TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SEMINÁRIO TEMÁTICO PRESENCIAL X ÉTICA/APRESENTAÇÃO DE ATIVIDADES

Por:   •  16/1/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.086 Palavras (5 Páginas)  •  284 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ

CENTRO DE EDUCAÇÃO ABERTA E A DISTÂNCIA

BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO

SEMINÁRIO TEMÁTICO PRESENCIAL X  ÉTICA/APRESENTAÇÃO DE ATIVIDADES

 

Jacqueline Albino da Rocha

Maria do Carmo da Silva Araujo

PIRACURUCA/PI

2016

INTRODUÇÃO

O código de conduta ética é um mecanismo de suma importância que as empresas utilizam para a realização da visão, missão e seus valores, além de suas normas de conduta que os funcionários irão desempenhar. Cada empresa possui características próprias, e por isso cabe a elas elaborar o seu próprio código de conduta ética de modo a expressar a sua cultura. É necessário que a empresa desenvolva um conteúdo de clareza e objetividade, facilitando a compreensão de todos . Com isso a empresa visa fortalecer a imagem da organização interagindo com público e agregando valor a ela.

Sua importância na empresa vem desde a transparência nos negócios realizados até o feedback entre empresa e funcionários, melhorando as relações internas e externas, incentivando o desenvolvimento dos negócios, contribuindo para construção de uma sociedade mais justa e sustentável, além de aumentar a motivação dos colaboradores em cumprir a missão empresarial, e consequentemente reduzir recisões, processos trabalhistas e custos com processos por desvio de conduta.

PRINCÍPIOS ÉTICOS

Existem vários princípios vigentes a serem seguidos dentro de uma empresa, a conduta legal e ética é o sustentáculo dos valores da empresa, o Código de Ética e Princípios de Negócios é fundamental para a cultura de desempenho com integridade moral. Os artigos do Código refletem os valores da empresa e reafirmam o compromisso com os melhores padrões de integridade moral e de ética na condução de  negócios. Alguns dos princípios vigentes nas empresas são:

Relacionamento e respeito entre pessoas, onde os colaboradores devem manter uma postura de respeito com os demais, mantendo assim um clima organizacional para que haja condições necessárias para executar suas tarefas. Desenvolvendo uma cultura de respeito entre todos os colaboradores da organização será possível obter uma maior satisfação no desempenho de cada um daqueles que contribuem para o desenvolvimento da empresa.

O relacionamento interpessoal não pode depender apenas de um colaborador, visto que, a organização é formado por um conjunto de pessoas, com personalidades diferentes  e que nem sempre estarão dispostas a apoiarem nossas ideias. Independente da situação deve sempre agir com profissionalismo, buscando sempre o entendimento, agindo com cautela e educação, não importando quem esteja envolvido, o importante é a maneira de como se portam no ambiente de trabalho.

Transparência, na organização deve começar pelos gestores e chegar até os colaboradores. A empresa não pode em hipótese nenhuma omitir ou esconder informações e dados importantes, referentes ao ambiente organizacional.

Uma empresa que é transparente ao divulgar o seu trabalho transmite confiança, com essa qualidade há a possibilidade de que as atividades sejam desenvolvidas com eficiência e eficácia. A transparência é fundamental para a sobrevivência da organização, já que a mesma está ligada com a imagem da empresa.

Responsabilidade social, a busca pela consolidação de uma imagem socialmente responsável faz com que o meio empresarial busque formas de melhorar seu relacionamento com o meio ambiente e a com a sociedade. É uma exigência básica à atitude e ao comportamento ético, através de práticas que demonstrem que a empresa está comprometida com a sociedade e com o meio ambiente, garantindo assim a sua preservação. Mas a responsabilidade social vai muito além como: o cumprimento das obrigações trabalhistas, tributárias e socias. Além de questionar a adoção e a difusão de valores, condutas e procedimentos que estimulem o contínuo aperfeiçoamento dos processos organizacionais.

Relações trabalhistas, referem-se ao relacionamento entre os colaboradores, sindicatos que os representam e a organização. Tais relações são de responsabilidade dos sindicatos, que devem sempre mantê-las em clima organizacional sadio. Os sindicatos são quem representam os trabalhadores, diante de um conflito entre colaborador e empresa o sindicato entre em ação, para garantir que tal conflito não prejudique o funcionário. Os conflitos entre as pessoas e as organizações são gerados por condições antecedentes (como a diferenciação de atividades) que, quando somadas a condições desencadeantes (como a contradição nas metas e objetivos estabelecidos, e da oportunidade de interferência), produzem o comportamento de conflito, que exige uma resolução a fim de evitar sequelas. O conflito pode ter resultados construtivos e destrutivos. Os conflitos trabalhistas são aqueles que envolvem organizações e sindicatos que representam os colaboradores. Sua resolução é feita por meio de convenções coletivas ou acordos coletivos de trabalho, estabelecidos nas negociações coletivas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)   pdf (149.2 Kb)   docx (27.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com