TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo livro a paixao de conhecer o mundo

Por:   •  28/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  599 Palavras (3 Páginas)  •  5.730 Visualizações

Página 1 de 3

INTRODUÇÃO

Meu resumo falará sobre o relato de uma professora de educação infantil, que da aos seus alunos participação não só como resposta ao que ela pergunta, mas sim como ajudantes de seus próprios conhecimentos como alunos.

Madalena Freire, conhecida também por Madá, trás ao livro seu conhecimento diferente de ensinar seus alunos de ensino infantil, mostrando a eles maneiras prazerosas e interessantes de se aprender. Ela trás um diálogo aberto em suas aulas, envolvendo os pais das crianças, no qual correspondem ela positivamente sempre comparecendo aos seus convites e trazendo os materiais que ela pedi para trabalhar com as crianças em suas aulas. O livro é organizado em relatórios, como um diário de atividades, com muitos detalhes, sendo que os dois primeiros referem-se ao período de trabalho na escola Criarte, Madalena trás na primeira parte sua pratica que é um pouco dinâmica e trás objetivos sem muita interação com seus alunos.

Já a partir do terceiro relatório Madalena mergulha num mundo cheio de inquietações, ela interaja com as crianças. Se apaixona por este mundo onde o cognitivo e o afetivo estão totalmente juntos, e desta forma ela começa a construir o conhecimento junto com seus alunos.

Em um primeiro momento Madalena trás informações sobre atividades que ela realizou com as crianças, onde o principal era a construção do conhecimento por elas mesmas. Segundo Madalena “É nesse sentido que o professor não alfabetiza a criança; ele organiza os dados para que a criança se alfabetize” (FREIRE, p.68).

Logo após Madalena trás em seu livro a participação dos pais, onde através dos questionamentos e curiosidades das crianças, eles trazem seu conhecimento em áreas nas quais se formaram o que possibilita a interação das crianças não apenas com a professora Madalena e a escola, mas sim com seus familiares.

Através das perguntas das crianças, a professora estuda as dúvidas, porem deixa que as próprias crianças encontrem suas respostas. A rotina da turma também é algo extremamente explorado pela autora do livro, pois os alunos tinham um horário certo para todas as atividades o que facilitava a exploração por parte das crianças nos diversos momentos em sala.

Diálogos, gravuras, e desenhos feitos pelas crianças, eram uma das formas de registrarem todos os acontecimentos, ou pelo menos os mais importantes do dia.

O livro trás um relato de emoções e paixões sobre o conhecimento vivido por uma professora, que é construído pelas crianças, onde o professor deixa de lado o método de uma “receita” pronta de alfabetização por sua descoberta e investigação.

Em relação ao processos de descobertas a professora Malena prefere que o desenvolvimento infantil das crianças andem juntas. No trabalho dela não existe compartimentos específicos como: ciências, artes, alfabetização, etc. As descobertas vem de todas as áreas. Sua forma de trabalho permite que as crianças comparem a curiosidade como forma de conhecimento a respeito da realidade em que vivem.

Madalena Freire sempre mostra sua preocupação de ensinar bem para as crianças que elas estão descobrindo, conhecendo, aprendendo, e que tudo o que forem aprendendo deve ser algo compartilhado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (57.5 Kb)   docx (10.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com