TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Roteiro para Elaboração de Projetos- Adminstração

Por:   •  15/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  864 Palavras (4 Páginas)  •  353 Visualizações

Página 1 de 4

Roteiro para Elaboração de Projetos

 Profa. Silvia Soler Bianchi

Disciplina – Projeto Integrador I

ANHANGUERA EDUCACIONAl – 2016.1

A educação é um processo de vida, não uma preparação para a vida presente, tão real e vital para o aluno como o que ele vive em casa, bairro ou nos pátios.”

J.Dewey

Registre as discussões de cada etapa do projeto. O produto destas discussões vai formando o desenho do projeto e isso facilitará ao responsável pela redação final.

Um projeto é elaborado para transformar uma ideia em realidade. Desenvolver este projeto, portanto, é definir uma proposta de trabalho e traçar algumas linhas de ação em relação a algo que desejamos alcançar

Para que um bom projeto se realize sugerimos o cumprimento das seguintes etapas:

Etapas:
1. Definição do tema;

2. Definição do título;

3. Introdução;
4. Definição dos objetivos gerais;
5. Definição dos objetivos específicos;
6. Justificativa;
7. Metodologia;
8. Recursos;

9. Cronograma;

10. Bibliografia
______________________________________________________________________________

Etapa 1 – Definição do tema

A primeira providência é definir um tema para o Artigo. Nunca perca de vista que:

1. O artigo deve ser interdisciplinar, é fundamental que o tema possa ser trabalhado sob a ótica de diferentes disciplinas.
2.O tema não deve estar centrado no ensino de informática. O computador e a Internet devem ser utilizados na justa medida em que forem úteis ao desenvolvimento do projeto.

Etapa 2 - Defina o Título

É uma expressão, geralmente curta e sem verbo, colocada antes da dissertação. Se não houver verbo no título, não se usa ponto final. Não se deve pular linha depois do título. A colocação de letras maiúsculas em todas as palavras, menos artigos, preposições e conjunções, é facultativa.

Apesar de o título ser importante para uma dissertação, julgo ser também perigoso, pois, como o estudante não está acostumado a dissertar, pode equivocar-se e dar um título que não corresponda ao conteúdo do trabalho.

Etapa 3 – Introdução

introdução é a informação do assunto sobre o qual a dissertação tratará. O parágrafo introdutório é fundamental. Precisa ser bem claro e chamar a atenção para os tópicos mais importantes do desenvolvimento.

O primeiro parágrafo da redação pode ser feito da seguinte forma:

Traçar a trajetória histórica é apresentar uma analogia entre elementos do passado e do presente.
Já que uma analogia será apresentada, então os elementos devem ser similares; há de haver semelhança entre os argumentos apresentados, ou seja, só usaremos a trajetória histórica, quando houver um fato no passado que seja comparável, de alguma maneira, a outro no presente.

Deve-se discutir, no desenvolvimento, cada elemento em um só parágrafo. Não misture elementos de épocas diferentes em um mesmo parágrafo. A trajetória histórica torna convincente a exemplificação; só se deve usar esse argumento, se houver conhecimento que legitime a fonte histórica.

Etapa 4 – Definição dos objetivos gerais

Na escolha do tema já se deve procurar definir os objetivos gerais do projeto:

1. O que a Uniban-Anhanguera pretende alcançar com a disciplina?
2. O que a disciplina deve mudar na insituição em termos de formas de trabalho, modalidades de aprendizagem e envolvimento dos alunos?
3. Quais competências específicas serão desenvolvidas pelos alunos com a participação nas várias fases do artigo?
4. Que impacto o artigo terá sobre ambiente externo à insituição?

Etapa 5 – Definição dos objetivos específicos
Os objetivos específicos do projeto são objetivos mais precisos e detalhados, que, mantendo a coerência com os objetivos gerais, vão ser eventualmente perseguidos por meio de atividades específicas.

Uma maneira útil de pensar os objetivos específicos é considerá-los como soluções a ser buscadas para problemas razoavelmente bem delimitados. Em um artigo cujo tema é Meio Ambiente, um dos objetivos específicos pode ser, por exemplo, tornar mais agradável, limpo, saudável e bonito o ambiente da própria instituição e assim por diante.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)   pdf (147.7 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com