TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SOBRE O CAPITULO EVOLUÇÃO HISTÓRICA DA PSICOLOGIA

Por:   •  13/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.081 Palavras (5 Páginas)  •  919 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ

CAMPUS AMILCAR FERREIRA SOBRAL

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

DISCIPLINA: PSICOLOGIA APLICADA À ADMINISTRAÇÃO

DOCENTE: MARIA AURELINA MACHADO DE OLIVEIRA

CLEUDINEIA BATISTA DE OLIVEIRA

RESUMO ANALITICO

SOBRE O CAPITULO EVOLUÇÃO HISTÓRICA DA PSICOLOGIA

Cliente

ROBISON RAIMUNDO SILVA PEREIRA

FLORIANO

2017


Resumo Analítico

TEXTO: A Evolução da Psicologia. In: BOCK, Ana Maria Mercês Bahia, FURTADO, Odair; TEIXEIRA, Maria de Lourdes Traffi. Psicologias: introdução ao estudo de psicologia. São Paulo: Saraiva, 2009.

     É importante conhecer a história da psicologia e a contribuição dos diversos pensadores sobre o assunto.  A psicologia está sempre em desenvolvimento e transformação. Ao buscar compreender a história da psicologia é importante fazer a análise das diferenças entre os pesquisadores.

    A história Psicologia teve início na Grécia antiga antes da era cristã. Perceber a evolução da mesma ao longo da história desde os primórdios da Grécia antiga, idade média, renascimento até o surgimento da psicologia científica. A psicologia está ligada à necessidade do homem compreender a si mesmo.

    Foi a parti de Sócrates que as ideias sobre o mundo psicológico ganharam certa consistência. Para Sócrates o homem é um ser racional é o que diferencia dos animais, que a principal característica humana era a razão.

    Platão tinha a ideia dualista de corpo (coisas) e alma (ideias) em que está guarda lembranças da encarnação anterior.

    Aristóteles prioriza uma abordagem científica ao rejeitar a preexistência das ideias e utilizar a observação e experimentação, defendendo que nada está na inteligência que não tenha primeiro estado nos sentidos. Corpo e alma são elementos indissociáveis.

     Na idade média a psicologia entra no estudo religioso representados por Santo Agostinho Inspirado em Platão, separação entre alma e corpo. Alma que era prova de manifestação divina e sede do pensamento, era o elemento que liga o homem a Deus era imortal, e por São Tomás de Aquino viveu a época do protestantismo, época da preparação do capitalismo com as revoluções francesa e Industrial na Inglaterra, com essa crise surgiram dúvida dos ensinamentos da igreja.

      São Tomás de Aquino foi buscar no estudo de Aristóteles distinção entre essência e existência, o homem na sua essência busca a perfeição através de sua existência. Porém ao Contrário de Aristóteles afirmou que o homem busca a perfeição à medida que busca a Deus. Após o falecimento de são Tomás Aquino surgi o renascimento uma transformação radical em diversos setores da produção humana. Descobertas de novas terras acumulação de riquezas e a valorização do homem. Facilitando sistematização e estabelecendo regras para a construção do conhecimento científico.A fé já não tem razão o homem busca o conhecimento.

       No século. XVI, Descartes defende um dualismo corpo e espirito, originando possível o estudo do corpo humano morto dando avanço no Anatomia e da Filosofia, contribuindo para o progresso da psicologia.

       Com surgimento do capitalismo e a Revolução Industrial resultaram em mudanças na maneira de se conceber as relações humanas e o próprio homem. Os estudos sobre o homem também são influenciados por essas mudanças no sistema sócio-econômico-cultural.

“ Para se conhecer o psiquismo humano passa a ser necessário compreender os mecanismos e o funcionamento da máquina de pensar do homem – seu cérebro. Assim, a Psicologia começa a trilhar os caminhos da Fisiologia, Neuroanatomia e Neurofisiologia”. (p. 38) 

       “A psicologia moderna que nasceu na Alemanha no final do século XIX, na universidade de Leipzig, com Wundt, ele foi o pioneiro da Psicologia Experimental, cria o primeiro laboratório para realizar experimentos na área de Psicofisiologia, fato que pode ser considerado o início da psicologia como ciência independente. ” ”Seu status de ciência é obtido à medida que se “liberta” da Filosofia,) (sob os novos padrões de produção de conhecimento, passam a: (definir seu objeto de estudo (o comportamento, a vida psíquica, a consciência); delimitar seu campo de estudo, diferenciando-o de outras áreas de conhecimento, como a Filosofia e a Fisiologia; formular métodos de estudo deste objeto; formular teorias enquanto um corpo consistente de conhecimentos na área.” (p. 41) “Essas teorias devem obedecer aos critérios básicos da metodologia científica, isto é, deve-se buscar a neutralidade do conhecimento científico, os dados devem ser passíveis de comprovação, e o conhecimento deve ser cumulativo e servir de ponto de partida para outros experimentos e pesquisas na área.” (p. 41) “Embora a psicologia científica tenha nascido na Alemanha, é nos Estados Unidos que ela encontra campo para um rápido crescimento, na vanguarda do sistema capitalista, surgindo as primeiras abordagens ou escolas em Psicologia, que são: Funcionalismo, de William James (1842-1910). Estruturalismo, de Edward Titchner (1867 – 1927). Associacionismo, de Edward L. Thorndike (1947 – 1949)”. (p. 41)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)   pdf (97.6 Kb)   docx (22.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com