TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Explanação Sobre o Conceito Saberes Docentes

Por:   •  19/8/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  533 Palavras (3 Páginas)  •  283 Visualizações

Página 1 de 3

1. Explanação sobre o conceito saberes docentes

Segundo Bombassaro (1992), a noção de saber indica: ‘ser capaz de’, ‘compreender’, ‘dominar uma técnica’, ‘poder manusear’, ‘poder compreender’, referindo-se ao mundo prático que além de ser condição de possibilidade de qualquer noção é, também, o lugar real onde a noção pode ser produzida.

Os saberes docentes e a prática pedagógica estão diretamente pautados, uma vez que é no exercício da prática docente, que é uma atividade especializada, que estes saberes são movimentados, construídos e reconstruídos pelo professor a partir de uma ação ativa, ao ensinar. Durante a ação docente, os professores ativam seus saberes teóricos ou práticos.

Os saberes docentes, necessários à prática pedagógica, são um conjunto de vários saberes originários de diversas fontes (dos programas escolares, dos livros didáticos, das disciplinas ensinadas, etc.)

2. Descrição e argumentação sobre como os saberes docentes podem ser articulados no currículo.

Ao observar a análise de Célia Maria Fernandes Nunes, no artigo “Saberes docentes e formação de Professores: Um breve panorama da Pesquisa brasileira”, é possível ressaltar que no espaço da sala de aula, convivem culturas diferentes, tanto dos professores quanto dos alunos e, nesse encontro, também acontece a constituição de saberes que se caracterizam pela sua pluralidade.

A complexidade do trabalho de ensinar vai muito além das normas pedagógicas e também das prescrições administrativas que tentam orientar as práticas porque elas não são capazes de prever as dificuldades e as soluções específicas que estão envolvidas no dia a dia em sala de aula. Há, na prática docente, um espaço de produção de saberes pelos professores. Esses saberes construídos na ação resultam do acesso a conhecimentos teóricos, pedagógicos e disciplinares (durante a formação), mas também resultam das experiências vividas pelos profissionais, tanto na relação com os colegas de profissão quanto no trabalho de ensino propriamente dito.

Os saberes presentes em muitas práticas diárias e sua apropriação pelos professores devem ser considerados importantes e serem objeto de investigação para enriquecer o campo de conhecimentos até agora estabelecidos sobre a docência, nas condições diárias em que se realiza.

O repensar a concepção da formação dos professores, que até a pouco tempo tinha como objetivo a capacitação destes, através da transmissão do conhecimento, a fim de que "aprendessem" a atuar com eficácia na sala de aula, vem sendo substituído pelo desafio de analisar a prática que este professor vem desenvolvendo, destacando a temática do saber docente e a busca de uma base de conhecimento para os professores, considerando os saberes da experiência.

Em razão disso, se destaca a necessidade de se rever os processos formativos, considerando os saberes docentes que são construídos e utilizados pelos professores na atuação profissional. É um desafio identificar os saberes docentes, mobilizados na prática pedagógica, por professores de diferentes níveis de escolaridade, buscando compreender o processo de apropriação realizado pelos docentes no dia a dia do trabalho nas escolas e nas salas de aula.

Dessa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (46.6 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com