TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SIG PARA EMPRESA

Por:   •  12/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.952 Palavras (8 Páginas)  •  148 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

2º PERÍODO ADMINISTRAÇÃO

DAIANY DE ARAÚJO SILVA

DANIELA DE LÉLIS FAGUNDES

ISA GONTIJO SILVA

JÚLIA SILVA PEDROSA

A IMPORTÂNCIA DOS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO GERENCIAIS NA ADMINISTRAÇÃO

BOM DESPACHO

  2015

DAIANY DE ARAÚJO SILVA

DANIELA DE LÉLIS FAGUNDES

ISA GONTIJO SILVA

JÚLIA SILVA PEDROSA

A IMPORTÂNCIA DOS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO GERENCIAIS NA ADMINISTRAÇÃO

Trabalho apresentado ao curso de Administração, como parte da avaliação parcial da disciplina Fundamentos de Sistema de Informação

Professor: Edmilson Ferreira da Silva

BOM DESPACHO

  2015


Sumário

1.        Introdução        3

2.        Sistema de Informação        4

3.        Administração dos dados        6

4.        Aplicação nas decisões        9

5.        Conclusão        10

6.      Referências        11


  1. Introdução

Administrar consiste basicamente  na tomada de                                   decisões ou melhor dizendo, em antecipar solução de um problema de forma eficiente e eficaz.

Diariamente somos bombardeados com dados, informações e tecnologias cada vez mais avançadas. Mas como identificar  e armazenar as informações realmente relevantes para o administrador?

A resposta para essa pergunta pode ser encontrada em um sistema de informação gerencial prático, sigiloso e eficiente.

 A primeira vista, esse processo pode parecer simples, no entanto, é preciso lembrar que cada empresa tem uma necessidade específica e possui uma visão de mercado diferenciada e compatível com seus administradores.

A presente pesquisa acadêmica, tem por objetivo o conhecimento de sistemas de informação gerencial de uma forma geral e como tais sistemas são importantes para a manutenção dos processos administrativos e produtivos da empresa.

Uma vez que, são através dessas informações que se tem uma visão aprofundada de todos os processos da empresa, desde aquisição de matéria-prima, passando pela produção até a obtenção do produto final, como também o setor de vendas, RH e financeiro.

A partir dessas informações é que o administrador irá tomar suas decisões, sejam elas a respeito da produção, dos custos, das vendas ou da aceitação de seu produto no mercado e através dessas traçar estratégias para que a empresa permaneça competitiva, moderna e principalmente, lucrativa.

  1. Sistemas de Informação

Os sistemas podem ser classificados em dois grupos principais, que são eles:

-sistema de apoio às operações: redes de processamento rotineiros que servem para o processamento de transações  recorrentes

-sistema de apoio à gestão , auxiliam no processo decisório .Incluem  sistemas de previsão de vendas, de análise financeira e orçamentos.

Para um funcionamento do sistema , é condição básica que o planejamento resulte numa estrutura de planos que os mostre como um todo e as inter-relações entre eles, do operacional ao estratégico.

Pode –se usar também uma abordagem sistêmica para que se posicionem os atos do administrador para que possa agir sobre o conjunto e não sobre os fatos isolados.

Quanto mais alto o nível da hierarquia, mais crítico se torna o manuseio e o confronto de informações e mais trabalhadas e elaboradas devem ser as informações.

Alguns sistemas de processamento de informações podem ajudar a manusear essas informações, tais como:

- Processamento em lote (batch)

Esse método baseia-se no processamento cíclico de dados em lote. Orientam-se para a manutenção de arquivos e informação de natureza histórica , tais como folha de pagamento, faturamento , contas a receber , contas a pagar, contabilidade etc.

Esse sistema é o que de fato oferece maior possibilidades de redução  ou minimização, ao longo do tempo, dos custos de manuseio de informações, porém em contrapartida , aplicações em lote de forma totalmente isolada, ao longo do tempo , torna-se cada vez mais complexos e difícil a aplicação das ideias de integração dos sistemas e bancos de dados.

- Aplicação em tempo real teleprocessamento

Tais aplicações valem-se da capacidade de acesso direto e instantâneo oferecida pelos computadores, o que possibilita diálogo entre usuário e máquina. Quase todas essas aplicações atuais em tempo real não são nada mais do que versões online de sistemas anteriores específicas com pouca integração entre subsistente. Caracteristicamente esse tipo de aplicação oferece acesso em terminais locais ou remotos.

Pode-se citar como exemplo de aplicação desse sistema são sistema de reserva de passagem de companhias áreas, controle de andamento de produção de fábrica, controle de contas correntes em bancos e etc.

Nos lugares em que a comunicação deve ser imediata, o TP oferece vantagens significativas, principalmente quanto tempo  esforço, acesso instantâneo a informação  melhor atualização de memorial principal, em razão do grande número  de periféricos, e rapidez no envio da informação.

  1. Administração de dados

 “Os sistemas de informação são projetados com base na hipótese de que a principal deficiência das condições de atuação dos administradores se ressentem da falta de informações relevante”(Ackoff,Russel L. Sistemas de Informação. Management Science.)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.2 Kb)   pdf (323 Kb)   docx (196 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com