TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Seminario tematico atividade 02

Por:   •  10/7/2017  •  Seminário  •  424 Palavras (2 Páginas)  •  227 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI

  GRAZIELA RAMOS DE OLIVEIRA

Resumo Expandido

Trabalho para obtenção de média parcial na

disciplina de Seminário Temático lll sob a

orientação da professora Grazielle Sucupira.

                                     

Taiobeiras-MG

2016

Análise dos Conselhos Municipais

O seguinte resumo tem como objetivo abordar vários aspectos relacionados ao trabalho realizado sobre análise dos conselhos municipais, do município de Taiobeiras. Ressaltando o ambiente de trabalho de cada conselho, infraestrutura, recurso disponível, a realização das atividades e se está ocorrendo-as politicas públicas propostas na área da saúde, educação e assistência social.

O conselho municipal é canal efetivo de participação, que permite a sociedade participar e conhecer de perto as politicas públicas que serão aplicadas, sendo assim uma forma de fiscalizar e reivindicar seus direitos, proporcionando aos conselhos oportunidade de elaborar e planejar programas que favorecem a demanda e a necessidade da população local.

Para Campos (2001 p. 13) a cidadania significa o “conjunto e a conjugação de direitos civis, sociais e políticos assegurados aos membros de uma determinada sociedade. Tais direitos adquirem efetividade através do exercício das liberdades individuais, da participação política e do acesso a bens de consumo e à proteção social pública”.

Ao analisar os conselhos municipais percebe-se que a sociedade civil e o poder público estão mais ativos nos conselhos, mantendo - se informados e participando das reuniões, mesmo assim percebe-se que os gestores que estão à frente dos conselhos não tem uma capacitação adequada para da informação, não possui um ambiente de trabalho propício.

Um exemplo desta situação ocorre no setor de informação aos cidadãos, ao pedir mais informações sobre os conselhos municipais os gestores não sabiam dar as informações corretas, sempre mandava procurar outro departamento ou servidores públicos para responde às questões que precisávamos saber em relação à análise dos conselhos, é clara a falta de informação e capacitação por parte dos conselheiros e sua equipe quando se trata de dar informações na sua área.

[pic 2]

Diante das informações citadas pode-se perceber que deve contar com mais profissionais capacitados nos conselhos, na realização de atividades e atendimentos, para que os conselheiros executem seus projetos com eficiência e os cidadãos fiquem satisfeitos com os resultados almejados. Sendo necessário o órgão responsável á dar suporte aos conselhos propor novas diretrizes a fim de atingir melhores resultados.

Referências Bibliográficas

 Site da Prefeitura Municipal de TAIOBEIRAS-MG. Disponível em: <http://www.taiobeiras.mg.gov.br/sis2009/index.php>. Acesso em: 29 de Maio. 2016.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (181.7 Kb)   docx (70.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com