TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistema Toyota De Produção

Artigo: Sistema Toyota De Produção. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/10/2013  •  317 Palavras (2 Páginas)  •  559 Visualizações

Página 1 de 2

2. SISTEMA TOYOTA DE PRODUÇÃO (PRODUÇÃO ENXUTA)

2.1. Origem

O Sistema Toyota de Produção conhecido também como Sistema de Produção Enxuta, surgiu após a Segunda Guerra mundial juntamente com o setor automobilístico, quando Engenheiros da Toyota, visitam freqüentemente as fabricas americanas, com o objetivo de através de pesquisas verificarem o funcionamento do sistema de produção em massa e adaptá-lo e inseri-lo a indústria japonesa. Isso ocorre porque após a Segunda Guerra Mundial o Japão tenta se reconstruir no campo econômico e alcançar um alto índice de produção através de inovadoras técnicas de produção.

Mas, apesar do Japão ter compreendido e obtido um aprendizado considerável de como funcionava o sistema de produção americano através do controle de qualidade, os engenheiros concluíram que o sistema não poderia ser implantado no Japão devido às condições do mercado local, sendo assim o Japão começou a adaptar o sistema a sua realidade.

O mercado japonês apresentava limitações, tais como a demanda e necessitava de uma variedade de produtos. Além disso, os trabalhadores possuíam direitos garantidos devido às novas leis trabalhistas, reivindicavam pela garantia ao emprego e a participação nos lucros da empresa, e ainda não aceitavam condições precárias de trabalho. O pais com sua economia comprometida, não possuíam recursos para possíveis investimentos em tecnologia de ponta e maquinário especifico para produção de um só único produto.

Foi então desenvolvido um sistema onde unia as vantagens da mão de obra artesanal, com trabalhadores altamente qualificados e ferramentas flexíveis buscando produzir aquilo que agradasse os consumidores, notando a vantagem de se produzir em massa, com baixo custo e elevada produtividade diversificada. Ou seja, tinha por objetivo produzir vários modelos em pequenas quantidades mais sem elevar os custos de produção.

A Toyota foi revolucionária, pois dentro do país não havia um sistema como este. Para se vencer foi necessário trabalhar juntamente com os empregados. Com dedicação e colaboração, aos poucos os resultados e benefícios do sistema implantado foram surgindo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com