TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SAÚDE MENTAL E TRABALHO: O ESTRESSE DE CONDUTORES DE TRANSPORTE COLETIVO URBANO

Por:   •  24/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  8.763 Palavras (36 Páginas)  •  347 Visualizações

Página 1 de 36

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL-REI

WANDERLÉIA DA CONSOLAÇÃO PAIVA

SAÚDE MENTAL E TRABALHO: O ESTRESSE DE CONDUTORES DE TRANSPORTE COLETIVO URBANO

SÃO JOÃO DEL-REI

2006

WANDERLÉIA DA CONSOLAÇÃO PAIVA

SAÚDE MENTAL E TRABALHO: O ESTRESSE DE CONDUTORES DE TRANSPORTE COLETIVO URBANO

Monografia apresentada ao Curso de Pós Graduação em Administração, área de concentração em Gestão Estratégica de Pessoas, como requisito parcial à obtenção do título de Especialista.

Orientador: Prof. Ms. Luiz Fernando de Carvalho

SÃO JOÃO DEL-REI

2006

Aos condutores de transporte coletivo urbano, pela dedicação e empenho na profissão de conduzir vidas humanas.

AGRADECIMENTOS

        

À minha família, que está sempre ao meu lado nos momentos mais difíceis ajudando-me a caminhar cada passo em busca de uma realização mais plena enquanto pessoa e profissional.

        Ao professor Luiz Fernando, pela orientação e estímulo.

        Aos demais professores da pós-graduação que contribuíram para o meu desenvolvimento e aprendizado.

        À Damares, pela disponibilidade em sempre nos atender.

        Aos amigos da turma, especialmente Luciana, Nelson, Russuel e Reginaldo, por tantos momentos compartilhados.

        À Giselle, companheira fiel, que está sempre ao meu lado me socorrendo nos momentos de desespero em função do acúmulo de trabalho.

        A todos os colegas da Empresa de Transporte Coletivo que trabalho, especialmente Sr. Antônio de Carvalho, Sr. José Geraldo e Sr. Hélder Tonholo que, com o acúmulo de experiência que possuem neste setor, contribuíram para a reflexão das idéias expostas neste trabalho.

“Gerenciar pessoas é chegar a um alto grau de cooperação e de comportamento, e isso é mais do que gerenciar pessoas, é gerenciar com pessoas. Esse é o caminho para a modernização das empresas e para a modernização do país.”

                       (Chiavenato, 2002)

RESUMO

        Trata-se de uma pesquisa bibliográfica favorecedora de uma reflexão sobre a saúde física e mental de condutores de transporte coletivo urbano enfocando o estresse ocupacional desta categoria profissional. Destacaremos os principais fatores ergonômicos, ambientais, relacionais, organizacionais e individuais desencadeadores da condição de estresse no condutor. Analisaremos a condição de estresse como causador de doenças e acidentes, como propiciador de mudanças no comportamento do indivíduo e como desencadeador de problemas na rotina laboral. Refletiremos sobre a atuação do gestor de pessoas frente à situação exposta ressaltando a necessidade de atuar sob uma ótica diferente da defendida pelas teorias clássicas de administração.

PALAVRAS-CHAVE: saúde física e mental, estresse; motorista de transporte coletivo urbano.

ABSTRACT

This is a bibliographical research promoting a reflection about physical and mental health of urban bus drivers. The main focus is the occupational stress of this professional category. It will be highlighted the main ergonomic, ambient, relational, organizational and individual factors producing the stress condition on the bus driver. Additionally, it will be analyzed the stress condition as a cause of illness, accidents, behavior changes and other routine problems.  It will be presented a reflection concerning the actuation of the people manager in relation to the research results.  It will be highlighted the importance of acting according to a different view, that is not regarded in classical administration theories.  

KEY WORDS: physical and mental health, stress, urban bus drivers

INTRODUÇÃO

        As antigas teorias da administração baseadas em paradigmas tayloristas desumanizaram as relações de trabalho e robotizaram os indivíduos priorizando a produção e o lucro.

        Neste contexto, os gerentes assumiram o papel de “controladores”, fiscalizando a produção e mantendo os trabalhadores explorados e alienados em relação ao que produziam.

        O significado que o trabalhador dava ao seu trabalho era desconsiderado.

        Após muitas críticas, teorias de modelos mais inovadores vão demonstrar um outro paradigma enfatizando, dentre outros aspectos, conforme BOOG (1999), a importância de pensar as pessoas, a equipe, o significado atribuído ao trabalho, a flexibilidade e o papel do gerente que agora não visa somente a produção e o lucro, mas também o bem-estar do trabalhador.

        Na perspectiva de teorias inovadoras temos a gestão de pessoas. Segundo DUTRA (2002), a gestão de pessoas deve criar condições necessárias para a empresa e a pessoa se desenvolverem, alinhar os objetivos da empresa com o projeto pessoal e profissional do trabalhador.        

        Portanto, percebe-se que as teorias inovadoras estão mais comprometidas com a saúde física e mental dos trabalhadores, enfatizando a necessidade de uma mudança na organização,  nas mentalidades de gerentes e trabalhadores, no aspecto preventivo.

        Saúde mental é um termo amplo que envolve principalmente o bem-estar do trabalhador, principalmente no que se refere às condições psicológica, emocionais e sociais do indivíduo.

        O tema proposta para este trabalho: o estresse na categoria de motoristas de transporte coletivo urbano vem de encontro com a preocupação de se pensar a saúde mental do indivíduo uma vez que as condições acima citadas são extremamente afetadas e para adotar medidas que possam viabilizar a prevenção ( ou mesmo a cura) deste tipo de patologia, devemos pensar enquanto gestores de pessoas que a nossa intervenção deve ser maior. Deve atingir gerentes de áreas diferentes e o próprios motoristas, que muitas vezes desconsideram até por desconhecimento, os sinais e sintomas do estresse.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (56.2 Kb)   pdf (270 Kb)   docx (39.7 Kb)  
Continuar por mais 35 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com