TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumão Gestão da Inovação

Por:   •  20/2/2019  •  Resenha  •  390 Palavras (2 Páginas)  •  122 Visualizações

Página 1 de 2

Resumão Gestão da Inovação

Cadeia de Valor expressa o resultado do desempenho de cada etapa do processo de inovação, estabelecendo a relação entre o custo e o benefício entregue ao consumidor final.

Algumas empresas adotam estratégias inovadoras para conquistarem seu espaço em um mercado cada vez mais competitivo. Segundo Coutinho (2004), existem quatro categorias inovadoras que elas podem seguir: pioneira, proativa, reativa e inovadora.

Um dos pilares da disputa internacional são as vantagens competitivas que uma nação possui sobre as outras para a produção de determinado bem ou serviço. Essas vantagens geram menor custo de produção em cada local. Os custos podem estar ligados a diversos aspectos, tais como: mão de obra (custo, qualificação, etc.), acesso a recursos naturais, infraestrutura, disponibilidade de capital, de tecnologia, entre outros.

Negócio social, foi definido pelo Nobel da Paz Prof. Muhammad Yunus como uma empresa sem perdas nem dividendos, projetada para atingir um objetivo social dentro do mercado altamente regulado de hoje. É diferente de uma organização sem fins lucrativos porque o negócio deve buscar gerar um lucro modesto, mas este será usado para expandir o alcance da empresa, melhorar o produto ou serviço ou de outras maneiras que subsidiem a missão social.

As EBTs têm como atividade principal o desenvolvimento e comercialização de inovações tecnológicas criadas a partir do uso intensivo de tecnologias e de conhecimento técnico-científico. Nelas, grande parte da equipe é formada por pesquisadores e por pessoal técnico qualificado e existe grande investimento em Pesquisa & Desenvolvimento.

Enquanto nas incubadoras o foco é oferecer toda a estrutura e alguma consultoria para as empresas, nas aceleradoras elas recebem principalmente mentoria, investimento e em alguns casos outros benefícios e local de trabalho.

A competência é adquirida a partir de um processo de aprendizagem e ela é um insumo a ser utilizado pelo trabalhador em várias situações. Diferente dos insumos de produção, a competência é um insumo que, quanto mais é utilizado, mais ele aumenta, ou seja, quanto mais um trabalhador exerce a competência, mais presente nele ela estará. Ela envolve a combinação de vários saberes e a integração com outros interlocutores para entender os problemas e para obter conhecimentos complementares.

De maneira geral um administrador organiza o organograma da empresa, definindo o grau de especialização no trabalho, as cadeias de comando, a amplitude de controle, a forma de departamentalização, o grau de centralização e formalização, desejados na empresa.

.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (52.3 Kb)   docx (316.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com