TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo do Livro Admirável Mundo Novo

Por:   •  23/7/2022  •  Resenha  •  2.820 Palavras (12 Páginas)  •  185 Visualizações

Página 1 de 12

Livro "Admirável Mundo Novo"

Capítulo 1:

Neste capítulo, o autor faz a apresentação do cenário, usando o personagem do diretor para apresenta aos novos alunos a instalação, ou o Centro de Incubação e Condicionamento de Londres Central.

A partir disso ele explica o que ocorre, descrevendo cada trabalho realizado a começar pela  incubação dos fetos que consiste em criar seres humanos desde o embrião até o nascimento, com porte físico e condicionamento de acordo a casta em que ele pertencia, para assim cada indivíduo poder realizar um determinado o trabalho com base na sua casta, ou seja, fazendo com que eles sejam úteis trazendo estabilidade à sociedade.

Capítulo 2:

O diretor do Centro de Incubação e Condicionamento de Londres, faz uma demonstração aos novos alunos, onde eles “torturam” alguns bebês (Gamas) de casta baixa preparando-os psicologicamente (condicionando) para que eles não tenham afeição por livros, para que não perca um tempo ou se revoltem (não tenham conhecimento para assim serem submissos e não terem pensamentos críticos) e nem por flores (pois eram uma diversão gratuita que não gerava dinheiro para a fábrica). Esse processo possivelmente formaria a classe operária.

Em seguida, ele apresenta o tipo de tratamento dado aos bebês (Betas) que são a casta que não trabalham tanto e são superiores aos Gamas, Deltas e Épsilons.

Todos bebês ouviam som enquanto dormiam, com a intenção de adquirirem moralização e socialização.

OBS:Nome citado: Reuben Rabinovitch.

Capítulo 3:

A sociedade apresentada no livro aboliu as emoções (eliminado com a "soma" que é um produto, que os faziam ficarem felizes e sob controle), os relacionamentos (os termos “mãe” e “pai” eram vistos como pejorativos e nenhuma pessoa podia se relacionar com apenas um único indivíduo, pois ninguém era de ninguém) e não existem partos (isso é visto como algo selvagem, os bebês eram criados nas incubadoras).

Personagens:

Lenina: Vive na sociedade, como qualquer outra pessoa de sua classe, mas em alguns momentos ela sente falta de algumas coisas que nem ela consegue explicar. Ao longo a história ela irá quer viver uma paixão, porém isso não é aceitável dentro da sociedade em que ela vive, fazendo com que isso não é possível.

De início ela teve relacionamento com boa parte da empresa (o que era bem visto na sociedade, já que ninguém é de ninguém), mas neste capítulo ela está apenas com o Henry Foster, então acaba criando um interesse por Bernard, já que o mesmo o chamou para viajar para o Novo México.

Bernard: É um personagem de casta alta (Alfa), porém não é bem visto na sociedade, pois ele era um “erro de criação" (durante a incubação houve um erro de “fabricação” fazendo-o ser diferente tanto na forma de agir quanto no seu físico), isso fez com que ele fosse diferente da sociedade e rejeitado. Essas condições fizeram com que ele se excluísse da sociedade (algo proibido na sociedade, pois ninguém podia ficar sozinho, isso era visto com maus olhos), assim não aceitando-a como ela é.

Apesar de não existirem emoções nesta sociedade ele era triste e questionava a sua liberdade.

 

Capítulo 4:

O 4º capítulo inicia-se com a troca de funcionários ou fim do expediente. Na saída, Lenina e Bernard desciam de elevador, quando ela decide conversar sobre o convite que Bernard havia feito a ela, onde ela acabará de aceitar ali mesmo, porém Bernard ficou constrangido em falar no meio de colegas de trabalho e ela o chama de estranho por isso, pedindo em seguida para ele marcar a data em que vão para a cidade do Novo México para visitar a Reserva Selvagem, e sai ao encontro de Henry Foster.

Na segunda parte do capítulo, ele apresenta a vida de Bernard, onde revela um novo personagem que é seu amigo Helmholtz, eles eram bem parecidos, já que tinham os mesmos problemas em relação aos seus pensamentos, o que os diferenciavam da sociedade. Porém suas atitudes em relação a essas diferenças os distinguiam, pois  Bernard se sentia muito inferior a qualquer um de sua casta e necessitava ser arrogante com os de classes mais baixas para se sentir melhor, o que o fazia se sentir mal e se isolar mais dos outros.

Já Helmholtz, era convicto da autoridade que ele tinha e tinha prazer de se gabar por quem ele era.

Personagens:

Helmholtz Watson:  É o melhor amigo de Bernard, com quem ele se expressava de modo que não podia fazer na sociedade. Ele é Engenheiro em Emoção (escrevia para rádio, slogans, versinhos, cenários para filmes, etc.), mas ele queria ir além e poder se expressar artisticamente (“ser livre”), mas não o podia fazer.

Capítulo 5:

Lenina sai com Henry Foster para um passeio e passa toda sua noite com ele.

Já Bernard vai a uma Cerimônia de Solidariedade onde passa sua noite, na qual ele participava de um ritual que não concordava e/ou entendia.

OBS: A Cerimônia era em referência à Ford, já que eles o viam como um deus (símbolo T feito na Cerimônia era em referência ao modelo T de Ford).

Capítulo 6:

Bernard e Lenina saem em uma tarde juntos, mas a primeira vista não se dão bem, já que, são diferentes na forma de pensar. Ambos queriam fazer coisas diferente, mas Lenina acabou o convencendo a fazer suas vontades. Na saída do lugar onde passaram a tarde Bernard para o helicóptero próximo ao mar para observar a lua a sós, mas Lenina acha essa ação um absurdo. Durante o momento que estão a sós eles conversam e Bernard acaba falando coisas que para aquela sociedade eram absurdas, como aquele momento o fazia ser ele mesmo, o desejo de ser feliz e ter liberdade.

Bernard volta para casa com Lenina e toma sua soma, e se divertem a noite. Na tarde seguinte eles saem e acabam conversando sobre o corpo de Lenina (pois se achava gorda) e sobre as paixões (mais absurdos).

Na segunda parte, Bernard vai até o diretor pegar a autorização para a viagem, o diretor acaba contando sua história de quando esteve na Reserva Selvagem, e de como perdeu sua companhia nessa visita e nunca a encontrará, ele assina a autorização e ameaça Bernard de mandá-lo para a Islândia.

Finalmente Lenina e Bernard viajam até a reserva, ao chegarem lá Bernard vai atrás da assinatura do Conservador da Reserva para terem autorização de irem para lá (atravessar a barreira entre a sociedade e os selvagens), ele passa as instruções e o guia os leva para a reserva. Chegando lá o guia fala com um dos selvagens e mostra o local onde eles vão ficar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.8 Kb)   pdf (104.4 Kb)   docx (14.2 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com