TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SEGURANÇA DO TRABALHO: COMISSÃO INTERNA DE PREVENÇÃO A ACIDENTES

Por:   •  12/3/2016  •  Projeto de pesquisa  •  2.540 Palavras (11 Páginas)  •  274 Visualizações

Página 1 de 11

CNEC – CAMPANHA NACIONAL DE ESCOLAS DA COMUNIDADE

FACIG – FACULDADE CENECISTA DA ILHA DO GOVERNADOR

COORDENAÇÃO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

PROJETO DE PESQUISA

Natacha Felix do Nascimento Silva

SEGURANÇA DO TRABALHO:

COMISSÃO INTERNA DE PREVENÇÃO A ACIDENTES

Rio de Janeiro – RJ – Brasil

2011

FACIG – FACULDADE CENECISTA DA ILHA DO GOVERNADOR

CURSO ADMINISTRAÇÃO

Natacha Felix do Nascimento Silva

SEGURANÇA DO TRABALHO:

COMISSÃO INTERNA DE PREVENÇÃO A ACIDENTES

                

[pic 1]

Orientadora:

Professora Tiana Andreza

Rio de Janeiro – RJ – Brasil

2011

SUMÁRIO

1 – INTRODUÇÃO _____________________________________________________ 04

1.1 – OBJETIVOS ______________________________________________________ 04

2 – PRESSUPOSTOS TEÓRICOS________________________________________

2.1 – CIPA ____________________________________________________________

2.2 – RISCOS AMBIENTAIS _____________________________________________

2.3 - ACIDENTES DE TRABALHO ________________________________________

2.4 - ESTATISTICA         DE ACIDENTES DE TRABALHO ________________________

3 – METODOLOGIA ___________________________________________________

4 – CONSIDERAÇÕES FINAIS___________________________________________

5- REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS______________________________________ 05

1 – INTRODUÇÃO

Este projeto foi elaborado para melhor entendimento sobre a Comissão Interna de Prevenção a Acidentes (CIPA), que tem como finalidade promover ações de controle e prevenção de acidentes e doenças atribuídas ao trabalho. Reconhecendo e avaliando os riscos, buscando formas de motivar os funcionários, também identificar os riscos do processo de trabalho, aspectos que afetam a saúde e segurança de modo a tornar compatível permanentemente o trabalho com a preservação da vida e a promoção da saúde do trabalhador.  O tema foi escolhido por que nos últimos três anos o número de óbitos vítimas de acidentes de trabalho vem diminuindo e muitas empresas promovem atividades para conscientizar, educar e orientar seus funcionários visando a prevenção de acidentes de trabalho.

A valorização do trabalhador deu-se há seis décadas, quando Getúlio Vargas outorgou a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) após a recomendação da Organização Internacional do Trabalho (OIT). Sendo que mais tarde, na década de 1970 foi criada a Portaria nº 3.237, de 27 de junho de 1972, que tratou da obrigação e existência de Serviços de Medicina do Trabalho e de Engenharia de Segurança do Trabalho em todas as empresas com um ou mais trabalhadores. Mais tarde, no ano de 1978 é promulgado a Portaria nº 3.214, de 8 de junho de 1978, que aprovou as Normas Regulamentadoras (NR’s). Hoje, tornou-se forte aliada dos trabalhadores e da empresa na prevenção dos acidentes do trabalho.

Os acidentes do trabalho são causados por três motivos – atos ou condições inseguras e fator pessoal de insegurança, quando ocorrem, as suas conseqüências são sentidas tanto pelos próprios trabalhadores que se incapacitam, temporariamente ou permanente para a atividade, quanto pelas organizações que perdem a sua força de trabalho, assim como ser mal vista perante a sociedade. Por sua vez, a própria sociedade e o governo sentem os aspectos negativos de um acidente, pois, estes perdem com a elevação do número de inválidos e dependentes da previdência social.

Algumas organizações ainda não se deram conta do grande valor da Segurança do Trabalho, ou seja, da prevenção de acidentes e doenças ocupacionais no local de trabalho. Exercem suas atividades econômicas sem nenhum comprometimento com o seu maior capital – o trabalhador. Assim, este fato caracteriza-se por inúmeros prejuízos para a própria organização, quanto para o governo, a nação e o próprio trabalhador.

1.1 – OBJETIVOS

Este projeto tem como objetivo geral a realização de pesquisas bibliográficas e descritivas, sobre a CIPA de forma mais simples e clara através da NR - 5.

Para isto, destacam-se os seguintes objetivos específicos:

  • Levantar, junto à bibliografia conceito e atribuições da CIPA;
  • Mapear os riscos ambientais para que possa coletar informações;
  • Analisar o conceito, causas e classificação do acidentes de trabalho;
  • Expor as estatísticas dos acidentes do trabalho nos últimos três anos.

As pessoas precisam estar motivadas no seu ambiente de trabalho isso influencia na sua produtividade e qualidade de vida. A segurança do trabalho vem se tornando cada vez mais uma preocupação para as empresas, devido à ligação que existe entre condições adequadas de trabalho, o desempenho das pessoas e conseqüente contribuição para a responsabilidade social da organização.

Justifica-se, por razão de levantamentos de dados estatísticos da quantidade de acidentes do trabalho nas organizações na região Sudeste nos últimos três anos, segundo a Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência Social (DATAPREV). Gerando perdas tanto para o âmbito governamental, empresarial, familiar e social, torna-se extraordinariamente relevante estas organizações valorizar o seu maior patrimônio – capital humano. Para que este fato seja concretizado, é indispensável o emprego da Segurança do Trabalho, aplicando-se de maneira eficiente e eficaz o emprego das NR´s que previnem os acidentes do trabalho.

2 – PRESSUPOSTOS TEÓRICOS

2.1 – CIPA

        

        CIPA tem como objetivo primordial a prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho, de modo a tornar compatível permanentemente o trabalho com a preservação da vida e a promoção da saúde do trabalhador.

Segundo a NR-5, em seu item 5.2, que trata da constituição, relata que:  

Devem constituir CIPA, por estabelecimento, e manté-la em regular funcionamento                        as empresas privadas, públicas, sociedades de economia mista, órgãos da administração direta e indireta, instituições beneficientes, associações recreativas, cooperativas, bem como outras instituições que admitam trabalhadores como empregados.  (CAMPOS, 2011, p.259)         

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.5 Kb)   pdf (166.3 Kb)   docx (463.9 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com