TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo sobre palestra

Por:   •  9/4/2019  •  Resenha  •  335 Palavras (2 Páginas)  •  719 Visualizações

Página 1 de 2

Resumo a respeito da palestra a respeito da evolução do RH nas organizações.

A palestra teve como principal abordagem a evolução do sistema/setor de Recursos Humanos ao longo das últimas décadas; foi tratada a forma como o sistema funcionava antes da tecnologia e como é tratado agora, depois da tecnologia.

A priori, o RH era considerado um sistema extremamente burocrático, focado somente em processos como, por exemplo, recrutamento e seleção (sem nenhum tipo de suporte na divulgação de vagas e captação de talentos, contratava-se somente no “boca a boca” e por indicação) e admissão e demissão.

Nessa época os funcionários eram vistos somente como “mão-de-obra” e não costumavam sentir-se parte da empresa, o que refletia diretamente em diversas problemáticas tais como desmotivação e baixo desempenho.

Por não haver técnicas estratégicas, o RH também foi confundido ou até mesmo unificado com o setor de Departamento De Pessoal por muito tempo.

Posteriormente, começa a haver uma pequena evolução do sistema de RH, uma visão mais direcionada aos colaboradores, a fim de tratar, realmente, pessoas como pessoas (a essa altura já se sabia que desta forma as empresas obteriam mais resultados) e visualizou-se que, de fato, já houve melhora na parte operacional da empresa, pois a partir do momento em que os funcionários sentem-se parte da empresa, passam a valorizá-la mais.

Também na palestra, foi tratada a importância da boa Administração de Recursos Humanos, detalhadamente (para que possa haver maior crescimento das empresas e organizações) cujos passos principais são: Provisão, aplicação, manutenção, desenvolvimento e monitoramento de recursos para o trabalho bem feito - e de como as pessoas os executam.

Por último, foi colocada a maneira como sistema de Recursos Humanos está hoje, totalmente estratégico e com uma necessidade enorme da visão holística dentro das organizações: é preciso enxergar prós e contras de todas as ações antes de coloca-las em prática, é preciso atrair, desenvolver e reter pessoas, e acima de tudo, tratar pessoas como seres humanos - que além de produzir: criam, falham, idealizam, realizam e acima de tudo, sentem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (26.2 Kb)   docx (7.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com