TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Rojeto de Vida e Trabalho – Plano de Negócios de um Empreendimento

Por:   •  7/7/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.927 Palavras (8 Páginas)  •  345 Visualizações

Página 1 de 8

1. INTRODUÇÃO

Projeto de Vida e Trabalho – Plano de Negócios de um Empreendimento

Um projeto de vida requer construção, disciplina, foco e determinação. A sociedade brasileira vem sofrendo grandes transformações nas últimas décadas, seus valores têm se modificado a cada dia, com isso vem trazendo problemas de exclusão social e principalmente moral, porque atitudes tomadas em desacordo com as normas de conduta ética e as leis estabelecidas para a sociedade faz com que cidadãos brasileiros se comportem sem medo de serem punidos, gerando assim, um desvio de conduta, comportamento esse que compromete a ética e o desenvolvimento pessoal de uma geração. Apesar disso, ainda existem cidadãos íntegros, e com valores éticos e morais que não foram corrompidos. A ética é um conjunto de regras que orienta as pessoas a terem um comportamento que corresponda adequadamente dentro de uma sociedade, com o objetivo de dar limites, valorizar e dar respeito ao indivíduo e suas relações.

Muito tem a se falar sobre o comportamento humano no âmbito pessoal e profissional. Abordaremos nesse momento, a ética, o desenvolvimento pessoal e profissional dos cidadãos e a capacidade de empreendedorismo de todos nós, brasileiros.

O presente estudo visa contribuir de forma significativa para o público em geral, instruindo e esclarecendo alguns pontos culminantes para que uma ideia se transforme em um projeto que seja criado e executado de maneira esclarecedora.

Para se gerir um negócio, a organização utiliza-se de vários recursos, sendo o principal deles o planejamento. Planejar envolve todas as atitudes necessárias para que um projeto, seja ele de vida ou de trabalho, se desenvolva e forneça o retorno esperado por cada indivíduo.

2. ESTRUTURA DO PLANO DE NEGÓCIOS

O presente plano visa demonstrar um projeto de vida especificado em três temas: desenvolvimento pessoal e profissional, ética e suas relações no ambiente de trabalho e empreendedorismo.

O presente instrumento visa estruturar a criação da empresa Diamond Service Serviços de Logística Ltda. Trata-se de uma empresa para prestar serviços executivos de transporte de passageiros e transporte de documentação e material de pequenos valores. A empresa terá sua sede na Avenida Rui Barbosa, 264, sala 301 e 302, Centro, Macaé/RJ. O efetivo inicial conta com 3 colaboradores e 3 veículos, sendo 1 carro Corolla 2014/2015 completo, uma moto com baú para transportar os documentos a serem entregues e 1 mini caminhão para transporte de material até 50kg. Todos os veículos possuem rastreadores, GPS com controle de velocidade e sistema de monitoramento por satélite, seguro completo para os veículos e todos os passageiros e/ou materiais a serem transportados e toda infraestrutura necessária para suporte técnico, operacional e administrativo.

2.1 Desenvolvimento Pessoal e Profissional

Em vários momentos nos deparamos com questões pessoais relacionadas ao nosso futuro e ao que queremos ser e fazer na vida. Porém, a maioria das pessoas não planeja seus passos e se tornam pessoas frustradas quando percebem que o tempo passou e que nada do que gostariam aconteceu. O que somos hoje é fruto do que realizamos, tendo sido planejado ou não.

Da qualidade da relação depende a qualidade de todo o trabalho. O sucesso das empresas reside na expressão das qualidades e competências humanas individuais e coletivas. A utilização plena da energia individual e coletiva depende das competências pessoais, pro?ssionais e da postura de cada um expressa nos comportamentos quotidianos.

Desenvolver as competências pessoais e pro?ssionais torna-se indispensável para ultrapassar os desa?os da performance coletiva:

- Construir relações cooperativas e?cazes,

- In?uenciar para melhor mobilizar,

- Ganhar con?ança para enfrentar desa?os,

- Gerir o seu equilíbrio, a sua energia, o seu stresse, para fazer face a pressões por vezes contraditórias

Um princípio fundamental de e?cácia pessoal é o de que cada um é o principal responsável pelo seu próprio desempenho. O comportamento que cada pessoa adota na sua atividade pro?ssional tem o sentido de uma escolha, in?uenciada pela percepção que tem sobre as suas “margens de manobra”. 

Por isso, para promover mudanças signi?cativas na vida, é necessário agir no sentido de criar oportunidades e desa?os para poder diversi?car as opções. O desenvolvimento pessoal é um processo contínuo de abertura a novos modos de pensar e de agir, novas fontes de motivação e novos desa?os. A atualização das competências comportamentais potencia os seus recursos pessoais para:

- Construir relações positivas e cooperar;

- In?uenciar e mobilizar os seus interlocutores;

- Ganhar con?ança e sentir-se seguro;

- Organizar-se e otimizar o seu tempo;

- Argumentar, negociar e convencer;

- Comunicar com e?cácia. 

Não conseguimos controlar tudo o que acontece no nosso dia-a-dia, mas podemos escolher o que iremos pensar e fazer acontecer - ser autores do nosso futuro. A mudança e o desenvolvimento são desa?os constantes. O nosso autoconhecimento, as nossas crenças e valores, ou até mesmo os nossos objetivos podem ser obstáculos ou variáveis facilitadoras do processo de desenvolvimento pessoal e da nossa e?cácia. Saber a?rmar-se e criar empatia nas relações interpessoais é uma das competências chave para o sucesso pro?ssional.

Os pro?ssionais de excelência apoiam-se em três pilares chave: a autoconsciência, uma estratégia de rede e as competências relacionais. A capacidade de exercer in?uência num ambiente multifuncional e em permanente mudança é a chave de um desenvolvimento pessoal e?caz e continuado. Influenciando os vários stakeholders de modo a que as suas equipes e organizações atinjam seus objetivos.

Um dos problemas graves encontrados pelos profissionais hoje em dia é a gestão do tempo. Saber responder a questões como:

É essencial, prioritário, ou urgente?

Como ganhar controle sobre o seu tempo?

Como tornar o seu trabalho mais agradável e ser e?caz? 

Como encontrar um equilíbrio saudável entre a vida pessoal e pro?ssional?

Muitas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.7 Kb)   pdf (97 Kb)   docx (15.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com