TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL

Por:   •  28/11/2021  •  Trabalho acadêmico  •  4.488 Palavras (18 Páginas)  •  75 Visualizações

Página 1 de 18

Sistema de Ensino Presencial Conectado

SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL

NOME DO ALUNO

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL

NOVA SAPONARIA

CIDADE

 2021/1

NOME DO ALUNO

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL

NOVA SAPONARIA

Trabalho de Portfólio, apresentado à XXX como requisito parcial para a obtenção de média bimestral no XX período, nas disciplinas de Sistemas Integrados de Manufatura; Controle Estatístico da Qualidade; Avaliação dos Sistemas Industriais; Sistemas de Informação Gerencial; Controle e Automação de Processos Industriais do curso Superior de Tecnologia em Gestão de Produção Industrial.

Orientadores:

 

                                                    CIDADE

2021/1

SUMÁRIO

1-    INTRODUÇÃO        1

2-     DESENVOLVIMENTO        2

2.1- SISTEMAS INTEGRADOS DE MANUFATURA        2

2.2- CONTROLE ESTATÍSTICO DA QUALIDADE        5

2.3- AVALIAÇÃO DOS SISTEMAS INDUSTRIAIS        7

2.4- SISTEMAS DE INFORMAÇÃO GERENCIAIS        9

2.5- CONTROLE E AUTOMAÇÃO DE PROCESSOS INDUSTRIAIS        11

3-CONCLUSÃO        13

      4-REFERÊNCIAS........................................................................................14

1-INTRODUÇÃO

Diante do contexto apresentado, durante o desenvolvimento deste trabalho será apresentada a empresa Nova Saponaria, que possui 60 colaboradores trabalhando entre produção e vendas. Sendo 40 na produção, 8 no administrativo da empresa e os outros 12 são os vendedores e trabalham com vendas externas do seu produto.

Como podemos perceber, um produto precisa do outro para existir, como demonstra o processo de fabricação do detergente, o qual necessita do sabão em pedra. Então temos aqui uma cadeia produtiva que depende da outra.

Eva também possui todas as licenças necessárias já conquistadas, pois ela sabe o quanto é importante trabalhar de maneira legal e cuidar também da segurança no ambiente de trabalho, uma vez que trabalham com produtos químicos. O layout de produção ajuda a criar novas definições da projeção física e um bom projeto nessa área adapta e melhor utiliza máquinas, equipamentos, mão de obra, áreas de movimentação e consequentemente,  gerenciamento da produção que envolve planejamento, organização, direção e execução das atividades de produção.

O gargalo de produção que é o recurso  máquina, equipamento ou centro de trabalho mais sobrecarregado de uma indústria, a agilidade e padronização nos processos das empresas torna-se uma característica essencial para a sobrevivência de uma organização.

O Controle Estatístico de Processo (CEP) tem como objetivo monitorar um produto ou serviço durante seu processo de produção, pois caso apresente problemas, seu procedimento será interrompido para que as falhas sejam sanadas e o mesmo retorne a sua condição normal. Para que a automatização de processos ofereça os resultados esperados, é muito importante garantir que sua implantação seja feita de maneira estruturada e de acordo com as diretrizes da sua empresa.

A metodologia adotada na formulação deste trabalho foi baseada em pesquisas bibliográficas, através de consultas a sites e revistas eletrônicas, artigos publicados na internet, entre outros para que o trabalho pudesse ser realizado.

2-DESENVOLVIMENTO

2.1 SISTEMAS INTEGRADOS DE MANUFATURA

O layout de produção ajuda a criar novas definições da projeção física, um bom projeto nessa área adapta e melhor utiliza máquinas, equipamentos, mão de obra, áreas de movimentação e consequentemente, os fluxos de materiais e de trabalho tornam-se mais fluídos e mais leves na fábrica e na linha de produção. Para a fabricação é necessário um local apropriado com projeto aprovado, aquisição de equipamentos, documentação essencial para o funcionamento, mão de obra e aquisição de matéria prima que são as gorduras e os ácidos. O local deve oferecer infra-estrutura adequada e condições que propiciem o seu desenvolvimento, e também a disponibilidade das matérias-primas básicas (gordura de origem animal e/ou vegetal), de água, de mercado local para o produto e os aspectos relacionados à disposição dos rejeitos, por ser a indústria considerada poluente.

O gargalo de produção nada mais é que  o recurso, máquina, equipamento ou centro de trabalho mais sobrecarregado de uma indústria, então para aumentar a produtividade e a capacidade produtiva da indústria, é necessário  trabalhar para reduzir ou eliminar os gargalos que restringem a produção e consequentemente as vendas. No caso da Usina Nova Saponaria é  a parte manutenção de componentes avariados durante os processos de setup ou manufatura, essas paradas de máquina atrapalham e atrasam a produção provavelmente afetando os prazos de entrega.

Para resolver a situação dos pedidos  é necessário organizar orçamentos e pedidos de vendas e ter agilidade na hora de responder os clientes interessados em  comprar os produtos. Anotar todos os seus pedidos de vendas, colocar a data certinha, o conteúdo do pedido e o nome do cliente, também pode ser interessante anotar os detalhes do trabalho. Quanto mais informações colocar nas anotações do pedido, melhor será para a empresa no futuro, já que, com esses dados, é possível se planejar e conhecer cada vez melhor os clientes.

Ao organizar os pedidos de vendas, é importante também registrar todos os recebimentos. Assim fica muito mais fácil saber quem já e quais são os clientes que ainda devem ser cobrados. Isso é essencial para manter o fluxo de caixa em dia e as finanças da empresa saudáveis

Os setups ocorrem em praticamente todos os equipamentos industriais e são necessários para que uma máquina produza artigos diferentes. O maior motivo para o longo tempo de setup é, geralmente, a realização de atividades que poderiam ser feitas no período externo durante o tempo em que há paralisação da operação. Porém, há atividades que devem necessariamente ser executadas durante o setup interno, portanto devem ser otimizadas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31.7 Kb)   pdf (123.2 Kb)   docx (24.8 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com