TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SISTEMA TOYOTA DE PRODUÇÃO

Ensaios: SISTEMA TOYOTA DE PRODUÇÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/4/2014  •  2.095 Palavras (9 Páginas)  •  629 Visualizações

Página 1 de 9

Unidade 02 –

1. Sistema Toyota de Produção (Produção Enxuta) Histórico

Os ganhos obtidos por Ford na produção em larga escala, constituíram um grande avanço em termos produtividade e redução de custo. No entanto, outro mercado (no lado oriental – Japão) começava a receber seus próprios desafios e acabaria contribuindo fortemente para a melhoria da eficácia na industria como um todo.

Preste atenção na seguinte trajetória histórica, segundo Mattar e Aquino, 1997:

• Após o fim da segunda grande guerra, os japoneses iniciaram a produção de carros de passeio.

• Buscavam métodos da produção em massa, que haviam sido estudados por diversos administradores japoneses nos Estados Unidos.

• No entanto, a tentativa em produzir larga escala esbarrou, não deu certo

• O mercado japonês era limitado e demandava diversos modelos

• Cada modelo não possibilitava escala para produção em massa;

• A força de trabalho nativa do Japão se organizou formando sindicatos fortes que exigiam maiores garantias de emprego, conseguindo restringir os direitos de demitir (diferente da produção em massa americana)

• A economia do país, devastada pela guerra, não dispunha de recursos para realizar os altos investimentos necessários para a implantação da produção em massa.

Em face de essas dificuldades, as montadoras Toyota, e depois Nissan, criaram novos métodos de produção e administração, conseguindo, simultaneamente, produzir em pequena escala e diminuir os custos. O conjunto desses métodos foi denominado de Produção Enxuta, sendo algumas de suas características:

• Força de trabalho remunerada de acordo com o tempo de serviço e parte do salário é transformado em bônus vinculado à rentabilidade da companhia.. No caso, o salário fixo é baixo, porem poderia haver um premio por conta dos resultados.

• A produção é definida em função da demanda real do mercado e não mais em função de previsões feitas por departamentos internos.

• Grande flexibilidade da linha de montagem com reduzidos tempos de ajuste de máquinas e trocas de ferramentas, para poder produzir os variados modelos que o mercado demandava;

• Estoques reduzidos praticamente a zero e os fornecedores passam a produzir e entregar na linha de montagem pequenos lotes de peças;

• Número de peças compradas de terceiros aumenta e o numero de fornecedores diminui, sendo uma relação de parceria e de longo prazo

• Funcionários conscientizados, treinados e buscando sempre a melhor qualidade, com redução do número de trabalhadores indiretos (supervisores e inspetores de qualidade).

• Nível de qualidade dos produtos, reduzindo os índices de refugos, de reclamações e de retrabalho;

1.1. Qual é o principal objetivo da Produção Enxuta?

O Foco da Produção Enxuta é atender às necessidades dos consumidores. Para isso, foram montados enormes bancos de dados sobre os consumidores japoneses e americanos, e suas preferências de compras.

Ainda segundo Mattar e Aquino, 1997, você pode observar o seguinte quadro comparativo, com o desempenho no desenvolvimento de produtos por regiões da indústria automobilística mundial (dados da metade dos anos 80)

Item de Desempenho Japoneses America- nos Europeus Grandes Europeus Especialist

horas de engenharia por novo carro(milhões) 1,7 3,1 2,9 3,1

Desenvolvimento médio de novo carro (meses) 46,2 60,4 57,3 59,9

Quantde funcionários nas equipes de projeto 485 903 904 904

Participação fornecedor na engenharia 51% 14% 37% 32%

Produtos com atraso 1 em 6 1 em 2 1 em 3 1 em 3

Tempo de desenvto de moldes (meses) 13,8 25,0 28,0 28,0

Tempo de fabricação protótipo (meses) 6,2 12,4 10,9 10,9

1.2. Como funciona o Sistema Toyota de Produção?

Como você viu anteriormente, o movimento de viabilizar economicamente uma produção com muitos modelos e baixo volume começou no Japão, através das montadoras Toyota e Nissam. No entanto, a Toyota foi quem mais aprofundou o modelo, a ponto do modelo de Produção Enxuta ser batizado de Sistema Toyota de Produção.

Então, que outros nomes tem a Produção Enxuta?

Alem de Sistema Toyota de Produção, é muito comum alguns autores e estudiosos chamarem o modelo de Sistema Just In Time, que traduzindo significa Apenas no Tempo (certo) ou Somente no Tempo (certo), que procura dar ênfase na prática de somente utilizar os recursos (materiais, tecnológicos, humanos e financeiros) quando eles são mesmo necessários, sem formar estoques ou gerar gastos antes do tempo.

E o que significa KanBan?

KanBan significa cartão em japonês e pode incorretamente ser citado como Sistema kanban, tendo o mesmo significado de Produção Enxuta ou Sistema Toyota de Produção.

Na verdade, trata-se de uma ferramenta do Sistema Toyota de Produção, de simbolismo forte, é verdade, mas não sumariza o sistema na sua totalidade de conceitos.

O KanBan foi então uma invenção dos japoneses da Toyota?

Foram os americanos quem primeiro utilizou um cartão similar, dentro de supermercados e que foi observado por Taichi Ohno (chefe de produção da Toyota) durante uma visita aos Estados Unidos na década de 50. Este cartão ficava nas gôndolas, e se ficasse visível, o repositor retirava-o e entregava como um pedido de reabastecimento para o deposito da loja. Ohno percebeu que o modelo poderia ser utilizado na fabrica com objetivos de eliminar mão de obra de Almoxarifados e passar a tarefa de separar aos operários (como clientes se servem num supermercado.)

Essas e outras iniciativas, como veremos abaixo, caracterizaram o modo da Toyota conduzir sua produção. Muitas destas praticas depois migraram para o setor administrativo, com o conceito Lean Oficce (Escritório Enxuto) e o conceito de eliminar os desperdícios,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.9 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com