TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SISTEMAS DE GERENCIAMENTO DE ARMAZENAGEM

Por:   •  24/10/2022  •  Projeto de pesquisa  •  6.951 Palavras (28 Páginas)  •  54 Visualizações

Página 1 de 28

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MINAS GERAIS - CAMPUS OURO BRANCO

A INFLUÊNCIA DA INTELIGÊNCIA EMOCIONAL NO CLIMA ORGANIZACIONAL: UM ESTUDO DE CASO EM UMA MULTINACIONAL DO SETOR SIDERÚRGICO

LUAN DE ALMEIDA PRADO

Ouro Branco

2020

LUAN DE ALMEIDA PRADO

A INFLUÊNCIA DA INTELIGÊNCIA EMOCIONAL NO CLIMA ORGANIZACIONAL: UM ESTUDO DE CASO EM UMA MULTINACIONAL DO SETOR SIDERÚRGICO

Projeto de pesquisa apresentado junto ao Curso de Bacharelado em Administração do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais campus Ouro Branco, como requisito à aprovação na disciplina de TCC I.

Orientadora: Profa. Dra. Érika Márcia de Souza

                        

Ouro Branco

2020

Sumário

1 INTRODUÇÃO        3

2 REFERENCIAL TEÓRICO        4

2.1 Inteligência Emocional        4

2.2 Liderança        5

2.3 Liderança e Clima organizacional        6

3 ASPECTOS METODOLÓGICOS        9

3.1 Caracterização da Pesquisa        9

3.2 Seleção da amostra        9

3.3 Técnica de Coleta de Dados        9

3.4 Técnica de Análise de Dados        10

CRONOGRAMA        11

REFERÊNCIAS        12

ANEXOS........................................................................................................................16

        

1 INTRODUÇÃO

Há algumas décadas percebe-se uma grande mudança nas empresas em relação às estruturas organizacionais, na qual houve maior aproximação entre líderes e subordinados. Os profissionais mais experientes no mercado tiveram que se adequar à nova realidade, principalmente em cargos gerenciais e de coordenação, visto que a gestão de pessoas tomou lugar de destaque nas competências necessárias para se encaixar no perfil exigido pelas empresas.

Com o foco voltado às pessoas, a Inteligência Emocional, popularmente conhecida como Quociente Emocional (QE), tornou-se um indicador importante dentro das organizações, seja para avaliar colaboradores ou para contratações em processos de recrutamento. Goleman (1995) descreve a inteligência emocional como a habilidade de um indivíduo no gerenciamento de seus sentimentos e emoções, de maneira a expressá-los de forma apropriada e eficaz. Afirma ainda que controlar as emoções é essencial para o desenvolvimento da inteligência de um indivíduo.

Nota-se a importância da Inteligência Emocional devido à dinamicidade e inovação dos processos atuais, que exigem dos profissionais resiliência para tornar o caminho menos árduo e capacidade de influenciar positivamente seus subordinados. O clima organizacional das empresas depende consideravelmente do QE de seus líderes, que influencia os colaboradores a sentirem-se mais ou menos motivados de acordo com o comportamento deles.

Em busca de competitividade em meio ao cenário exposto as empresas buscam vantagens para se manterem fortes no mercado, sendo uma das principais vantagens competitivas o capital humano, que segundo Deschauer (2007) é o patrimônio intelectual das organizações, composto pelas experiências, poder de inovação, habilidades e competências dos funcionários. O papel dos líderes torna-se essencial para determinar o comportamento e engajamento de suas equipes. Dessa forma a pesquisa proposta nesse trabalho é norteada pela seguinte questão: Como o clima organizacional de equipes, na percepção dos colaboradores de uma empresa, é influenciado pelo grau de QE de seus líderes?

Portanto o objetivo geral deste trabalho é identificar qual a influência do QE de líderes de uma empresa do ramo siderúrgico no desempenho e motivação de suas equipes, e consequentemente no clima organizacional percebido pelos colaboradores. Os objetivos específicos são:

  1. Identificar o grau de QE dos líderes da empresa;
  2. Medir o clima organizacional percebido pelos colaboradores;
  3. Estabelecer a relação entre o QE dos líderes e o clima organizacional; e
  4. Preparar um relatório da pesquisa para a área de gestão de pessoas da empresa, divulgando o tema e os resultados do trabalho.

2 REFERENCIAL TEÓRICO

2.1 Inteligência Emocional

O termo Inteligência Emocional foi apresentado pela primeira vez à sociedade acadêmica através de Salovey e Mayer (1990) que a definiram como “a capacidade de o indivíduo monitorar os sentimentos e as emoções dos outros e os seus, de discriminá-los e de utilizar essa informação para guiar o próprio pensamento e as ações”.

A popularização do tema veio alguns anos depois, em 1995, com lançamento do best-seller de Daniel Goleman. Goleman (2012) afirma que a inteligência emocional está associada a vários comportamentos e atitudes no trabalho, incluindo motivação, empatia, sociabilidade e otimismo. Afirma ainda que as pessoas que conhecem e dominam seus sentimentos possuem vantagens na vida profissional sobre seus concorrentes.

O comportamento e domínio das emoções no ambiente de trabalho agrega mais valor em sua trajetória profissional do que cursos e graduações que carrega em seu currículo. Coté e Miners (2006) destacam que os funcionários com alto grau de inteligência emocional podem alcançar melhor desempenho no trabalho devido a capacidade de identificar e compreender as emoções dos colegas e supervisores, o que facilita a obtenção de informações importantes sobre seus objetivos, atitudes e intenções.

Através de cinco habilidades básicas determina-se a Inteligência Emocional, sendo denominadas por autoconsciência, autogestão, automotivação, empatia e habilidade social. Tais habilidades são exames de reações internas que o indivíduo faz com seus próprios sentimentos, e a reações externas, em direção aos sentimentos dos outros e às interações sociais (GOLEMAN, 1995).

No contexto do tema desse trabalho destaca-se a última habilidade básica, habilidade social, onde os profissionais tendem à um ciclo de conhecidos amplo e possuem um dom para chegar a um acordo com pessoas de sua convivência. Dessa forma atuam com o conhecimento de que para alcançar resultados importantes deve-se contar com apoio das pessoas. Uma vez controladas as próprias emoções o profissional consegue gerir os relacionamentos e compreender os sentimentos dos outros (GOLEMAN, 2015).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (46.2 Kb)   pdf (165.7 Kb)   docx (38.8 Kb)  
Continuar por mais 27 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com