TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Segmentação de Mercado 5 forças de Porter

Por:   •  18/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.422 Palavras (6 Páginas)  •  362 Visualizações

Página 1 de 6

Segmentação de Mercado

        Segmentação de mercado ocorre quando uma empresa escolhe dividir seu público-alvo em diferentes áreas ou até mesmo selecionar determinado público, excluindo outros, para melhor compreensão e eficiência no diagnóstico de suas necessidades e comportamento.

Quais são seus benefícios?

        Se feita corretamente a segmentação de mercado pode trazer muitos benefícios, como por exemplo um trabalho de marketing mais eficiente (propagandas e promoções e em quais meios de comunicação estes se mostrarão mais eficientes), que permite a maior eficiência dentre a concorrência em um segmento especifico. Também permite que a empresa avalie sua posição na concorrência do mercado, assim como sua reputação entre os consumidores.

        “Segmentação de mercado é o processo de dividir um mercado em grupos de compradores potenciais com necessidades, desejos, percepções de valor ou comportamentos de compras semelhantes. ” (Churchill Jr. E Peter).

        Para que isso ocorra à empresa deve analisar o comportamento do seu cliente potencial. Identificando os desejos, como ele compra.  Benefícios da Segmentação e você direcionar o seu produto final para satisfação do seu cliente.  

        Os consumidores querem sempre obter o máximo de benefícios na compra de um determinado produto. Mas a cada compra tem uma importância diferente para tal consumidor, sendo assim cada produto tem que ser apresentado de uma forma diferente, com um apelo especial.

Variáveis de Segmentação

Geográfica

        “É aquela que propõe dividir o mercado em unidades geográficas diferentes. A empresa pode operar em uma, algumas ou todas as regiões, mas sempre observando as diferenças de cada uma delas. Operando de maneira distinta. ”

        Segmentação geográfica é a divisão dá comercialização de seus produtos conforme as necessidades de cada região, estado, cidade ou bairro. É muito importante porque os hábitos de consumo de cada lugar são diferentes do outro, e justifica as vezes até as políticas de preços que se diferenciam conforme cada lugar, pois cada ambiente tem as suas características e hábitos particulares.

Demográfica

        “Na segmentação demográfica, o mercado é dividido em grupos de variáveis básicas, como idade, tamanho dá família, ciclo de vida dá Família, sexo, renda, ocupação, grau de instrução, religião, raça, geração, nacionalidade e classe social”.

        A segmentação demográfica e o meio mais utilizado para diferenciar os grupos de clientes, e saber como deverão agir para atingir cada um deles. Como por exemplo:

        Sexo: Sabemos que homens e mulheres têm necessidades e características diferentes então, devemos oferece-los os produtos que mais formam seu perfil, ou seja, os que mais se adaptam as suas necessidades.

        (Vamos imaginar que em uma loja de cosméticos tem uma quantidade de produtos com a demanda maior para o p/úblico feminino, e outros produtos que a demanda é maior para o público masculino, devemos fazer uma análise de quais são esses produtos e oferece-los conforme as necessidades de cada pessoa).

        Idade e ciclo de vida: É quando os comerciantes fazem os seus produtos para atingir um determinado grupo conforme a sua idade.

        Fase de vida: São um grupo que estão passando por uma fase na vida, seja um divórcio, por um segundo casamento, pessoas que querem comprar uma casa nova, que estão cuidando de pais idosos, ou de um outro parente. Essas fases da vida, dão a oportunidade para que as empresas visam o problema e tentam vender seus produtos de acordo com as preocupações dos individuos.

        Renda: É uma segmentação bastante utilizada, pois os comerciantes entam atingir pessoas que tem a renda mais alta, porque é claro que sua compra será maior e o lucro também.

        Geração: É quando os comerciantes separam os grupos por época em que as pessoas foram criadas, é onde os profissionais de marketing fazem propagandas da época de cada um. E tentam assim atrair todos os tipos de gerações, e vender seus produtos.

Psicográfica

        Este tipo de segmentação de mercado é o que define o estilo do público alvo, ele diz para quem será idealizado o produto, podendo ser pela classe social (um produto simples e barato para quem quer economizar, ou um produto sofisticado, com tecnologias, designe e imponência), pelo estilo de vida (pessoas mais ligadas a natureza, produtos naturais, sem emissão de poluentes na fabricação, ou pessoas que estão sempre ligadas a avanços tanto tecnológicos quanto da moda, que se importam com a aparência do produto que usam), ou por personalidade (um produto que seja simples, sem muitas cores e nada arrojado, conservador, ou um produto que seja chamativo, tenha mais cores, seja maior, atraia mais atenção).

Tipos de Gerações: 

[pic 1]

        

        Classe social: É quando as empresas separam seus produtos para atingir somente determinado tipo de pessoas conforme o ambiente em que vivem e pela sua estrutura de vida. Como por exemplo:

        (As empresas de carros de luxo suas lojas são em bairros mais nobres, onde eles conseguem atingir seu público alvo, e assim vender mais seus carros por preços que sejam altos para alguém de classe média).  

        Portanto é essencial entender essas diferenças, que é fundamental para a estratégia de negócio de uma empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)   pdf (117.7 Kb)   docx (44.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com