TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Como os saberes docentes podem ser inseridos numa proposta curricular para formação de professores.

Por:   •  11/10/2015  •  Dissertação  •  416 Palavras (2 Páginas)  •  920 Visualizações

Página 1 de 2

Como os saberes docentes podem ser inseridos numa proposta curricular para formação de professores.

Os saberes docentes tem sua origem e foram alcançados através da formação profissional, dos currículos, do conhecimento da disciplina e da experiência. Sendo o de formação profissional um conjunto de saberes transmitido pelas academias de formação de docentes, o da disciplina com origem na formação inicial, aos diversos campos do conhecimento, aos saberes de que possui a sociedade, estando integrados nas universidades, em forma de disciplinas, o de currículo tem com base nos discursos, nos objetos, nos conteúdos e nos métodos a partir dos quais a entidade escolar classifica e apresenta os saberes sociais por ela estabelecidos e escolhidos como paradigmas da cultura letrada e da formação dessa cultura e o da experiência são saberes adquirido através do trabalho docente no seu cotidiano e no conhecimento de seu meio social, que nascem da experiência individual e coletiva de saber fazer e saber ser.

Esses saberes podem ser inseridos numa proposta curricular para formação de professores, como base de apoio e primeiros passos para o desenvolvimento destes docentes. Contudo a própria história da condução no aprendizado já revela a importância da experiência que o mesmo terá ao longo do tempo, levando-se em conta a estrutura curricular que lhe foi apresentada e a formação destes elementos para que a mesma possa utilizar durante toda sua vida profissional. Não se pode deixar de se levar em conta a dinâmica de instrumentos que deverão ser utilizados para que se possam atrelar os conhecimentos adquiridos durante sua permanência no ambiente universitário, mas também a sua captação de aspectos pessoais próprios e o conhecimento na estrutura social do ambiente de trabalho que lhe servirão de apoio na sua jornada pedagógica.

Dessa forma, a diferente aplicação de práticas de saberes ao qual o docente acumulará durante seu aprendizado, deverá ser aplicada durante determinadas etapas de sua vida acadêmica, através da aquisição de conhecimento profissional ou através das práticas norteadas pela convivência cotidiana destes docentes em sala de aula. Neste parâmetro exalta-se a necessidade de seguir um método norteado pela aquisição de conhecimento nos processos e modelos internacionais, porém sem deixar de se levar em conta a cultura e assistência social que tais práticas devem exercer.

Referências Bibliográficas

NUNES, CÉLIA MARIA FERNANDES. Saberes docentes e formação de Professores: Um breve panorama da Pesquisa brasileira. Educação e Sociedade, Campinas, v. 22, n. 74, p.27-42, abr. 2001. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302001000100003&lng=en&nrm=iso. Acesso: 17de set de 2015.

ARROYO, Miguel G. Currículo, território em disputa. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (43.4 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com