TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Capítulo O Que é Psicologia?

Por:   •  1/10/2019  •  Resenha  •  301 Palavras (2 Páginas)  •  171 Visualizações

Página 1 de 2

O que é Psicologia?

É a ciência que estuda a mente e o comportamento.  Teve Influências de outras áreas de conhecimento como Filosofia, Fisiologia e a Medicina.

Influências Filosóficas

 Um dos primeiros filósofos de real importância para a Psicologia foi Aristóteles, ao argumentar que nossos atos são controlados pela razão, e nela reside o raciocínio com base nos dados dos sentidos

Descartes sua maior contribuição tem fundamento na tentativa de solução do problema mente-corpo.

Augusto Comte foi o grande responsável pelo o Positivismo

Ainda na Europa John Locke trouxe o pensamento empirista.

Influências Fisiológicas

A Fisiologia destaca o estudo do cérebro, onde se localizam as propriedades e as funções da alma. Wilhem Wundt, em 1879, nascido em Leipzig, na Alemanha, começou com o Método Experimental no Campo da Psicologia, Estudos sobre o comportamento, os movimentos involuntários, os reflexos, a memória, o desenvolvimento infantil, entre outros.

Estruturalismo

Tem a  psicologia como ciência da consciência ou da mente, definição herdada de Wundt.

Edward Titchener – Dizia que  o objetivo da Psicologia seria a tarefa de descobrir quais são os elementos mentais, o conteúdo e a maneira pela qual se estruturam.

Funcionalismo

Baseia se na afirmação de William James de que a consciência é subjetiva, está constante movimento de evolução, é seletiva na escolha dos inúmeros estímulos que a bombardeiam e tem como função principal a adaptabilidade dos indivíduos aos seus ambientes.

Foucault

Estudos focados na problematização das relações de verdade e de saber-poder na contemporaneidade, refere-se à invenção da “Psicologia como um saber a serviço da disciplinarização

Psicologia Cientifica e Senso Comum

Entende-se por Psicologia do senso comum ou Psicologia ingênua, o conjunto de ideias, crenças e convicções transmitidas culturalmente e que cada indivíduo possui a respeito de como as pessoas funcionam, se comportam, sentem e pensam. Fritz Heider em 1958 foi um dos principais nomes ligados à formulação dos princípios da Psicologia do senso comum.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (49 Kb)   docx (8.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com