TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESUMO LIVRO: Didática da Alfabetização Decifrar o Mundo

Por:   •  16/4/2020  •  Trabalho acadêmico  •  341 Palavras (2 Páginas)  •  253 Visualizações

Página 1 de 2

Livro:

Didática da Alfabetização- Decifrar o mundo

Antes mesmo de a criança saber ler, ela já observa, pensa e vai criando concepções a respeito da linguagem ao seu redor. No livro Didática da Alfabetização os autores descrevem a leitura e escrita como instrumento básico de inserção do cidadão na sociedade.

No entanto a realidade nas escolas de anos iniciais é bem preocupante, pois muitos educandos chegam à quarta série (ou mais) sem estarem devidamente alfabetizadas; essas crianças acabam passando de ano sem aprender e são condenadas ao fracasso escolar.

Já sabemos que a solução para mudar essa realidade esteja na capacitação dos educadores, pois ainda existem professores que acreditam apenas no método de educação tradicional sem ligação com a realidade e sem significado com a criança. É necessário que o educador tenha em mente que a alfabetização acontece devido a um processo de construção e que o educando é o autor de do seu saber, precisando de atividades lúdicas e desafiadoras para que se alfabetize.

Conforme explica o livro, não basta que o educador absorva o sentido de alfabetização; é necessário que ele respeite o conhecimento prévio do aluno no inicio da sua vida escolar entendendo o que a criança já sabe por leitura e escrita, os conhecimentos que possui e como a mesma aprende. Como a criança na educação infantil passava muito tempo brincando, os conteúdos devem ser apresentados por meio de jogos e brincadeiras pois eram assim que faziam parte do seu cotidiano, sendo assim a alfabetização mais prazerosa e interessante.

Essa leitura me possibilitou conhecer novas dinâmicas e práticas exercidas de forma ideal na sala de aula que são importantes para nossa formação docente, bem como métodos que fortalecem a importância da interação entre educando e educador, que é indispensável para um aprendizado efetivo. Trouxe também conhecimento das dificuldades enfrentadas pelos alunos em alfabetização e estratégias para potencializar o processo de aprendizagem. Tais dados são de suma importância para o pedagogo em sua formação, a fim de que possa dar um novo significado a sua pratica educativa e promover uma educação de qualidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (19.9 Kb)   docx (7.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com