de produção e logo consomem todo os bens de serviços produzidos pelas empresas. Este diagrama de fluxo circular é bem simples e abstrai vários elementos, como: o governo e o comércio internacional.

Modelo 2: Fronteira de possibilidades de produção:

Consiste em um gráfico que mostra diversas combinações de produto que a economia pode produzir potencialmente, de acordo com os fatores de produção e a tecnologia disponíveis.

Micro e Macroeconomia:

Assim como outras ciências a economia também é estudada em níveis. Esta é dividida em dois subgrupos bem amplos. A microeconomia é o estudo em que se observa as decisões individuais de empresas e famílias e suas interações em determinados mercados. A macroeconomia é o estudo da economia como um todo, engloba todo os fenômenos econômicos (inflação, desemprego, crescimento econômicos, por exemplo).

Economista como formulador de política econômica:

Os economistas são questionados de diversas formas, no texto o autor cita o exemplo seguinte: “porque o desemprego é maior entre adolescente do que entre pessoas mais velhas?”. Neste caso cabe aos economistas sugerir ao governo  um plano na melhoria do padrão de vida dos jovens. Quando os economistas atuam na tentativa de explicar o mundo são cientistas. Quando tentam transforma-lo são formuladores de política.

Análise positiva X Análise normativa:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (80.1 Kb)   docx (10.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com