TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SISTEMAS DE GESTAO AMBIENTAL RONDONÓPOLIS – MT

Por:   •  16/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.258 Palavras (6 Páginas)  •  152 Visualizações

Página 1 de 6

FACULDADE ANHANGUERA DE RONDONÓPOLIS[pic 1]

Av. Ary Coelho, nº 829 – Cidade Salmen – Rondonópolis MT

CEP 78705-050 – (66) 3411-7600

 SISTEMAS DE GESTAO AMBIENTAL

RONDONÓPOLIS – MT
2015


BRENDO OKADA – RA: 8825956168

DANIELA SALVIAN – RA: 9024456226

FANAVIA DOURADO – RA: 9855498062

LUCAS FERNANDO – RA: 1587981218

LUCAS FERNANDES – RA: 9897537479

LUIZ H. MARES – RA: 9093477922

MURILO H. BRANDAO – RA: 9018430929

TIAGO ALBRES – RA: 1575151919

TULIO ROGERIO – RA: 8828406722

VINICIUS COUTINHO – RA: 9096461203

                     

CURSO ENGENHARIA CIVIL/MECANICA

2ª Série A – 1º Bimestre

ATIVIDADE AVALIATIVA - SGA

Trabalho desenvolvido  na disciplina de Sistemas de Gestao Amiental – 2° semestre do Curso de Engenharia Civil/Mecanica, Anhanguera Educacional – Rondonópolis/MT como parte da avaliação da disciplina.

Prof. Keren Feltrin Martins Dal Medico

RONDONÓPOLIS - MT

2015


SUMÁRIO

1. POLITICA AMBIENTAL         03

1.2.   ASPECTOS E IMPACTOS AMBEINTAIS        04

1.3. OBJETIVOS E METAS        04

1.4.  PROGRAMA E GESTAO AMBIENTAL        04

2. IMPLANTAÇAO E OPERAÇAO.............................................................................. 05

2.1 RECURSOS, FUNÇOES, REPONSABILIDADES E AUTORIDADES        05

2. 2 COMPETENCIA, TREINAMENTO E CONSCIENTIZAÇAO        06
2.3 DOCUMENTAÇAO DO SGA.................................................................................... 07

2.4 PREPARAÇAO E RESPOSTA A EMERGENCIA  .................................................. 08


  1. POLITICA AMBIENTAL

A Comida Boa LTDA, indústria de alimentos cozidos e embalados, assume suas responsabilidades em relação ao meio ambiente e desenvolve praticas sustentáveis em sua fabrica. Acreditando sempre no desenvolvimento sustentável a empresa aplica praticas serias de gestão ambiental.

A adoção de processos com uso racional dos recursos naturais, baixa geração de resíduos e a reutilização dos mesmos, são partes integrante das ações da Comida Boa para com o meio ambiente. O plano de gerenciamento dos resíduos visa o armazenamento, coleta, transporte, tratamento e destinação final dos resíduos sólidos recicláveis.

Preocupa-se também, com a destinação correta dos resíduos sólidos não recicláveis, que são aproveitados por produtores rurais locais, através de uma parceria onde essas sobras são utilizadas para adubação do solo e alimentação animal.

A Comida Boa ltda, considera que todas ações são necessárias, e que todos somos responsáveis pelo meio ambiente: “ Se preocupar com o meio ambiente dev ser mais que um dever, e sim um prazer poder retribuir a natureza tudo o que ela nos proporciona. Uma empresa sustentável e aquela que tem postura ética e de colaboração em relação a comunidade, funcionários, clientes e fornecedores. Cada um deve fazer sua parte, de modo que possa contribuir para a melhoria ambiental do nosso planeta.

Com base na politica ambiental são definidos os objetivos ambientais, considerando os requisitos legais aplicáveis, os aspectos e impactos ambientais, a prevenção da poluição, recursos tecnológicos, operacionais, comerciais e financeiros, bem como a visão das partes interessadas.

 

  1. ASPECTOS E IMPACTOS AMBIENTAIS

Os aspectos ambientais, elementos das atividades que interagem com o meio ambiente, foram identificados por área, sendo que há os específicos e aqueles que são comuns em toda a empresa.

Tipos de aspectos ambiental:                  

Resíduos sólidos
Efluentes industriais e sanitários
Emissões atmosféricas
Consumo de produtos químicos
Consumo de recursos naturais
Emergenciais
Incidentes
Produtos acabado

Impactos ambientais:

Alteração da qualidade do solo
alteração da qualidade do ar
alteração da qualidade da agua
esgotamento / redução da disponibilidade de recursos naturais

  1. OBJETIVOS E METAS

Os objetivos ambientais são desenvolvidos através de programas ambientais, que consistem em planos de ações com definição, responsáveis, prazos e recursos necessários para que sejam atingidos. Esse que por sua vez são revisados conforme as modificações nas atividades, produtos e processos.

A empresa Comida Boa LTDA, tem como objetivo controlar e contribuir com a redução dos impactos ambientais, através de:

Tornar a empresa 10% mais lucrativa no próximo ano (Redução em 50% no consumo de água – no período de um ano - abril/2015 à abril/2016).

Conscientizar os colaboradores sobre a importância estratégica da gestão ambiental (Obter o cumprimento com a política ambiental, seus objetivos e metas e fomentar um senso de responsabilidade individual – mensalmente, no período de um ano - abril/2015 à abril/2016).

Redução no uso de produtos químicos (Para a limpeza dos equipamentos e setores utilizando menor quantidade de produtos – mensalmente, no período de um ano - abril/2015 à abril/2016).

Redução das perdas de matéria-prima (Aproveitamento de matérias utilizados em todos os setores da empresa – semanalmente no período de um ano – abril2015/ à abril2016).

Minimização da geração de resíduos (Aumento de produção, com maior aproveitamento dos produtos disponibilizados para utilização - diariamente, no período de um ano - abril2015/ à abril2016

Minimização da poluição (Descartes de produtos e materiais utilizados em locais apropriados - diariamente, no período de um ano – abril/2015 à abril/2016).

  1. PROGRAMA DE GESTAO AMBIENTAL

Através do programa de gestão ambiental e possível esclarecer quais os meios utilizados e disponibilizados pela empresa para o melhor desempenho da mesma, sendo assim, baseado em seus aspectos e impactos ambientais, juntamente com os objetivos e metas a serem alcançadas, a empresa Comida Boa LTDA, desenvolve alguns sistemas internos para o melhor desempenho e comprometimento de seus funcionários com o projeto. Dentre eles, destacam – se:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.3 Kb)   pdf (145.6 Kb)   docx (28 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com