TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SISTEMA TOYOTA DE PRODUÇÃO E O MODELO DE PRODUÇÃO OCIENTAL

Por:   •  4/9/2018  •  Relatório de pesquisa  •  429 Palavras (2 Páginas)  •  266 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

ATIVIDADE INDIVIDUAL

Curso: Administração

Disciplina: Tópicos Emergentes I

Professor: Robésio Teixeira Gomes

Aluno (a): Juliana Barros Alexandre

Prazo para entrega: 05/06/2018

SISTEMA TOYOTA DE PRODUÇÃO E O MODELO DE PRODUÇÃO OCIENTAL

Com clientes mais exigentes, limitações internas e uma ampla concorrência de mercado, hoje as empresas tendem a se readaptar constantemente para  que possam atingir seus objetivos. A complexidade de mercado tem crescido cada vez mais, fazendo com que as empresas pensem em um novo conceito: produzir da melhor forma possível.  Pensando desta forma, este trabalho tem como objetivo principal apresentar brevemente o Toyotismo bem como fazer  uma relação com modelo ocidental de produção. Ao final serão feitas as considerações principalmente no que tange a principal diferença dos modelos citados.

De forma breve, o sistema ocidental de produção  liderado por Ford e Taylor criou uma espécie de “esteira rolante de produção”, as peças passavam pelo trabalhador e este deveria fazer seu serviço no menor espaço de tempo. Os  trabalhadores executavan apenas uma pequena tarefa o que caracterizava uma mão de obra extremamente especializada e alienada. Taylor e Ford juntos atuavam no que hoje é conhecido como administração Clássica, no qual Esttrutura organizacional e ciência estabeleciam produção padronizada  e de grande quantidade.

Com a necessidade de reconstruir a  economia após a Segunda Guerra mundial e com o esgotamento do sistema ocidental os japoneses  passaram a pensar em um novo modelo  produção. O sistema Toyota de produção ou STP foi criado com o objetivo de eliminação de desperdícios   que não agregam o valor ao produto: espera, defeitos, superprodução, estoques, etc.  E também a fabricação com qualidade ou seja  com o mínimo de erros.

 Então, observa-se que com os conceitos definidos acima, a principal diferença ente os dois sistemas é o sistema Just in Time.

A Toyota trazia a perspectiva de produção que basicamente era  reduzir a quantidade de armazenagem ou zerá-la para que os problemas ficassem mais visíveis. Com menos estoques os japoneses poderiam alavancar a produção já que os problemas seriam melhores visualidados e tratados de acordo com sua gravidade e urgência.

Portanto conclui-se que era notável a inviabilidade de se ter um modelo fordista/ taylorista no território japonês. Em um contexto de pouca disponibilidade de espaço o sistema com o Just in time ganhou força no Japão e se expandiu para o mundo. Hoje as empresas adeptas do sistema  seguem a fabricação em função procura existente no mercado. Em contrapartida o Just in time se apoia em ferramentas fundamentais  para a sua efetividade como por exemplo o kanbam, os grupos e qualidade e

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (116.5 Kb)   docx (34.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com