TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SITUAÇÃO ATUAL DA MULHER NO MERCADO DE TRABALHO

Por:   •  14/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  582 Palavras (3 Páginas)  •  232 Visualizações

Página 1 de 3

SITUAÇÃO ATUAL DA MULHER NO MERCADO DE TRABALHO

Complicada, lenta e ainda muito que se pensar é a resposta quando analisamos as estatísticas da atuação do sexo feminino principalmente em países subdesenvolvidos como o Brasil. Não só no quesito trabalho, mas em outras situações.

Quando iniciei este trabalho, estava comentando com meus familiares sobre este tema, o que causou muita polemica e um deles disse que mulher não serve para estar no comando de nada, que sempre ia apelar para os homens e completou dizendo que mulher nunca tinha descoberto nada importante. É um ponto a pensar: porque os homens estão entre as melhores descobertas cientificas ate os dias de hoje? Resposta bem simples: pois devido à situação de exclusão, elas mesmas não procuram tal área para trilhar, preferindo as de costume como dito nas vídeo aulas.

Assistindo uma entrevista de uma feminista na TV escola, Hildete Pereira de Melo, que justificou de o porquê das mulheres não escolherem funções masculinas para trabalhar: “elas escolhe o que sabem fazer, pois o estranho causa medo, a mãe e as conhecidas seguem aquela profissão, então não há muito que pensar”; a mesma ainda diz que quando se tem uma profissão exercida por mulheres que esta sendo valorizada pelo mercado e passa se a ganhar mais, ela é buscada por homens, assim na visão dela, as mulheres também devem procurar se realizar profissionalmente e nunca estagnar. Ainda pesquisando no Google sobre esta questão, vi que desde a entrada da mulher no mercado ate 2012, domestica era a principal ocupação, ficando esta ocupação em 2012 em terceiro lugar, preferindo às mulheres a área social.

Outro ponto é o funcionamento atual das empresas: muita burocracia para as empresas se estabilizarem, e quando estão em panos limpos com a justiça,querem lucrar o Maximo que podem,preferindo o sexo masculino nas funções, pois este é “Pau para toda obra”, não tendo restrições a força física, a cultura do sexo frágil ainda é atual.

Mas há uma grande evolução no campo da educação dessas mulheres. Iniciou o século xx analfabetas e terminou o mesmo mais qualificadas que os homens. A conquista do voto, participação da mesa política, presidência de empresas, etc.

Na empresa onde trabalho acontece uma situação típica, e que causa revolta para os homens. As mulheres são a maioria, pois 80% dos afazeres são administrativos, ou seja, são realizados sentados frente a um computador; ao ver do patrão, as mulheres são melhores nesta área, não contratando homens para função. Note que não se trata de que homens não trabalham, é simplesmente a cultura que persiste em sair na frente mais uma vez, e vence quem dar as ordens.

Como no caso desta empresa acima, para que a situação da mulher melhore ainda mais (pois o salto foi expressivo desde as manifestações para direito de votar) é preciso primeiro de tudo mudar a cultura empresarial. Os patrões, mesmo com as leis vigentes, ainda adotam sem motivos o machismo conservador, e camufla este para não ser punido.A situação ainda é desfavorável economicamente para o sexo feminino,mas sem comparação nenhuma com as de 1910

Fiscalização. Sim, mais fiscalização aos direitos humanos nas empresas, não para criar taxas de impostos para os empresários, diminuindo assim o incentivo ao empreendedorismo,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (60.4 Kb)   docx (10 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com