TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Seminário O Impacto da Gestão de Custos nas Organizações

Por:   •  10/5/2023  •  Trabalho acadêmico  •  698 Palavras (3 Páginas)  •  49 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

Carmem Tamara Pereira Porn¹

Francine Fagundes de Souza¹

Paola Almeida Nascente¹

Pablo²

  1. INTRODUÇÃO

Este trabalho irá abordar o tema referente ao impacto da gestão de custos nas empresas, e nele vamos relatar os principais benefícios de uma gestão de custos, tais como a redução de gastos desnecessários ou excessivos, a precificação correta dos produtos e etc. Pois uma vez que os gastos são listados e monitorados se torna mais fácil o controle dos recursos e onde serão aplicados e se realmente estão gerando retorno para a empresa.

  1. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

A Contabilidade de Custos teve sua origem na Era Mercantilista, no século XVIII, e sua fonte principal de dados é a Contabilidade Financeira, seu objetivo inicial era apenas medir os estoques e o resultado e não a gestão empresarial. A gestão de custos é responsável pelo mapeamento e controle de todas as despesas que afetam, direta ou indiretamente o funcionamento da empresa.

O gerenciamento de custos é uma das partes mais importantes de uma empresa, é ele que controla os gastos e investimentos necessários para realização de suas atividades, e que se mantenha a saúde financeira da organização. Essa gestão auxilia os administradores no processo decisório, traz benefícios como a redução de gastos desnecessários e excessivos, desperdício de materiais e tarefas sem valor agregado.

Custos ou despesas são todos os recursos utilizados a favor de oferecer serviços, pagar colaboradores, manter uma estrutura seja física ou virtual. Essas despesas englobam custos administrativos, recursos humanos, de produção, manutenção, fornecedores e outros.

No ambiente competitivo em que as empresas estão inseridas atualmente torna-se indispensável uma gestão estratégica de custos, com o objetivo de manter-se competitiva no mercado.      

     

“A boa gestão de custos tem seu grande objetivo na maximização dos lucros, cuja eficácia mais contundente é a conquista natural da liderança em custos. É esta a estratégia competitiva principal para levar uma empresa a conquistar mais fatias e permanência assegurada no mercado..” (POMPERMAYER, 2002, p. 52).

A gestão de custos tem como foco direcionar o planejamento estratégico dentro da organização, visando alcançar os objetivos e metas preestabelecidas, possibilitando assim definir qual o melhor caminho a ser seguido.

A empresa pode implementar no seu ambiente operacional com o uso de softwares e ferramentas de processos adequadas um sistema de gestão para o controle dos componentes que integram seus produtos, melhoria na qualidade dos processos de produção e alocação de recursos com mais eficiência, facilitando assim a visualização de seus recursos.

[pic 2]

A gestão de custos se realizada de forma inadequada interfere diretamente nos resultados, podendo acarretar na queda da produtividade e do faturamento, causando prejuízos em curto ou longo prazo. Por outro lado, uma gestão de custos adequada permite estipular preços com margens de lucros maiores.

As organizações tem como objetivo a lucratividade, tornando-se essencial determinar com precisão seus preços de venda de forma mais assertiva e lucrativa. Visando a importância de ter preços compatíveis com o mercado. A formação desse preço pode ser calculado pela apuração do custo mais outros custos e despesas resultantes das vendas.

Yanase, João (2018), diz que para que os gestores façam uma boa administração de acordo com a receita e os custos, é essencial que seja feita a apuração de seu custo, independentemente do tipo de formação do preço de venda.

Figura 01 – Finalidades e abrangência do custo na atividade empresarial.

[pic 3]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (199.7 Kb)   docx (102.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com